Por que o layout personalizado é um diferencial para o e-commerce?

O mercado digital apresenta um crescimento forte e consistente no Brasil, e essa tendência só aumentou com a pandemia do novo coronavírus. […]

O mercado digital apresenta um crescimento forte e consistente no Brasil, e essa tendência só aumentou com a pandemia do novo coronavírus. A facilidade de vender pela internet atrai cada vez mais lojas, porém essa realidade trouxe um novo desafio: como se destacar?

A menos que o seu negócio seja vanguarda em algum setor no e-commerce, provavelmente você vai se deparar com muitos sites oferecendo o mesmo produto ou serviço. Logo, convencer o cliente a fazer sua escolha em um mar de opções é desafiador.

Pensando nisso, vamos abordar neste texto o que pode ser a grande solução para a sua empresa: um layout personalizado. Confira!

Por que investir em um layout personalizado?

Na hora de construir um site para o seu e-commerce, pode parecer sedutora a ideia de optar pela compra de um template, com a intenção de economizar tempo e dinheiro. No entanto, caso sua empresa estivesse interessada em abrir uma loja física — com boa localização, estrutura, divulgação na fachada, dentre outros quesitos — não seria de extrema importância? Da mesma forma, produzir um layout exclusivo para o seu negócio é essencial também no digital, como forma de atrair o cliente com uma experiência diferenciada.

Além de ajudar o seu negócio na atração de novos clientes, essa é uma excelente forma de reforçar a identidade da sua marca. Afinal, você poderá incluir nesse layout logos, padrões de cores e imagens, por exemplo. Considerando todos esses pontos positivos, o investimento em um designer que crie um site personalizado ou em uma plataforma profissional de criação de site é fundamental quando levamos em consideração o aumento na taxa de conversão do seu e-commerce.

O que levar em consideração ao fazer um layout personalizado?

Conforme citado anteriormente, é necessário estar atento aos objetivos de criar um layout personalizado, buscando produzir um site que reforce a identidade da sua marca, ao mesmo tempo que cria uma experiência inovadora e agradável.

Além desse foco, o lojista precisa estar atento ao tempo demandado para essa criação, que inclui a contratação de pessoal capacitado, a pesquisa de plataforma, o estudo de referências e a montagem do site.

Outro ponto importante é o custo dessa personalização, superando consideravelmente a compra de um modelo pronto. É importante estar atento a essas demandas antes de iniciar o processo de criação do site para evitar mudanças de trajetória que podem custar caro.

Ponto de atenção antes de iniciar o projeto

De fato, o layout personalizado traz muitos benefícios.

Entretanto, verifique se sua escolha condiz com o momento de seu negócio. Layouts personalizados requerem um investimento mais alto e demando maior tempo de produção.

Se seu objetivo é otimizar o orçamento e colocar a loja no ar rapidamente, a melhor opção será utilizar um tema pronto.

Caso você tenha disponibilidade de orçamento e tempo, vale a pena investir em algo personalizado.

Como fazer um layout personalizado?

Claro, existem diversas formas de trabalhar o seu layout personalizado. Tudo depende do seu orçamento, tempo disponível e domínio das plataformas, mas aqui vão alguns itens que podem ajudar nesse processo.

Defina sua identidade

Um dos principais benefícios de ter um site personalizado é reforçar a sua marca e fazer com que o público a reconheça com naturalidade cada vez maior. Por isso, antes de qualquer coisa, é necessário trabalhar bastante qual é a identidade do seu negócio. Esse processo costuma envolver a definição de objetivos, valores essenciais, função do seu produto ou serviço, público-alvo, dentro diversas variáveis.

Com esse estudo apurado, você pode escolher padrões de cores, tipografia, tom de voz da sua comunicação com o usuário e muitas outras características visuais que serão aplicadas no seu site personalizado. É importante lembrar que a escolha de uma identidade pode ser revisada com o tempo pela sua empresa.

Invista em experiência do usuário

Ao pensar em como construir o seu site, é fundamental criar um layout personalizado com uma navegação que seja agradável. Afinal de contas, o seu e-commerce pode ser lindo e marcante, mas se o cliente tem dificuldade de utilizar o menu ou visualizar as informações, seu investimento terá sido em vão.

Descubra de qual dispositivo o seu público costuma acessar o seu negócio. Ter essa informação servirá para posicionar as imagens, menus, botões de compra e outras ferramentas de forma acessível.

Destaque o que importa

Quando pensamos que a atenção do consumidor médio facilmente se perde na internet, não existe tempo a perder. Por isso, hierarquizar as informações no seu site, trazendo para o menu principal determinados aspectos do seu negócio, é outro fator importante ao criar um layout personalizado.

Para determinar o que merece destaque, pense nos objetivos que a sua empresa quer alcançar: apresentar um produto novo ao mercado, anunciar a abertura de nova loja física, tornar-se mais conhecida no mercado ou simplesmente lançar uma nova identidade visual.

As abordagens mudam bastante conforme suas necessidades, e um site personalizado possibilita justamente essa liberdade de direcionar o foco do cliente.

Contrate um profissional

Talvez você já tenha percebido, mas a criação de um layout personalizado envolve muito trabalho, tempo e estudo. Para você que não tem experiência e precisa garantir retorno no investimento, é interessante contratar um profissional da área para garantir qualidade.

É essa pessoa que vai colocar em prática conhecimentos técnicos de escolha da plataforma mais adequada às necessidades do seu negócio, navegação, design, experiência do usuário e todos os demais conhecimentos que realmente funcionam na prática.

Qual o impacto de um layout personalizado no faturamento do seu negócio?

Qualquer e-commerce que lance um site com layout personalizado, de acordo com as indicações citadas nesse texto, está no caminho certo para alcançar o principal objetivo: aumentar as vendas.

Conectar o público com a sua marca por meio de uma navegação agradável e que se destaque entre os concorrentes, é garantia certa de aumento na taxa de conversão de vendas. Mais pessoas passarão a conhecer a sua loja online e, uma vez presentes na plataforma, as chances de elas realizarem uma compra são maiores. Depois da compra, a experiência terá sido marcante a ponto de indicarem sua marca para outras pessoas.

O que deve ser colocado na balança é o quanto sua empresa precisará performar em vendas para valer a pena o investimento na construção do site e, com isso, analisar se é uma possibilidade de fato. É o tipo de estudo que você precisa fazer antes de iniciar um novo empreendimento.

Falando nisso, se você está interessado em estudar as melhores oportunidades para abrir seu negócio, selecionamos um artigo para ajudar na sua decisão!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário