Dia do Consumidor: como lucrar com a “black friday do primeiro semestre”
Taxa de reembolso no e-commerce: aprenda como reduzi-la

5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor de e-commerce deve acompanhar

Publicado em: • Última Atualização:

As métricas caminham lado a lado com os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator) e são indispensáveis para o gestor de e-commerce ter um diagnóstico do seu negócio, pois “Se você não pode medir, não pode gerenciar”, como bem disse Peter Drucker. Em muitos casos, as métricas e KPIs são consideradas a mesma coisa, mas não é bem por aí.

As métricas são dados que compõem determinado indicador, são coletados de maneira geral e simples. Já os KPIs, ou indicadores de desempenho, são um apanhado de métricas, com objetivos e propósitos e visam a resposta de questões que servem para diagnóstico e otimização do negócio.

Veja o exemplo:

No mês passado, seu e-commerce fez 150 vendas e teve 60 trocas. Não muito claro, correto?

Vamos dizer de outra maneira, no mês passado, 40% das vendas do seu e-commerce resultaram em trocas, ficou mais claro?

No primeiro caso são métricas, pois fornecem dados relacionados a quantidade de vendas e trocas. Já o segundo, fornece uma visão sobre seu negócio em si, que foi baseado nas informações cedidas pelas métricas. Assim, é possível realizar um novo levantamento sobre o que ocasionou essa quantidade de trocas, traçar medidas e metas para otimização.

Há diversos objetivos das métricas e KPIs. Suas nomenclaturas variam de acordo com cada realidade e mensuram quantitativamente a performance da empresa em questão, visando a conclusão de suas estratégias.

Utilizá-los na logística do e-commerce é efetuar um diagnóstico do que já vem sendo realizado, verificar como está o andamento da operação, a entrega dos produtos, a satisfação do cliente e traçar metas e estratégias, tanto de melhorias quanto de crescimento.

Cientes da importância da análise de resultados e indicadores no e-commerce, separamos para você 5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor de e-commerce deve acompanhar.

Performance de entrega

Este KPI serve para avaliar o percentual de pedidos entregues no prazo. Assim, é possível avaliar qual empresa de transporte tem atendido aos prazos e buscar soluções de otimização.

Pedidos recusados

É outro KPI que indica a conformidade de entrega, se foi entregue no prazo, ou enviado corretamente e em perfeito estado. A recusa do pedido ou a logística reversa, demonstra claramente a insatisfação do consumidor com a compra.

Neste KPI é possível analisar a imagem que o e-commerce tem transmitido de si mesmo para seus clientes e se há alguma informação que induz o cliente a comprar o produto equivocadamente, como por exemplo a falta de informações nas descrições do produto.

Custo do frete

Esse cálculo consiste em calcular o percentual gasto com frete sobre as vendas, assim, é possível avaliar se o valor cobrado pelo frete tem sido alto com relação ao valor do produto. Pois, grande parte dos carrinhos abandonados no Brasil é devido ao preço do frete.

Pedidos por região

A análise por estado permite que o gestor identifique onde seu público está localizado, ou ainda, um déficit em atender determinada localidade e assim, tomar medidas necessárias para otimizar sua operação.

S2D – “ship to door” – expedição até a entrega

Este ciclo inicia-se quando o pedido é expedido e termina com a entrega do produto para o consumidor. É utilizado para verificar a média de dias gastos para realizar a entrega.

A tecnologia tornando-se parte do cotidiano, traz comodidade de adquirir produtos sem ter que sair de casa, todavia o desejo de agilidade e imediatismo continua presente, por isso, quanto menor for o tempo de finalização deste ciclo, maior será a satisfação do consumidor.

O levantamento, análise e reflexão permeiam o planejamento e darão embasamento para a definição de metas e objetivos.

Portanto o conhecimento de KPIs e métricas logísticas é fundamental para tomadas de decisões e evolução da sua operação de e-commerce.

Gostou do post? Foi útil para você? Deixe um comentário abaixo.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor de e-commerce deve acompanhar
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *