7 dicas de inbound marketing para aplicar no seu e-commerce
Cupom de desconto: quando e como oferecer para aumentar suas vendas?

Loja de artesanato e decoração: porque investir nesse mercado?

Publicado em: • Última Atualização:

Um trabalho milenar que consegue unir a realização pessoal com iniciativas sociais: esse é o artesanato, um modelo de produção não industrializada que serve como fonte de renda para milhões de brasileiros e movimenta bilhões na economia.

No entanto, mesmo com todos esses dados, o que pouca gente sabe é que muito empreendedor hoje já tem levado sua loja de artesanato e decoração para a internet em busca de ampliar os seus resultados. Um movimento que tem se mostrado ser cada dia mais lucrativo.

Quer entender mais sobre por que vale a pena investir nesse mercado? Então, confira o post!

Os números dos mercados de artesanato e decoração

Primeiro, é interessante entendermos o tamanho do mercado nacional de artesanato e decoração.

De acordo com os dados do IBGE, hoje o Brasil conta com mais de 10 milhões de artesãos responsáveis por movimentar cerca de R$ 50 bilhões na economia brasileira. São números bastante impressionantes, mas que podem ter uma interpretação ainda melhor quando entendemos que essa atividade também permite a valorização e a preservação de elementos típicos das culturas locais.

No entanto, será que o segmento de artesanato destinado à decoração também consegue espaço no mercado? Pois a resposta é: com certeza.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD) publicada pela revista EXAME, entre 2004 e 2014, o setor de decoração registrou um crescimento de quase 500%, chegando a faturar mais de 5 bilhões de reais só em 2013.

Motivos para investir em uma loja de artesanato e decoração

Bem, agora que você já viu os motivos que existem para apostar no mercado de artesanato e decoração, é hora de saber quais são os motivos de se investir em uma loja virtual desse segmento.

Amplas opções de venda

Mais presente em municípios pequenos do que em cidades grandes, o artesanato brasileiro sofre com a falta de entidades de classe e com o grande número de trabalhadores informais.

Esses pontos prejudicam a criação de estatísticas a respeito do setor e também o comércio dos produtos para outras áreas fora de onde são produzidos. Algo que pode ser revertido com ajuda de uma loja virtual.

Com o e-commerce, o artesão pode vender seus itens de decoração de forma simplificada pela web — tornando seu trabalho mais fácil de ser encontrado — e realizar a entrega por meio dos Correios ou parceiros — evitando, assim, os atravessadores do mercado.

Ainda vale dizer que, com boas plataformas de e-commerce, o empreendedor pode realizar suas vendas com um leque bastante amplo de opções de pagamento, como cartão de crédito e boleto. O que seria mais complicado de ser adotado no caso de uma loja física.

Valorização do mercado local

Lançado em 2015, o Movimento Compre do Pequeno Negócio, do SEBRAE, é um projeto que busca incentivar as pessoas a fazerem suas compras perto de casa, fortalecendo a economia do seu bairro e estimulando o crescimento de pequenos negócios em sua região.

Essa ideia do SEBRAE busca profissionalizar, no país, um movimento que já acontece em boa parte do mundo, no qual as pessoas têm voltado a valorizar mais o trabalho local e não industrializado.

Como o artesanato de decoração tem exatamente esse perfil, uma boa forma do empreendedor aproveitar do movimento é mostrando sua produção por meio de perfis em redes sociais, como Instagram, em que ele pode também publicar imagens da região onde atua, fazer check-ins na localidade e até marcar influenciadores regionais em suas postagens.

Aumento da procura por produtos de baixo impacto ambiental

De acordo com um relatório publicado em 2017 pela empresa especialista em pesquisa de mercado Opinion Box, as pessoas estão cada vez mais atentas à postura das marcas em relação às práticas sustentáveis.

Eis alguns números que demonstram essas mudanças de comportamento:

  • 42% dos consumidores se preocupam com as práticas sustentáveis adotadas pela empresa quando compram algo;
  • pelo menos metade das pessoas costumam dar preferência para marcas reconhecidas por cuidarem do meio ambiente;
  • 65% dos entrevistados deixariam de comprar produtos de uma empresa poluente.

Com tudo isso em mente, pelo fato dos artesãos criarem seus produtos de decoração com matéria prima orgânica e sem o uso de meios industriais, fica mais fácil surfar nessa onda verde do mercado.

A necessidade de mudança das pessoas

Várias pesquisas têm indicado uma crescente busca por mudança das pessoas devido ao dia a dia sempre corrido das cidades. E essa mudança pode acontecer em vários aspectos: social, mental, físico e até da rotina.

Especificamente esse caso da busca por uma mudança na rotina explica, em certo ponto, porque o mercado de decoração é um dos mais lucrativos, inclusive, em épocas de crise econômica. A ideia é que, como algumas transformações são mais difíceis do que outras, a da decoração da casa acaba sendo mais fácil e, por isso, bastante desejada.

Boa opção para quem busca uma renda extra

Por fim, mas não menos importante, é bom ter em mente que investir em uma loja de artesanato e decoração na web pode ser uma boa maneira de encontrar uma renda extra no final do mês.

Já mostramos por aqui como montar o próprio negócio e trabalhar nas horas vagas em casa. No entanto, não custa lembrar que escolher um nicho de mercado do seu interesse, montar um plano de marketing para o seu negócio e organizar sua rotina para não gerar um desgaste, podem ser pontos importantíssimos para fazer do seu e-commerce um baita sucesso, mesmo que acompanhado apenas no tempo livre.

Lembre-se de que, hoje, boa parte da sua clientela já pode estar online e comprando pela internet. Por isso, faz muito sentido que você esteja presente também nos meios digitais para atendê-la.

Como você pôde ver por aqui, criar uma loja de artesanato e decoração na web pode ser bastante lucrativo, interessante para a sua região e, até mesmo, prazeroso. Portanto, que tal profissionalizar a sua ideia e tira-la do papel com ajuda da internet?

Quer saber como montar o seu e-commerce de forma profissional? Então, entre agora em contato com a gente.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Loja de artesanato e decoração: porque investir nesse mercado?
5 (100%) 1 voto

One thought on “Loja de artesanato e decoração: porque investir nesse mercado?


  1. Verdades, muito bom, vivia de artesanato já no Brasil e agora morando na Europa em Portugal, quero abrir uma loja de artesanato mais ainda não foi possível, estou a mostrar meu trabalho pela Internet,sou apaixonada por Artesanato dez de criança.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *