Omnichannel: por que ter uma loja física e outra virtual?
Guia sobre marketplace: venda mais usando a internet

Como funciona a jornada do cliente no marketing de conteúdo: entenda

Publicado em: • Última Atualização:

Já reparou como as pessoas estão demorando cada vez mais para tomar decisões de compra? Hoje em dia, em vez de entrar na loja e comprar logo de cara, o consumidor olha, tira seu smartphone do bolso e começa a pesquisar. Pode até ser que ele volte para casa sem comprar naquele momento, afinal, está apenas iniciando sua jornada do cliente. Tal processo se inicia no momento da descoberta de uma necessidade, prolongando-se até a tomada de decisão pela compra. E sabia que existem algumas etapas pelas quais todo consumidor passa até adquirir informações suficientes para ter certeza do que deseja comprar? É aí que entra o marketing de conteúdo. E é sobre ele que vamos falar hoje. Então acompanhe!

A jornada do cliente e suas etapas

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense como ele toma uma decisão de compra. Como ele chega à conclusão de que precisa do seu produto ou serviço e quanto tempo leva para fechar negócio com você? Esse período de amadurecimento da ideia é justamente o que chamamos de jornada do cliente. Tal jornada tem basicamente 3 etapas: aprendizado ou descoberta, consideração e decisão. Vamos ver mais detalhadamente cada uma delas?

Aprendizado ou descoberta

Durante essa fase, o consumidor está formando uma ideia, descobrindo que tem um problema (ou uma necessidade) que deve ser satisfeito. Como todo bom usuário de tecnologia, ele provavelmente começa pela internet, buscando em sites como Google, Yahoo e Bing. As primeiras informações procuradas são básicas, como: o que é, como fazer, por que fazer, como acontece e assim por diante. O intuito é entender o que se passa de maneira ampla para então decidir o que pode ser feito.

Nesse momento, o que você deve fazer é atrair a atenção do internauta, que pode se tornar um cliente, usando informações que o ajudem a responder a todas essas perguntas. Blog posts, e-books básicos e até alguns infográficos são opções de conteúdo que você pode inserir na sua estratégia para fazer com que esse usuário entre no topo do seu funil de vendas.

Consideração

O estágio de consideração é um pouco mais profundo. Afinal, nessa etapa o consumidor já descobriu qual é sua dor, ou seja, qual é o problema a ser resolvido. Pense em uma pessoa qualquer cujo computador está apresentando defeito, por exemplo. Na etapa anterior, de descoberta, ela pesquisou e pesquisou até conseguir listar alguns motivos que podem estar ocasionando a falha. Já nessa segunda etapa, partirá em busca das soluções.

Durante essa busca, você deve produzir e compartilhar conteúdos que ajudem o possível cliente a solucionar seu problema. Questões como resolver sozinho ou contratar um profissional, quanto pagar por esse tipo de produto ou serviço e quais são as melhores soluções do mercado vão direcionar as decisões do consumidor para o próximo estágio, que é a decisão.

Decisão

Nesse momento, o consumidor já sabe as opções que tem, precisando apenas escolher o melhor fornecedor para a solução. É o momento de você demonstrar que seu e-commerce é quem tem a resposta a todos os problemas. Aí entram comparativos de preços e características, bem como demonstrações de acessórios para que o consumidor se sinta mais confiante e decida clicar no botão comprar. As famosas recomendações de outros usuários também podem reforçar o desejo de compra, encurtando a jornada do cliente.

As estratégias certas de marketing de conteúdo

Você já viu que para cada etapa da jornada do cliente existe um tipo de conteúdo diferente para atrair, reter e converter clientes, certo? É por isso que entender como esse processo de tomada de decisão se dá é importante para otimizar suas estratégias e trazer melhores resultados. Na sequência, você vai ver quais são as melhores estratégias de marketing de conteúdo para tornar a jornada do cliente inesquecível.

Blog posts

O blog é sua ferramenta de disseminação de conteúdo, é a expressão de todo o conhecimento que você tem sobre seu mercado. O segredo está em criar e compartilhar conteúdos que sejam do interesse do público nos 3 estágios de compra, a fim de diversificar os perfis de usuários que chegam até você. Mantenha a regularidade em suas publicações e feche cada conteúdo com uma chamada para a ação (CTA). Convide o leitor para ler um novo post, para comentar no blog, para fazer o download de um material rico ou compartilhar o texto nas redes sociais.

Redes sociais

Seu marketing de conteúdo precisa de visibilidade para ajudar mais e mais consumidores. Portanto, dê voz a seu conhecimento compartilhando os conteúdos disponibilizados no blog nas redes sociais. Estimule a interação com chamadas instigantes, que façam os usuários comentarem e compartilharem os conteúdos com outras pessoas. A lógica é simples: quanto mais gente entrar em contato com seu conteúdo, maior será o tráfego no seu e-commerce.

Landing pages

Para os conteúdos especiais, como e-books e comparativos, crie uma estrutura diferenciada de promoção: uma landing page. É por meio dela que você começa a captar leads para uma estratégia de nutrição, que por sua vez levará os consumidores da segunda para a terceira etapa da jornada do cliente. Insira em cada landing page um formulário solicitando poucas, mas relevantes informações — como nome, e-mail, faixa etária e profissão, por exemplo. Assim você vai gradualmente conhecendo seus consumidores e melhorando sua estratégia de marketing de conteúdo para que se torne ainda mais ágil nas conversões.

Mimos

Quem não gosta de um brinde, um cupom de desconto ou uma demonstração grátis, ainda mais quando está na dúvida sobre escolher esse ou aquele e-commerce? Aproveite essa característica dos consumidores para fazer com que nem pensem mais na concorrência. Quando chegar a terceira etapa da jornada do cliente, feche esse relacionamento com chave de ouro, oferecendo um benefício que nenhum outro concorrente ofereceu. Assim você com certeza será o escolhido no final!

Personalização

Todas as estratégias anteriores devem vir carregadas de personalização, de direcionamento para as necessidades de cada potencial cliente. Dessa maneira, seu ciclo de vendas se tornará menor e o faturamento, maior. A personalização é tão importante porque consumidores gostam de ser tratados como únicos. A valorização do cliente desperta uma percepção positiva sobre sua marca e reflete na fidelização, que também é essencial para manter seu e-commerce com as vendas em alta.

Como você deve ter percebido, a jornada do cliente no marketing de conteúdo começa com blog posts. Mas por que mesmo você precisa criar um blog para sua loja virtual?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como funciona a jornada do cliente no marketing de conteúdo: entenda
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.