5 razões pelas quais você deveria abrir uma loja de peças automotivas

Trabalhar com o que gosta e tornar-se o próprio chefe é o sonho de muitos. Um dos primeiros passos desse objetivo é […]

Trabalhar com o que gosta e tornar-se o próprio chefe é o sonho de muitos. Um dos primeiros passos desse objetivo é a escolha do ramo de atuação, que é definido pelo produto que você quer vender. Nesse sentido, quem deseja abrir uma loja de peças automotivas tem a vantagem de conquistar clientes com rapidez, mesmo começando com pouco dinheiro.

Nos últimos anos, o ramo de autopeças cresceu no Brasil, principalmente quando falamos de comércio digital. Mas a paixão por carros, embora agregue um valor especial para o empreendimento, não é suficiente.

O empreendedor motivado a crescer precisa ter uma visão de negócio, definir seu público, acompanhar tendências e sempre buscar um diferencial em meio à grande concorrência. Dessa forma, é possível aproveitar as oportunidades desse mercado.

Tem interesse nesse assunto? Veja, a seguir, as principais razões pelas quais você deveria abrir uma loja de peças automotivas. Boa leitura!

1. Mercado promissor

Só em 2019, o faturamento do mercado de autopeças brasileiro cresceu em 5,6%, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Entre os fatores para esse crescimento, o instituto destaca os juros mais baixos, o aumento da confiança do consumidor e a crescente presença dos motoristas de aplicativos para viagens particulares.

Os números tendem a ficar cada vez melhores, já que as revendedoras de autopeças estão se voltando para o comércio eletrônico. Essa é uma tendência que cresce no mundo inteiro e agrega inúmeras vantagens, como a redução de custos com instalações e a facilidade no processo de compra e venda de produtos.

2. Necessidade de reparos a todo momento

As pessoas se locomovem com carros e motos o tempo todo. Segundo dados do Mapa da Motorização Individual no Brasil de 2019, entre 2008 e 2018, 41 milhões automóveis a mais começaram a percorrer as ruas do país. E a tendência é que esse número continue aumentando, tendo em vista a crescente predominância do estilo de vida urbano entre os brasileiros.

Quem compra um carro ou uma moto sabe que a necessidade de reparos e novas peças torna-se permanente. Acidentes e problemas técnicos acontecem e sempre demandam que o motorista recorra a uma loja de peças automotivas. Por isso, quando há gerenciamento efetivo e planejamento, é possível obter uma alta lucratividade nesse ramo.

3. Baixo investimento inicial

O investimento para iniciar uma loja de peças automotivas não é alto. Se você considera abrir uma loja no comércio eletrônico, os custos diminuem cada vez mais. Isso porque a escolha do imóvel não será um dos fatores principais para garantir o sucesso de vendas.

Para abrir uma loja física, é preciso considerar fatores como: localidade com fácil acesso, lugar para estacionamento, espaço interno para atendimento, banheiro para clientes, escritório administrativo, serviços básicos (luz, água, esgoto etc), sinal de telefone, vizinhança favorável à atração de clientes, risco de inundações e outros acidentes.

Imóveis que favorecem esses e outros fatores evidentemente custam mais caro. Para quem deseja atuar com um e-commerce, a situação é bem diferente. O ideal é que, pelo menos, a loja virtual tenha um espaço físico com acesso à carga e descarga de produtos.

Os custos mais extensos com instalações e infraestrutura são eliminados, e o foco do investimento inicial são as iniciativas que envolvem a otimização das estratégias de atração e fidelização dos clientes, além do aperfeiçoamento da experiência dos usuários no e-commerce.

Para quem pensa em abrir uma loja de peças automotivas, o e-commerce é a oportunidade de evitar a informalidade e construir uma autoridade no ramo.

4. Flexibilidade

O comércio eletrônico permite que você implemente diferentes estratégias de relacionamento com o público. No ramo de autopeças, por exemplo, é possível dedicar-se a um grupo mais amplo de potenciais clientes, com um portfólio de peças para vários modelos de carros e motos, ou focar em um grupo mais seleto, utilizando estratégias de vendas mais segmentadas.

Essa possibilidade faz com que as marcas sejam mais flexíveis. Sem falar que é uma vantagem que não exige alto custo, uma vez que a ampliação do foco sobre os clientes, demanda algumas mudanças no site e nos canais de vendas.

5. Variedade de produtos

A imensa variedade de produtos de peças automotivas é uma das vantagens desse ramo. Isso oferece a possibilidade de o lojista apostar em estratégias que focam em diferentes perfis de cliente, além de permitir que mais negócios se destaquem com um mix de produtos específicos.

Estamos falando de itens de conservação e limpeza, eletrônicos, equipamentos de ar condicionado, peças para a performance do motor e equipamentos de som e vídeo. Por exemplo, citamos: amortecedores, pastilhas de freio, baterias, farol, lâmpadas, pedais, escapamentos e filtros de ar.

Em um mundo hiperconectado, as interações pela internet para realizar transações financeiras vêm tornando-se regra em vários ramos, desafiando empreendedores a se adaptarem às novas ferramentas. Para o mercado de autopeças, os canais digitais têm sido úteis nas tarefas de atrair clientes e aumentar o número de vendas.

A experiência de compra, muitas vezes, tem início na loja virtual e finaliza na loja física, quando o cliente decide retirar seu produto. Nesse caso e na experiência totalmente digital, saber utilizar bem os canais digitais tornou-se um dos fatores de sucesso para as empresas que estão começando.

O e-commerce, que é o canal de atendimento central de uma empresa presente no universo digital, funciona em tempo integral, garante total segurança com baixo custo, consegue despertar o desejo de consumo com maior facilidade e permite atualizações em tempo real.

Por essa razão, a Tray Commerce assume o papel de oferecer toda a estrutura e o apoio para o empreendedor que está criando uma loja virtual, garantindo seu acesso a recursos de operação, canais de vendas e muito mais. Na Escola de E-commerce, você também pode aprofundar seus conhecimentos com conteúdos sobre gestão, marketing e vendas para e-commerce. Oferecemos ferramentas que você precisa para criar a sua loja de peças automotivas de maneira fácil e profissional.

Se essas informações foram relevantes para você, e para ficar por dentro de nossos assuntos, siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário