Como montar o próprio negócio e trabalhar nas horas vagas em casa?
Cross docking: saiba o que é e como implementá-lo

As principais diferenças entre loja virtual e marketplace

Publicado em: • Última Atualização:

Muitos empreendedores ao começar seu negócio online se deparam com duas vertentes, os marketplaces e as lojas virtuais, estes dois canais contém o mesmo intuito que é o de fazer transações online, porém existem grandes diferenças que devem ser consideradas na hora de elaborar suas estratégias.

E para ajudá-lo, a entender melhor como esses dois canais funcionam, listei nesse artigo as principais diferenças em suas estratégias.

O intuito desse artigo é ajudar diferentes perfis de lojistas a alcançar um bom resultado no e-commerce. Ficou interessado? Então confira agora!

Visibilidade na Loja virtual!

Não basta ter uma excelente loja virtual, uma ótima logística e grande quantidade de produtos, é preciso aparecer e chamar a atenção de seus clientes, para isso é muito importante criar sua própria identidade.

A grande vantagem de ter uma loja virtual, é a opção de criar seu próprio layout, isso é importante pois gera identidade e uma familiarização do cliente com sua marca. Para isso vale conhecer muito bem o perfil do seu cliente, para melhor atender seus anseios e necessidades.

Visibilidade no marketplace.

Marketplaces em geral funcionam como grandes shoppings e já possuem um bom tráfego por si só. Aqui a preocupação não é criar uma identidade para sua loja, mas sim atrair atenção para seus produtos, o desafio é se destacar em meio de tantos outros produtos similares ou idênticos ao seu.

Procure criar títulos diretos e claros, coloque as principais informações do produto nele e faça com que o cliente encontre o que procura, apenas lendo seu anúncio. Capriche também na imagem dos produtos, elas são determinantes na decisão de compra.

Custo com divulgação (loja virtual)

Para uma loja virtual é muito importante investir em uma plataforma que seja preparada e otimizada para mecanismos de busca (SEO inglês), em um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das buscas na Internet.

Por isso, muitos empreendedores buscam por agências especializadas em otimizar seus rankings. Mas existem boa práticas que você pode aplicar para obter bons resultados no Google.

Nós da Escola de E-commerce convidamos o especialista em SEO Marcos Custódio para ensinar como alcançar o topo do maior mecanismo de busca do mundo. Clique aqui e confira esse webinar!

Custo com divulgação (Marketplace)

Custos com divulgação nos marketplaces tendem a ser mais baixos, com maior volume de acessos orgânicos, mas vale adotar boas práticas de SEO, para com o produto.

É necessário que você ranqueie seus produtos dentro do próprio marketplace, uma opção é pagar para obter uma maior visibilidade, onde normalmente será cobrado uma taxa em cima de cada produto vendido. Lembre-se de considerar as taxas ao calcular sua margem para não ter surpresas desagradáveis com sua rentabilidade.

Concorrência na loja virtual.

Como foi falado a identidade da loja virtual é o que fará diferença para se destacar em meio a seus concorrentes, por isso que é tão importante criar conteúdos em paralelo a seu negócio, seja vídeos, blogs, guias entre outros. Pois com eles você gera autoridade e mostra o quanto sua loja é envolvida com seu nicho de mercado.

Lembrando que esse conteúdo deve ser sempre de qualidade, seja ele um vídeo, um guia ou um texto em um blog. O algoritmo do Google “entende” quando um conteúdo é de qualidade ou não antes de dar a ele os melhores rankings.

Outro ponto é conhecer seus principais concorrentes, e para loja virtual o preço não é o único fator na decisão de compra. Você tem várias opções para encantar seu cliente como cartão fidelidade, cupons de desconto, e-mail marketing entre outros.

Concorrência no marketplace

No marketplace são muitas páginas oferecendo o mesmo produto, o transformando em uma imensa vitrine como de um shopping center, onde o foco é exclusivamente o produto, isso limita as estratégias de diferenciação, pois o que você pode oferecer seu vizinho também oferece.

O que pode ser uma saída nesse caso é oferecer um bom serviço que possa gerar um feedback positivo.

Os Marketplaces em geral, costuma ranquear os lojistas que melhor atende seus clientes, prazos de entrega é o principal fator que é avaliado. Por isso se atente aos prazos estipulados e procure cumprilos, caso contrario sua loja poderá ser penalizada com pontuações baixas e assim deixando de ranquear com as outras lojas.

Custos operacionais na loja virtual

Custos operacionais podem ser mais baixos que os do marketplace, mas tudo depende de como você vai montar sua loja virtual e de quanto você irá vender.

As plataformas de e-commerce costumam ser a casa própria para aqueles que vendem através da internet, isso por que o investimento aplicado na loja virtual gera mais retorno e sustentabilidade para o negócio online.

Existem plataformas de e-commerce que oferecem planos com valores fixos bem acessíveis.

O ideal é escolher uma plataforma que integre de forma simplificada os marketplaces com sua loja virtual. Isso irá ajudar e muito, pois você otimiza todo seu negocio em um só lugar.

Custos operacionais no Marketplace

As taxas em marketplaces podem chegar a 20% sobre o valor do produto, o que pode ser considerado um valor alto dependendo do que você for vender.

Lembre-se também que existem outras taxas a serem cobradas caso queira aumentar sua visibilidade ou praticar frete grátis em seus produtos, isso faz com que realmente impulsione suas vendas, porém pode reduzir brutalmente sua margem.

Quando a colocamos no papel todas as taxas cobradas pelos marketplaces, e comparamos com os custos de uma plataforma de e-commerce, observamos que a loja virtual garante um maior controle financeiro. Pois seus custos operacionais são fixos, que permite uma melhor precificação de seus produtos.

Estoque na loja virtual

Ao optar por esse modelo de venda você recebe os pedidos e precisa encaminhar ao cliente, é apenas uma frente de entrada e um único estoque para gerenciar, existem plataformas que são responsivas integradas ao sistema (ERP), que faz todo gerenciamento do estoque.

Estoque no marketplace

O marketplace possibilita estar em mais de um player, aumentando suas frentes de venda contudo você terá outros estoques para gerenciar, mas não se preocupe pois isso não é um problema.

Essa gestão pode ser bem simples caso você tenha um integrador, onde poderá acompanhar todos os resultados e gerenciar seu estoque em uma única plataforma. Ele permite inclusive a criação de regras que irão “dosando” a distribuição dos produtos por diferentes marketplaces.

Trabalhe sua loja virtual e marketplaces juntos.

Essa dobradinha pode gerar grandes resultados, então porque não integrá-los em um só sistema? Além de potencializar suas vendas você pode aproveitar as vantagens de ambos e utilizar suas multi estratégias em cada canal.

Os marketplaces se tornaram uma forma incrível de amplificar o alcance da sua loja virtual se apoiando na imagem e na confiança adquirida por e-commerces bem maiores.

Mas, para aproveitar realmente essa prática de mercado, você precisa de um sistema que te dê organização e controle sobre essas vendas fora do seu site.

Caso você integre esses dois canais, aconselho a procurar uma plataforma multicanal integrada, que proporcione seu gerenciamento de todas suas frentes de venda em um único painel, com isso você ganha mais tempo, e vende mais.

E ai, marketplace ou loja virtual? Ou porque não os dois, não é mesmo? A dica que dou para você é que pesquise a melhor opção para seu negocio e garanta seu sucesso.

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas sobre marketplaces e tráfego para loja virtual:

 

Gostou desse artigo e ficou interessado por mais notícias? Então não deixe de assinar nossa newsletter. Assim você receberá as novidades do nosso blog em primeira mão, diretamente na sua caixa de entrada!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

As principais diferenças entre loja virtual e marketplace
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *