LinkedIn Stories: O que esperar desta nova funcionalidade?
Especulou, demorou, mas finalmente o recurso stories está disponível no LinkedIn. Não é de hoje que os usuários esperam esse recurso chegar […]
Especulou, demorou, mas finalmente o recurso stories está disponível no LinkedIn.
Não é de hoje que os usuários esperam esse recurso chegar na rede social, mas para a alegria de muitos, o Brasil será o primeiro país a testar a novidade. Os stories no LinkedIn começaram a ser liberados para os usuários no último dia 14, aceita os formatos fotos e vídeos de até 20 segundos.
Para começo de conversa, como podemos definir os stories?
Os stories são fotos ou vídeos de até 15 segundos (pode variar de acordo com a rede social), que ficam disponíveis durante 24h no perfil do usuário. Depois são apagados automaticamente (exceto para redes sociais que permitem deixar salvo),
De onde a ideia surgiu?
Os stories já estão entre nós desde a criação do Snapchat em 2011, mas começou a se popularizar depois do recurso ser adicionado ao Instagram. Pronto. Com o tempo, os stories passaram a ser mais visualizados do que os próprios conteúdos do feed.
Foi o suficiente para ele aparecer em outras redes sociais, hoje podemos encontrá-lo em: Facebook, WhatsApp, YouTube e até na Netflix, em um formato um pouco diferente.
Entretanto, a realidade é que o recurso stories possui um público muito mais engajado no Instagram!
E por que adicionar Stories no LinkedIn?
Como todos sabemos, o LinkedIn é uma rede social profissional.
Com isso, a proposta é que os usuários compartilhem novidades da carreira ou da empresa, momentos do dia a dia profissional ou até a participação em eventos (quando voltarmos a tê-los).
No geral, a ideia de adicionar stories na rede foi justamente para incentivar a produção de conteúdo de vídeo, que é muito mais relevante e propenso a um melhor engajamento.
Prova disso, é justamente a escolha do primeiro país a testar a novidade. O Brasil não foi selecionado porque somos “legais”, mas sim porque somos um dos países que mais produzem conteúdo em vídeo e também porque o In classifica os usuários brasileiros como: criativos!
O que postar no LinkedIn Stories?
Esta é uma questão importante: você sabe o que postar para engajar seus seguidores?
Conteúdo relevante
O principal objetivo do LinkedIn: Conteúdo relevante para o mundo corporativo no geral.
É importante lembrar o porquê as pessoas usam a rede social e criar conteúdo para esse público. Basicamente, os usuários procuram sobre notícias do mercado, ideias incríveis e novidades do mundo corporativo, reflexões, novas oportunidades de trabalho etc.
Tudo que gira em torno disso. Dê preferência a conteúdos com embasamento e interativos.
Rotina da empresa
Você também pode usar o novo recurso para mostrar a rotina de sua empresa.
Para um e-commerce, por exemplo, uma simples sequência de stories pode mostrar como o pedido chega, é separado, embalado de forma única para cada cliente e enviado para a transportadora.
Não é necessário um vídeo institucional com horas de produção. Cada vez mais os usuários estão aceitando conteúdos mais simples, uma forma de aproximar o produto do comprador e de fornecedores.
Bastidores de eventos
No momento não temos previsão para a volta dos eventos.
Mas já imaginou que incrível será poder registrar tudo e compartilhar com seus seguidores no LinkedIn?
Se seu evento for algo voltado para o mundo dos negócios, melhor ainda! O público certo está no LinkedIn para assistir.
Comunicação B2B
O LinkedIn Stories será uma ferramenta excelente para quem vende B2B, pois é o canal certo para se comunicar profissionalmente.
Será interessante para personificar a marca e ser o primeiro canal a divulgar novidades e atualizações.
Atenção com suas postagens
Aqui é um ponto de atenção: Muito cuidado com suas postagens. O stories é sim uma ferramenta para conteúdos mais simples e descontraídos, mas isso não significa postar conteúdos que possam expor sua vida pessoal.
Impacto do LinkedIn Stories no E-commerce
Como citado acima, esta ferramenta será excelente para mostrar o dia a dia da empresa.
Quem possui um e-commerce, poderá mostrar de forma simples e fácil de entender, como funciona a rotina da empresa ou até como comprar.
Além de criar um canal de fácil comunicação com parceiros e afiliados. Muitas parcerias de sucesso podem surgir por aí. Por que não?
O que esperar desta novidade?
Agora que já falamos tudo sobre ele, será que o LinkedIn Stories vai cair na graça dos usuários?
Isso só o tempo dirá. Algumas redes sociais tiverem mais aderência para o recurso que outras, além de também terem uma audiência completamente diferente.
O ideal é testar e ver se funciona para você e seu negócio, assim como o próprio LinkedIn está fazendo.
A novidade já está disponível em seu perfil? Não esqueça de comentar se você já está utilizando!