Como fazer o controle de estoque no marketplace em 6 passos
Integração XML, Página de Características, Login e Carrinho com novidades na Tray

7 passos para escolher corretamente o layout de loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Todo empreendedor sabe que o layout de loja virtual é tão importante quanto a qualidade dos produtos e o preço competitivo. Afinal, ele é fundamental para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível, encontrando todas as informações necessárias e tornando o processo de compra intuitivo e prazeroso.

Pensando nisso, é sempre necessário e recompensador investir no layout da sua loja virtual, observando algumas questões que são determinantes para o sucesso de vendas. Nesse artigo vamos discutir alguns passos fundamentais que devem ser seguidos no momento de escolha dos aspectos visuais do seu e-commerce.

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença no resultado final, encantando os clientes e ajudando você a alcançar resultados cada vez melhores.

Confira as nossas dicas.

Foque no produto

Lembre-se que para pensar o layout de loja virtual é preciso ter sempre em mente que o mais importante é o produto. Ele deve ser o centro das atenções e receber todo o destaque possível.

Assim, é fácil entender porque páginas muito carregadas, cheias de informações complexas e diferentes, não costumam ser uma boa ideia: elas tendem a desviar a atenção do seu produto, que é o que precisa ser vendido.

No e-commerce, também vale a boa e velha regra do menos é mais. Opte por um visual clean, elegante e bem simples, que vai valorizar ainda mais o que você está vendendo, tornando o processo de compra muito mais interessante para o consumidor e, claro, muito mais certeiro para você.

Escolha as cores certas

As cores têm importância fundamental no aspecto geral da sua loja virtual e, por isso, é importante escolhê-las com atenção. Você já sabe que a sua página deve ser elegante e minimalista e, então, o ideal é trabalhar com poucas cores, que sejam harmônicas entre si.

Lembre-se que um conjunto muito colorido pode desviar a atenção do mais importante, que é o seu produto. Um bom caminho é partir da cor principal da sua marca e definir uma paleta complementar, sempre pensando em um conjunto elegante e funcional.

Outra dica, também, é pesquisar o significado das cores. Muitas sensações e valores estão associados a cada tom e é interessante trabalhar com aqueles que tenham relação com a sua área de atuação.

Priorize a barra de busca

Ao desenvolver o layout de loja virtual é importante pensar nos mais variados perfis de clientes. Existem aqueles que entram no site para olhar e conhecer os produtos, fazendo um passeio completo por um grande número de páginas, mas também aqueles que estão procurando um produto específico.

Nesses casos, as chances de conversão em vendas são ainda maiores, mas é fundamental que o cliente consiga encontrar aquilo que procura com velocidade e facilidade. Daí a importância da barra de busca: ela deve estar em destaque em sua loja, visível em todas as páginas. Assim, aquele cliente que sabe o que procura pode efetivar a compra com poucos cliques.

Invista nos filtros

Os filtros são de grande ajuda no momento de realizar uma compra. Desenvolva uma estrutura que permita ao seu cliente utilizar os mais variados filtros, garantindo que ele encontre tudo aquilo que procura, com bastante facilidade.

Por exemplo, uma loja de roupas deve permitir que o cliente filtre as opções por tamanho e por cor, no mínimo. Mas outras variações são também interessantes e podem agregar valor à sua loja: se for uma multimarcas, por exemplo, permita que o cliente selecione as marcas que quer ver, o preço máximo, o tipo de peça de roupa, etc. E claro, não se esqueça de deixar a busca sempre visível, mesmo nos menus internos.

Aposte na objetividade

Uma das características mais marcantes do processo de compra em uma loja virtual é a busca por velocidade e praticidade. Os clientes que estão em seu site estão procurando solucionar os seus problemas de forma bem direta e, por isso, é fundamental que você entregue todas as informações fundamentais.

Apresente, por exemplo, os dados sobre formas de pagamento, valores de frete, prazos de entrega, de forma direta e bem simples. A única preocupação do seu cliente na hora de comprar na sua loja deve ser a de escolher entre tantos ótimos produtos. O resto, é responsabilidade sua!

Não se esqueça das fotos

Toda a experiência sensorial de uma loja física deve ser traduzida através dos elementos visuais na sua loja virtual. Muito importante ter em mente que o seu cliente não vai ter o contato real com o seu produto antes da compra, e justamente por isso, ele precisa se encantar pelas imagens.

Ou seja: as fotos fazem toda a diferença. Trabalhe com um bom profissional, que vá conseguir produzir imagens que transmitam todas as qualidades do seu produto. E lembre-se sempre de exibir várias imagens distintas, em ângulos diferentes, mostrando os detalhes, enfim, permitindo que o seu cliente conheça bem aquilo que está adquirindo.

Em resumo: as imagens devem ser encantadoras e muito informativas, pois vão ser determinantes para a compra.

Cuide dos detalhes

Um ponto que faz toda a diferença no resultado final da sua loja virtual é a atenção aos detalhes. Já discutimos que o produto deve ser sempre o foco principal da página, mas isso não significa que os outros aspectos devem ser desconsiderados.

Uma loja virtual deve demonstrar o cuidado e a atenção do empreendedor em todos os aspectos. As palavras ou ilustrações dos menus devem ser bem organizadas e diretas, as páginas informativas que trazem textos como política de trocas, condições de devolução e pagamento devem ser harmônicas e combinar com a proposta geral do site e todos os botões devem ser sempre bem visíveis, garantindo uma boa experiência de compras para o cliente.

Atualize

Por fim, para garantir que o layout da sua loja virtual trabalhe sempre em favor dos interesses da sua marca, se mantenha atualizado e não tenha medo de fazer mudanças. Escute o feedback dos seus clientes e cuide para que a sua plataforma esteja sempre atualizada e oferecendo a melhor experiência para o seu consumidor.

Viu só como alguns detalhes são fundamentais na hora de se pensar o layout de loja virtual? Observando esses aspectos, a sua loja vai ser muito mais funcional e atrativa para os clientes, o que significa mais vendas, maior fidelização do público e, consequentemente, muito mais sucesso.

Lembre-se que no ambiente virtual é muito importante conseguir converter as visitas em vendas e, para isso, é indispensável que a interface do seu site seja bonita, intuitiva e atraente. Agora que você já sabe como fazer, é só colocar as mudanças em prática para gerenciar uma loja virtual cada vez mais lucrativa. E para ficar por dentro de novidades sobre o tema, é só assinar a nossa newsletter, clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 passos para escolher corretamente o layout de loja virtual
4 (80%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *