Revenda de cosméticos online: saiba por onde começar
Nome para loja virtual: 7 passos para definir estrategicamente

Loja de quadros decorativos: saiba como se diferenciar no mercado

Publicado em: • Última Atualização:

Se você quer se tornar dono do próprio negócio e aumentar a sua renda, o comércio eletrônico segue em plena expansão. No último ano, o segmento de Decoração se destacou entre grandes categorias, como Moda e Cosméticos. Porém, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar de olho nas tendências para sair na frente dos concorrentes.

A definição do nicho é um ótimo passo para iniciar um projeto de vendas pela internet. Se você chegou até aqui, é porque um de seus interesses é montar uma loja de quadros decorativos, certo? Os quadros fazem muito sucesso por serem opções que cabem em todos os bolsos, atendem públicos diversificados e tornam os ambientes mais confortáveis e charmosos!

Começar um negócio na internet para quem não tem experiência pode parecer um pouco complicado. Por isso, confira a lista que preparamos com algumas etapas importantes!

Crie um plano de negócios

Agora que você já decidiu com qual segmento trabalhará, é hora de planejar os passos do seu negócio, ou seja, qual resultado deseja alcançar, quais serão as estratégias e as ferramentas utilizadas.

Os próximos tópicos serão de grande ajuda para orientar o seu planejamento. Porém, ainda será necessário determinar o quanto será gasto em seu projeto, quantas pessoas farão parte da sua equipe de vendas, quais treinamentos serão necessários, de que maneira o atendimento ao cliente funcionará, quais automações são imprescindíveis, quais soluções logísticas serão adotadas, dentre outros.

De forma geral, para que o seu plano seja mais efetivo, divida-o em categorias: financeiro, logística, marketing e comercial.

Escolha canais de venda

Se a sua ideia é crescer rápido com uma loja de quadros decorativos, é fundamental apostar em mais de um canal de venda. Por meio da plataforma de e-commerce, você consegue integrar diversos canais em um único sistema, realizando vendas no Facebook e no Instagram, por exemplo. Sem esquecer, é claro, dos marketplaces, como Mercado Livre, Lojas Americanas e muitos outros!

O marketplace é uma boa solução para expor seus quadros decorativos a milhares de usuários que acessam os sites das grandes varejistas diariamente. Você consegue fazer isso de maneira gratuita, pagando apenas uma comissão percentual sobre vendas concretizadas. Com poucos conhecimentos ou pouca verba para investir em marketing mais agressivo, o marketplace entrega o tráfego necessário para mostrar produtos e construir uma reputação para a sua loja, desde que você tenha estratégias bem definidas para fidelizar consumidores.

Defina o mix de produtos

Você já sabe que a sua meta é montar uma loja de quadros decorativos. Mas esse segmento conta, inclusive, com vários estilos e várias subcategorias específicas para geeks, seriados, artes abstratas, frases motivacionais, marcas de cerveja, carros, vintage, dentre outros. É fundamental pesquisar tendências e adaptá-las ao segmento!

Além disso, as tradicionais imagens para decorar ambientes podem vir em forma de quadros, placas metálicas, placas de madeira ou papéis de parede. Ter um bom mix de produtos pode ajudar muito a alcançar mais fatias de mercado.

Dentre os produtos associados você também poderá incluir peças como espelhos e molduras decoradas. Assim como os produtos personalizáveis, elas possibilitam que você crie uma relação lúdica com o consumidor. Ele pode adquirir uma moldura especial para criar seu próprio quadro ou encomendar uma imagem personalizada, que tal?

Decida estratégias de marketing

Se você conta com um orçamento inicial baixo, o recomendável é que mesmo assim não deixe de investir em mídias pagas. Sabia que, em alguns canais, é possível investir R$ 2 por dia para patrocinar os seus conteúdos? De qualquer maneira, é fundamental estar presente em redes sociais e buscar engajamento com o seu público-alvo.

O primeiro passo para montar uma loja de quadros decorativos com sucesso é investir em redes sociais como Instagram e Pinterest. Você, inclusive, pode usufruir da nova funcionalidade da rede social para vender produtos diretamente pelo canal.

Não esqueça as outras mídias! Estratégias de marketing podem contar com blogs, e-mail marketing, redes sociais, promoções etc.

Diferencie-se da concorrência

O mercado de e-commerce tende a ser muito mais competitivo do que as lojas físicas, já que a internet é um universo vasto. Aqui, o cliente consegue encontrar a maior variedade de preços e produtos. Para ajudar você a se diferenciar e fidelizar clientes, aí vão algumas dicas:

Tenha um posicionamento único

Como sua marca se posicionará diante dos clientes? Muitas pequenas e médias empresas demoram a encontrar um “lugar ao sol” no mercado por falta de posicionamento de marca. Se você está começando agora, pense em desenvolver um conceito que diferencie a sua empresa de outras.

Para que isso funcione, é preciso analisar toda a estrutura do negócio e saber qual é o grande diferencial competitivo que a sua loja entregará ao cliente. Esse diferencial deve ser a “marca registrada” da sua empresa frente aos concorrentes e ao público-alvo. Por isso, ele não deve constar apenas no papel! Qual é a sua proposta de valor para o cliente?

Conheça o usuário

Saber exatamente quem consome os seus produtos é um guia para relacionamentos futuros e tomadas de decisão. A maioria dos clientes no seu nicho são homens ou mulheres de qual faixa etária? Essas informações são extremamente importantes para orientar você sobre produto, atendimento, tom de voz da marca, campanhas, canais de divulgação, dentre outros! A essa altura, você já deve ter compreendido que uma empresa de sucesso é a que está no mesmo local que o seu público-alvo.

Já o conhecimento da persona pode ser um pouco mais complexo. Esse conceito representa o perfil do seu cliente ideal, baseado em pesquisas reais que serão de sua responsabilidade. Com uma noção de perfil em mãos, você será capaz de estreitar laços com os seus clientes, acertar em cheio nas estratégias de marketing e satisfazê-los cada vez mais!

Aposte em inovação

Fique ligado nas novidades! Se você terá uma loja de quadros decorativos, deve observar ao máximo as tendências em cultura e entretenimento para trazer produtos em primeira mão. Além de se diferenciar frente a concorrência, essa tática pode gerar oportunidades em reconhecimento de marca.

Neste post, você aprendeu a dar alguns passos para montar a sua loja de quadros decorativos e se diferenciar da concorrência no mercado. Se você deseja começar hoje mesmo, entre em contato com a gente!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Loja de quadros decorativos: saiba como se diferenciar no mercado
4.5 (90%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *