Meios de Pagamento para Loja Virtual: O Que Saber Antes de Fazer a Escolha
Como Divulgar Uma Loja Virtual

Saiba Tudo Sobre Loja Virtual Mobile

Publicado em: • Última Atualização:

Você por acaso tem noção de que o m-commerce tem crescido 300% mais rápido que o comércio eletrônico comum? E o sucesso não para por aí! Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão de faturamento desse mercado em 2016 é de 57,2 milhões de reais. Nada mal, não concorda? Pois esse êxito vem impulsionado pelo enorme aumento no número de usuários de dispositivos mobile não só no Brasil, mas mundo afora. Mas espere um minutinho: você sabe o que é m-commerce? Que tal começarmos por aí para que, no fim deste post, já consiga entender por que deve investir nessa tendência? Acompanhe!

O que é m-commerce?

O e-commerce tradicional é aquele pensado para que o usuário acesse o site via desktop ou notebook. Já o m-commerce ou mobile commerce é a modalidade de compra e venda que ocorre por meio de dispositivos móveis — smartphones ou tablets. E essa tendência vem crescendo pela também crescente facilidade de as pessoas terem acesso à internet por meio desses dispositivos, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além de agilizar o acesso do consumidor a diversas lojas on-line, o m-commerce ainda proporciona uma experiência de compra única. Já pensou que, nesse caso, o usuário pode estar dentro da loja física, vendo o produto ao vivo, ao mesmo tempo em que compara condições e características virtualmente? Assim, pode muito bem preferir comprar do e-commerce, acessando-o via smartphone ou tablet. Por essas e outras é que o mobile commerce é indispensável para quem pensa em ser omnichannel.

Quais os benefícios do m-commerce?

Depois de entender o que é m-commerce, nada mais natural que ficar curioso sobre suas vantagens, não é mesmo? Afinal, trata-se de mais um investimento a ser feito para o sucesso do seu negócio. Então fique atento:

Disponibilidade integral

Se o e-commerce tradicional já trouxe muitas vantagens para o consumidor on-line, o m-commerce chegou para aumentar ainda mais o rol de facilidades. Com um dispositivo móvel em mãos, qualquer pessoa pode realizar uma compra on-line, seja no trajeto de casa para o trabalho, dentro da condução, no meio da madrugada, quanto está na balada, e até mesmo na areia da praia, curtindo as férias! Isso significa mais oportunidades de vendas para seu comércio, independentemente de ele ser somente virtual ou não.

Maior interatividade

As opções de canais de atendimento aos consumidores não para de crescer. E quem está atento a essa tendência sabe muito bem da importância de estar presente nos principais meios de comunicação disponíveis na internet. Aí entram chats, redes sociais e ferramentas de mensagens instantâneas, dentre outros recursos. Mas nada supera um canal de comunicação exclusivo! E o m-commerce proporciona mais essa facilidade. Ao desenvolver um aplicativo mobile exclusivo, ganha-se de brinde a chance de estar sempre próximo dos consumidores, conhecendo seus hábitos de compra e seu comportamento em dispositivos mobile. Com essa base de dados fica mais fácil desenvolver estratégias mais assertivas.

Atendimento personalizado

A lógica funciona assim: conforme a variedade de produtos, serviços e fornecedores cresce, os consumidores se tornam mais exigentes em relação ao atendimento. Isso quer dizer que é cada vez mais necessário conhecer seus clientes a fundo, usando esse conhecimento para tratá-los como únicos.

Nesse sentido, o m-commerce ajuda a proporcionar tal personalização, uma vez que todo o histórico de interações dos clientes com a loja virtual é registrado. Torna-se possível, assim, coletar informações sobre preferências, produtos visualizados, listas de desejos e outras características que possam ajudar na construção de um relacionamento de longo prazo. O simples fato de chamar o cliente pelo nome, sugerir produtos semelhantes aos que ele vem procurando e conceder vantagens focadas em seu perfil de compras faz com que sua jornada se torne muito mais interessante. Com isso, conquista um admirador!

Como ter sucesso no m-commerce?

Assim que a tecnologia dos smartphones permitiu o acesso a sites e aplicativos, muitos lojistas pensaram que as vendas aconteceriam naturalmente, sem que fosse necessário mudar nada em seus portais. Mas a verdade é que o ambiente mobile exige sim alguns cuidados diferenciados para proporcionar aos usuários uma experiência de compra excelente. Confira quais são eles:

Layout responsivo

Interagir com um site em uma tela de 15 polegadas e em uma tela de 4 polegadas é bem diferente. Assim, para que as informações sejam compreendidas na tela do smartphone ou do tablet, é preciso reestruturá-las de forma que o usuário consiga ler o conteúdo, visualizar as imagens e, claro, acionar botões e menus sem complicação. Para tanto, é preciso transformar o e-commerce em um site responsivo, isto é, adaptável a qualquer tamanho de tela. Ao adotar esse layout, os elementos do site se alteram para proporcionar um design visualmente atrativo e de interação simples, facilitando a navegação e a compra.

Integração total

Outro fator essencial para o sucesso do m-commerce é que ele esteja integrado tanto com sua loja virtual tradicional quanto com sua loja física — se for o caso. Assim, todas as informações que circulam em uma plataforma devem poder ser acessadas nas demais para possibilitar aquele atendimento personalizado sobre o qual acabamos de falar.

Ter um CRM que controle tais informações juntamente com uma ferramenta de automação de marketing que facilite o relacionamento com o cliente pode ajudar a otimizar o dia a dia e proporcionar uma jornada de compra única aos clientes. Além disso, promover a integração da plataforma de m-commerce com as principais redes sociais usadas pelo público contribui para a visibilidade do negócio. Afinal, uma compra bem-sucedida sempre é comentada e compartilhada nesses canais de comunicação.

Pagamentos móveis

Acredite: a diversidade de formas de pagamento é um fator que impacta diretamente o volume de vendas de qualquer loja virtual. É simples: quanto mais opções o usuário tem, maiores são as chances de comprar. Nesse sentido, vale acompanhar as tendências de pagamentos on-line, fornecendo o que há de melhor nesse quesito. O aparecimento das carteiras digitais (como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay), além dos intermediadores de pagamentos (como PayPal e PagSeguro) dão ao mobile commerce ainda mais impulso para as vendas, garantindo segurança para os dados dos clientes e menos trabalho para o comerciante, que não tem que fazer a validação dos dados por conta própria.

Agora nos conte aqui se anda interessado em outras tendências de mercado além do m-commerce? Conheça algumas delas neste post!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba Tudo Sobre Loja Virtual Mobile
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *