Loja virtual e Mercado Livre: como é feita a integração?
Otimize a sua loja virtual para mobile: o seu cliente agradece!

Como montar uma loja virtual de material de construção?

Publicado em: • Última Atualização:

Com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, os negócios virtuais têm se expandido cada vez mais. Um dos grandes atrativos de comprar pela internet é a possibilidade de encontrar preços melhores do que nas lojas físicas e, consequentemente, economizar nas compras.

Nesse contexto, os materiais de construção ganharam espaço nas lojas online e passaram a atrair os consumidores devido às possibilidades de economia na hora de construir ou reformar. Além disso, para quem deseja investir nesse segmento, o cenário atual é positivo e o índice de sucesso é alto.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o mercado de lojas de materiais de construção é bastante sólido, cerca de 80% das lojas atuam no Brasil há mais de 10 anos, ou seja, já são consolidadas no setor, demonstrando solidez no negócio.

Mas, afinal, já pensou em vender material de construção online? Para saber como montar a sua loja, é necessário, assim como em qualquer negócio, realizar uma pesquisa de mercado, saber o valor do investimento e planejar-se. E, quando se trata de um e-commerce, isso não é diferente.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste artigo, como montar uma loja virtual de material de construção. Continue a leitura e confira!

Conheça o setor

Em primeiro plano, uma loja de material de construção é um negócio de natureza comercial, voltado para venda de insumos que serão usados em reformas e construção de engenharia civil. Esses materiais vão desde os mais básicos, como tijolos e cimento, até os de fino acabamento, como piso, tintas e luminárias.

A análise de mercado e a busca por informações sobre o setor é o primeiro passo para construir o seu e-commerce de materiais de construção. Faça um estudo aprofundado do público-alvo e das empresas concorrentes, como forma de criar um diferencial no mercado e ganhar destaque.

A Cassol Centerlar é um bom exemplo de empresa que alcançou sucesso nesse ramo, considerada a quinta maior no comércio varejista de materiais de construção no Brasil e líder no segmento na região Sul.

Cabe ressaltar que a loja virtual de materiais de construção ainda é pouco explorada pelos consumidores do segmento. Sendo assim, para que a sua empresa possa atingir o público de maneira mais ampla, é necessário a adoção de novos canais de venda que agreguem valor a essas empresas e, portanto, as torne mais competitivas.

Faça um bom planejamento

O investimento da loja virtual, na maioria das vezes, costuma ser bem inferior que o modelo convencional. No início, o seu principal gasto será com a criação do site e a compra de estoque.  Não se esqueça que, neste segmento, alguns produtos são vendidos apenas no atacado e, para isso, você precisará de uma boa aplicação.

Além de avaliar o investimento inicial, é importante considerar as variáveis que poderão surgir. É fundamental listar os produtos que pretende trabalhar e conhecer suas marcas para garantir um ganho viável. Conhecendo esses aspectos você saberá a qualidade dos produtos que revenderá, garantindo a satisfação dos consumidores e estabelecendo uma relação de confiança com os fornecedores.

A busca online dos consumidores por materiais de construção é feita de forma minuciosa. Eles costumam comparar lojas, analisar preços e, sobretudo, avaliar o frete. Por esse motivo, ofereça descontos para atrair mais clientes, mas sem comprometer os seus lucros. E, lembre-se, antes de estipular os valores dos seus produtos, busque conhecer os itens equivalentes nas lojas concorrentes.

Aspectos que precisam de atenção

Para alcançar sucesso com sua loja de material de construção, é essencial levar em consideração alguns fatores — necessários para o desempenho do negócio e o aumento das vendas. A seguir, confira alguns desses princípios de sucesso!

Plataforma

Ter um site atrativo é um dos principais pontos para conquistar clientes. Por isso, na hora de criar sua loja online de material de construção, busque um profissional que tenha conhecimentos técnicos.

Em relação à gestão dos produtos, mantenha-os organizados por categorias, adquira as fotos dos fabricantes, coloque os preços e realize, também, um controle rígido do estoque de mercadorias. Dessa forma, o site ficará bem organizado para os clientes.

Não se esqueça de elaborar uma boa política de venda, troca e devolução do produto. A falta de regulamentação, para o Procon, permite ao consumidor ganhar qualquer reclamação que possa envolver sua loja online. Por isso, é importante também valorizar o atendimento ao cliente, seja via e-mail, chat ou telefone.

Público-alvo

A abrangência do mercado é um ponto crucial a ser considerado, já que a internet possibilitou a expansão das vendas em diversas localidades. No entanto, quando se trata do comércio de materiais de construção, a tendência é que os compradores procurem por lojas físicas.

Nesse caso, para atrair um público maior e ter sucesso com as vendas, você deverá investir na divulgação da sua loja. Uma excelente alternativa são as redes sociais, que alcançam um número maior de pessoas por meio da publicação de conteúdo.

Outro aspecto importante diz respeito à definição do público-alvo da sua loja virtual, um diferencial no mercado. É essencial conhecê-los e saber quais as melhores maneiras de atraí-los. Para isso, realize pesquisas de mercado e ofereça os melhores preços e ofertas, de acordo com o perfil deles.

Logística para entrega

No quesito de entrega, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes, já que muitas ofertas são atrativas — até calcular o valor do frete. Esse custo, em muitos casos, pode deixar o produto bem mais caro.

De modo geral, as empresas virtuais recorrem aos serviços terceirizados, resultando na demora do prazo, assim como no risco de extravio ou danos nos produtos. Por isso, fique atento à entrega e aos serviços da transportadora.

Por fim, nota-se que, devido à expansão da tecnologia, esse tipo de mercado tornou-se atraente e viável para quem tem interesse em montar um e-commerce. Agora que você já sabe como montar uma loja virtual de material de construção, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das nossas atualizações?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como montar uma loja virtual de material de construção?
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *