Afinal, minha loja física se encaixa no digital?

Uma dúvida que surge entre os empreendedores que contam com uma loja física é: minha loja física se encaixa no digital? Essa […]

Uma dúvida que surge entre os empreendedores que contam com uma loja física é: minha loja física se encaixa no digital? Essa dúvida é bastante comum e a resposta para a maioria dos casos é: sim!

Contudo, existem desafios que devem ser superados para que um negócio digital desfrute dos diversos benefícios de empreender no mundo online. Logo, separamos este artigo para você saber como fazer a migração e qual a melhor maneira para isso. Não deixe de conferir nas próximas linhas. Boa leitura!

A importância do comércio online para lojas físicas

Muitas lojas físicas percebem ao longo do tempo a necessidade de começar a inovar e a aderir às tecnologias para otimizar os resultados do negócio. Integrar processos e abraçar as soluções tecnológicas otimizam a eficiência operacional do negócio em diferentes aspectos.

Os consumidores estão demandando cada vez mais das marcas que desejam se tornar mais competitivas. É preciso entregar mais valor para o cliente, bem como mais conveniência, opções para a tomada de decisão, facilidades para realizar compras, pagamentos e personalização no atendimento, além, claro, de variedade de produtos ofertados.

Logo, muitas empresas que atuam com loja física sentem cada vez mais a necessidade de migrar para um ambiente online e contar com as mais variadas vantagens que a modalidade apresenta para os consumidores e para o empreendedor.

Abrir uma loja online demanda menos investimento do que um negócio físico. Por isso, muitas lojas físicas procuram migrar ou aderir ao mundo online. Uma loja online não demanda por aluguel de espaço físico, móveis, equipamentos e contratação de diversos funcionários.

Por que ter uma loja virtual

Além das vantagens acima apresentadas, separamos alguns outros benefícios que uma loja online pode oferecer ao se agregar às lojas físicas. Confira algumas dessas vantagens nas linhas a seguir. Vamos lá!

Aumentar o alcance da empresa

Uma empresa que conta com uma loja física tende a limitar muito o acesso dos clientes que não estão na mesma região da loja. Contudo, um negócio digital pode se comunicar com potenciais clientes que se encontrem em qualquer região do país ou do mundo. A marca passa a ser conhecida por pessoas de lugares em que a loja física não poderia alcançar.

Alavancar as vendas

O aumento da visibilidade da marca traz como consequência o aumento das vendas nos pontos físicos e no meio digital. A marca passa a oferecer uma maior diversidade de opções de compra, já que é possível adquirir um produto pela internet ou presencialmente.

Com o aumento do alcance das estratégias de marketing, um potencial cliente pode conhecer a marca na internet e, se a loja física for na mesma região desse cliente, é possível que ele vá até ela para verificar a qualidade do produto oferecido.

Realizar vendas 24h

Com um ponto físico, é preciso contar com funcionários de vendas que atuam por escala e em horário comercial. Já no mundo online, o consumidor pode consultar um produto e realizar uma compra em qualquer horário do dia. Tudo isso sem a necessidade de mais contratação ou de horas extras de trabalho. Os canais digitais do negócio atuam como uma equipe de vendas eficiente e 24h disponível.

Elevar a escalabilidade

Para uma loja física, existe um limite de clientes que podem ser atendidos em um mesmo dia. Isso ocorre pelo tamanho da loja ou pelo número de vendedores disponíveis. Em vez de buscar por um novo espaço físico ou pelo aumento no número de vendedores, um empreendimento pode optar pelo e-commerce.

Com isso, ele contará com uma loja disponível em tempo integral e com capacidade de vendas ilimitada, podendo atender milhares de clientes por dia, além de divulgar aqueles produtos que não têm grande visibilidade na loja física.

Desafios do processo de transição

Como em todos os processos empresariais, a transição do mundo físico para o digital apresenta desafios que devem ser contornados e superados para alcançar o objetivo de montar uma loja online. Para que esse processo seja mais facilitado, separamos algumas dicas. Confira!

Gestão de estoque

A gestão do estoque é um desafio, já que todo o processo deve ser modificado. As tradicionais planilhas físicas e registros manuais devem ser substituídos por ferramentas e sistemas digitalizados.

A ideia é conseguir sincronizar os produtos ofertados digitalmente com os produtos disponíveis no estoque, tudo de maneira digital. A operação e a logística para isso, envolvem empresas diversas, bem como transportadoras e empreendimentos de entrega.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente deixa de ser feito de forma presencial. Logo, é preciso adaptar a comunicação para o mundo online. Logo, ferramentas como chat online e atendimento pelas redes sociais devem ser implementadas para que a comunicação seja feita levando em consideração as necessidades e as preferências do público-alvo.

Cultura organizacional

A mudança na cultura da organização é um dos maiores desafios para quem deseja migrar a loja física para a loja virtual. Transformar os costumes dos colaboradores e dos clientes da loja é uma dificuldade, já que a nova cultura deve ser digital. Além de adquirir novas ferramentas, é preciso educar e acostumar os envolvidos nos processos digitais.

Como começar uma loja online

Para quem já entendeu a importância de migrar uma loja física para um e-commerce, separamos algumas dicas para ajudar nesse processo transformador. A ideia é fazer essa evolução tecnológica e ainda manter a proximidade com os consumidores da marca. O cliente deve ser o centro do negócio e os colaboradores devem fazer parte de todo o processo. Veja algumas dicas abaixo.

Escolher uma boa plataforma

Uma boa plataforma é fundamental para o bom desenvolvimento do negócio online. A plataforma escolhida deve possibilitar a integração com um bom sistema de gestão empresarial. Essa integração apresenta diversas facilidades, como a possibilidade de um controle digitalizado do estoque, por exemplo.

Adaptar a estratégia de vendas

Ao migrar um negócio, pense em como será feita a nova estratégia de vendas. Afinal, o modelo tradicional já não vai surtir efeito, é preciso adaptar a forma de divulgação e captação de clientes, bem como as opções de pagamento e os sistemas de entrega dos produtos comercializados.

Escolher parceiros de logística

Quando falamos de loja online, alguns processos devem ser automatizados e modernizados. O recebimento de um determinado pedido, a separação no estoque, a forma como será embalado e a entrega ao cliente nem sempre serão atividades desempenhadas pela marca. A embalagem pode ser feita por uma empresa, já a entrega pode ser feita por outra etc.

Portanto, selecione parceiros que ajudem a sua marca a realizar a venda e a entrega com qualidade e eficiência. Realize pesquisas e busque contar com mais de um parceiro, já que imprevistos podem acontecer.

As empresas que buscam pela integração entre a loja física e a loja digital encontram dificuldades e desafios que devem ser superados. Alterar a cultura da organização, gerir um estoque digital e mudar a forma de comunicação da empresa são alguns desses desafios.

Contudo, as vantagens tendem a superá-los, afinal, uma loja virtual pode alcançar mais clientes, alavancar as vendas, atender 24h e se tornar mais escalonável. Portanto, encontre a plataforma certa, faça a adaptação para vendas online e encontre os parceiros de logística ideias.

Para saber mais sobre o e-commerce e entender de forma mais aprofundada os motivos de contar com uma loja online, não deixe de conferir nosso artigo sobre o assunto agora mesmo!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário