Logística reversa dos Correios: o que é, quais os tipos e como escolher a melhor para o seu negócio!

A logística reversa é o processo responsável pelo gerenciamento do retorno ou devolução de produtos que ocorrem no pós-venda de uma empresa. Quando realizada corretamente, a prática traz diversos benefícios como: redução de custos e a destinação correta de resíduos.

A logística reversa dos Correios é parte fundamental do planejamento estratégico de um e-commerce.

Isso porque existem obrigações legais para com o consumidor no que diz respeito a devolução e trocas, e as empresas precisam se preocupar com a satisfação do cliente e com os impactos ambientais.

No entanto, esse ainda é um tema que pode gerar certa confusão entre os empreendedores online.

Contudo, o processo de logística reversa dos Correios é simplificado e qualquer loja online pode solicitar aos Correios e oferecer esse serviço indispensável no processo de vendas aos seus clientes.

Neste artigo, explicaremos o que é a logística reversa dos Correios e como ela pode ser aplicada na sua loja online. Não deixe de conferir!

O que é a logística reversa dos Correios

A logística reversa é uma estratégia empresarial que consiste em uma etapa fundamental para o planejamento de qualquer negócio.

Os Correios utilizam essa estratégia, pois é uma demanda referente à logística de entrega de produtos, serviço fundamental para que os e-commerces possam comercializar seus produtos.

A logística reversa é responsável pelo gerenciamento e operacionalização do retorno ou devolução de produtos após a venda ou o consumo.

Ou seja, sempre que determinado produto precisa ser devolvido, é preciso contar com um sistema lógico para que esse produto seja coletado e devolvido para a empresa que o comercializou.

A logística reversa também é um instrumento social e ecológico, que se responsabiliza pela coleta e descarte precisos de resíduos sólidos ao setor empresarial.

O objetivo é fazer com que esses objetos retornem à empresa para que sejam reaproveitados em seu ciclo produtivo ou para que sejam corretamente tratados ou descartados de maneira que não prejudiquem um ciclo social e ambiental.

Confira também: Consumo verde: o que é e como usá-lo a favor da sua loja?

No mundo do e-commerce, podemos dizer que a logística reversa é o percurso que um produto comercializado precisa fazer de volta dentro do processo de compras de uma loja virtual.

Logo, é o caminho que um produto adquirido faz da residência de um cliente para a loja online.

É fundamental lembrar que esse processo é uma parte indispensável no processo de vendas, já que após um produto ser vendido, existem etapas que devem ser acompanhadas para garantir um bom atendimento ao cliente — conhecido como pós-venda.

Com isso, a empresa online é diretamente responsável por possíveis problemas que possam existir após a compra.

Essa é uma etapa de extrema importância para garantir um bom atendimento ao cliente.

É um grande erro, os e-commerces que não se preocupam com essa etapa.

Não só pela imagem negativa que isso causa, mas também porque o código do consumidor prevê que produtos comprados podem ser devolvidos com um período estabelecido após a entrega.

Como os Correios fazem a logística reversa

O processo de devolução ou troca de um produto pelos Correios pode acontecer por motivos diversos.

Alguns desses motivos podem ser por desistência, reparo ou descarte de produtos.

Os Correios oferecem o serviço, também conhecido como Correios reverso, em que é permitido ao cliente enviar um produto de volta ao e-commerce sem que haja a necessidade de arcar com qualquer custo.

Ou seja, é um serviço gratuito oferecido ao consumidor.

Esse serviço é oferecido a qualquer loja virtual.

Para que esse serviço seja ativado, é preciso que o e-commerce tenha um CNPJ e um contrato com os Correios.

No entanto, para utilizar o serviço de Correios reverso, é preciso fazer uma solicitação, que pode ser realizada em qualquer dia e horário.

Para a solicitação, basta acessar a página de serviços dos Correios utilizando a senha e login cadastrados.

A empresa de envio de produtos oferece a possibilidade de realizar a logística reversa de duas maneiras: PAC reverso e SEDEX reverso. No caso do PAC reverso, o prazo de entrega costuma ser maior.

Ou seja, o produto não é entregue no prazo de 10 ou 12 horas após a postagem.

Para os casos de Correios reverso, na modalidade SEDEX reverso, é possível fazer a devolução de produtos e documentos utilizando o SEDEX 10.

Neste caso, a entrega é feita com um prazo de até 10 horas após a postagem.

Já com o SEDEX 12, os produtos serão entregues com até 12 horas após a postagem.

Nos dois casos, o envio pode ser feito em qualquer dia útil e aos sábados.

Quem utiliza esse serviço conta com um sistema de rastreamento completo e 3 tentativas de envio.

Principais tipos de logística reversa

Os Correios categorizam e oferecem quatro modalidades de logística reversa, que podem ser utilizadas de acordo com categorias e necessidades diferenciadas, sendo elas:

Logística Reversa Domiciliar, Logística Reversa Simultânea Domiciliar, Logística Reversa em Agência e Logística Reversa Simultânea em Agência.

Confira abaixo o que é quais são as principais características de cada uma dessas modalidades. Vamos lá!

Logística Reversa Domiciliar

Essa modalidade, exclusiva para clientes e e-commerce que possuem um contrato com os Correios, permite o processo reverso utilizando o PAC e o SEDEX, que podem ser realizados em dias úteis.

A coleta do produto, nessa modalidade, pode ser agendada e os Correios fazem duas tentativas de retirada do produto solicitado.

Essa modalidade é bastante vantajosa para o cliente porque os Correios se responsabilizam pela coleta e entrega dos produtos.

Ou seja, quando uma determinada compra é realizada e o produto não está de acordo com o solicitado, os Correios buscam esse produto em domicílio, levam ao centro de distribuição do e-commerce e mandam outro produto de volta à residência do cliente.

Tudo sem custos adicionais ao consumidor. Dessa maneira, a loja online garante que o produto correto será entregue, mesmo que contratempos ocorram.

Logística Reversa Simultânea Domiciliar

Essa modalidade de Correios reverso permite que a coleta seja feita no domicílio indicado pelo vendedor.

Pode contar com duas tentativas de retirada, e a coleta pode ser agendada para até 30 dias úteis após a efetividade do pedido e em dias úteis consecutivos.

Logística Reversa em Agência

Essa modalidade de logística acontece quando o consumidor tem que se dirigir até uma agência própria dos Correios ou a agências franqueadas.

Nesse caso, o vendedor fornece um código de postagem ao consumidor, que deve se dirigir às agências indicadas.

Contudo, se o produto devolvido contar com autorização de nova embalagem, será preciso contar com uma agência própria dos Correios, sem a possibilidade de contar com agências franqueadas.

Essa modalidade pode ser realizada com o SEDEX Hoje, SEDEX 12, SEDEX 10 e PAC.

Uma grande diferença dessa modalidade, como mencionado, é que após a autorização da troca por parte do e-commerce, o cliente deverá se dirigir até uma agência com o código disponibilizado pela loja online.

Confira também: Como funciona a devolução de produtos em um e-commerce?

Logística Reversa Simultânea em Agência

Nesse caso, acontece a troca simultânea do produto substituído.

Ou seja, o cliente entrega o produto devolvido e já faz a retirada simultânea do produto trocado.

Para isso, é preciso fazer o procedimento em uma loja própria dos Correios, sem a possiblidade de contar com uma agência franqueada.

A Logística Reversa Simultânea em Agência pode ser feita por meio SEDEX, SEDEX 10 e PAC.

Benefícios da logística reversa

Realizar o procedimento de logística reversa como política dentro dos e-commerces gera diferentes benefícios para qualquer e-commerce.

Afinal, essa é uma metodologia que corresponde a um sistema de devolução, recuperação ou descarte de produtos.

Assim, confere maior segurança, credibilidade e comprometimento social e ambiental.

Tudo isso gera uma melhor percepção competitiva da marca.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios de contar com o serviço de Correios reverso.

Custos reduzidos

Caso a empresa não contasse com a logística reversa, os produtos com algum defeito ou que foram trocados na hora da entrega se perderiam, sem a possibilidade de reparo ou de revenda.

Para mensurar essa economia, basta rastrear o custo total de cada produto e constatar se o valor está sendo recuperado com a revenda ou reciclagem.

Redução de desperdícios

Quando não existe a logística reversa, muitos itens acabam sendo descartados de maneira incorreta, aumentado os desperdícios e a quantidade de lixo não reaproveitado.

Com esse procedimento, é possível que a empresa identifique maneiras de reutilizar, revender ou reciclar um produto que seria destinado ao aterro sanitário.

Assim, reaproveitando, revendendo ou reciclando um produto que seria descartado, a empresa consegue aumentar a margem de lucro do negócio e ainda gera uma percepção positiva da marca.

Afinal, empresas que se preocupam com o descarte de seus resíduos tendem a conquistar maior credibilidade e muitos clientes estão preocupados com o acúmulo ou produção de resíduos sólidos.

Diminuição da pegada ambiental

Empresas que utilizam esse sistema tendem a diminuir a sua pegada ambiental, aumentar os esforços com a sustentabilidade e reduzir a carga dos ativos logísticos.

Com isso, os impactos ambientais produzidos pela empresa são minimizados e a marca pode divulgar o seu papel em assumir uma responsabilidade ambiental eficiente e otimizada.

A logística reversa dos Correios ajuda os e-commerces a desempenharem um importante papel econômico, social e ambiental.

Além disso, esse procedimento ajuda a melhorar o desempenho econômico do negócio e a conquistar melhores desempenhos na satisfação do cliente.

Portanto, entenda quais são as modalidades de logística reversa dos Correios, o que é necessário para que a sua marca esteja de acordo com a política de utilização desse serviço e faça com que os seus clientes saibam que a sua marca se preocupa com a satisfação do consumidor e com o meio ambiente.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário