Logística integrada: o que é e como fazer

O trabalho no e-commerce gira bastante em torno da experiência do cliente. Desde a escolha dos produtos a serem vendidos, os preços […]

O trabalho no e-commerce gira bastante em torno da experiência do cliente. Desde a escolha dos produtos a serem vendidos, os preços praticados, as embalagens e principalmente as opções, preços e formas de entrega. A experiência de compra está diretamente associada à logística, pois é bastante comum atrasos ou altos preços na entrega do produto. 

O que chamamos de logística integrada é um processo que cuida dos processos de logística, desde a separação do produto, embalagem até a entrega ao cliente, de maneira integrada. Ou seja, que exista uma interligação entre os setores, sempre tendo em foco resultados melhores para o cliente. 

Saiba mais sobre logística integrada e os benefícios para o seu e-commerce: 

Como funciona a logística integrada?

Na prática, a logística integrada é um processo de gestão que estimula as atividades e integra a cadeia do produto até a venda e entrega ao cliente. Isso faz com que o negócio tenha uma comunicação interna mais assertiva e aumente também a produtividade e as vendas. Para fazer o processo de logística integrada a melhor forma é através de um sistema de gestão ERP que unifica os setores da empresa e proporciona a logística integrada, desde estoque até a entrega. 

O processo unifica as áreas para garantir praticidade nas operações, e com o ERP, as informações de cadastro, estoque, venda, emissão de notas fiscais e boletos até a entrega ao cliente ficam automatizadas e integradas. 

A logística integrada também melhora a economia, já que faz o processo de vendas estar mais integrado com os produtos em estoque, evitando excessos ou faltas de mercadorias. Quando o estoque informa que determinado produto ou insumo está em falta, o setor de compras já analisa a necessidade e faz orçamento e pedido com os fornecedores. Assim como quando um produto é vendido em um canal de venda, ele já é automaticamente selecionado no estoque para separação, embalagem e entrega, tornando o recebimento do cliente mais ágil. 

Confira como funciona a logística integrada em 3 passos: 

  • Fluxo de materiais:
    É a base do estoque, para ter o controle de produtos a fim de evitar desperdícios. Também é preciso manter o controle de estoque, no mesmo ERP, para ficar de olho em prazos de vencimento ou manutenção, principalmente quando forem produtos perecíveis ou eletrônicos. 
  • Demandas:
    Fluxo de pedidos, venda, separação, embalagem e demais necessidades ainda dentro do estoque. Etiquetas e notas fiscais também já entram nesta etapa do processo. 
  • Entrega:
    A última e a mais crucial das etapas, a entrega precisa contar com opções variadas ao consumidor – entregas mais caras e expressas, e mais em conta, porém mais demoradas. Desta forma, a decisão do prazo de entrega fica por conta do cliente, e a chance dele ficar satisfeito com a compra é maior. Aqui cabe, sempre que possível fazer a entrega antes do prazo estimado e para isso, é preciso contar com bons parceiros de logística. 

Mesmo a logística sendo integrada através do sistema de gestão, é fundamental o negócio contar com planejamento de entrega e distribuição. Desta forma, é possível ter uma visão mais ampla do negócio e melhorar sempre mais o serviço. 

Principais benefícios da logística integrada para seu negócio: 

A logística integrada resulta em diversos benefícios ao negócio e ao cliente. Entre eles, destacamos: 

  • Agilidade;
  • Eficiência;
  • Integração da comunicação interna;
  • Controle do fluxo;
  • Praticidade ao gestor;
  • Melhor experiência ao comprador. 

O lojista acompanha o fluxo logístico através do sistema de gestão, que já relata o que foi vendido, o que está sendo separado, embalado e etiquetado no estoque e também o que já saiu para a entrega. 

Integrar as áreas do negócio é uma estratégia inteligente para quem quer ampliar o negócio, vender em mais canais sem perder a organização interna. Do ponto de vista do cliente, ele lembrará com maior facilidade do seu negócio na próxima compra se ele tiver uma entrega rápida.

O consumidor de e-commerce dispõe de tantas ofertas diariamente que é difícil permanecer fidelizado a um negócio que extraviou pedido, entregou o produto errado ou demorou muito para entregar a compra. 

ERP para logística integrada automatizada 

Assim como na logística, o ERP promove a integração de outras áreas, como a financeira, as automatizações aos marketplaces e outros canais de venda. É uma ferramenta aliada ao seu negócio, e faz sentido para os negócios do nosso tempo, que necessitam de agilidade para vender mais e melhor. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário