iOS 15: como essa atualização já está afetando as estratégias de e-mail marketing

Certamente, você ficou sabendo sobre a nova atualização da Apple para iOS 15, certo? Ela foi lançada mês passado, mais precisamente em […]

Certamente, você ficou sabendo sobre a nova atualização da Apple para iOS 15, certo? Ela foi lançada mês passado, mais precisamente em 20 de setembro de 2021. E prontamente, podemos afirmar que o setor mais afetado é o mundo do e-mail marketing

O que se pode afirmar é que após a internet, os marketeiros se tornaram verdadeiros “mal-acostumados”, não é mesmo? Com a transformação do marketing digital, tanto as redes sociais, como o e-mail marketing nos proporcionaram belos luxos.

Principalmente, quando falamos em alcançar seu público-alvo, conseguindo afetá-los de maneira direta: seja com seus serviços ou produtos. Até agora, tudo muito, correto?

Em partes. Com essa nova atualização do iOS 15, o que de fato mudou foi a segurança da privacidade dos usuários. Embora isso brilhe aos olhos de grande parte dos usuários, fazendo com que muitos se sintam mais tranquilos com a nova segurança sobre suas informações, a atualização afetou de forma negativa o setor de marketing. O que depende totalmente de inúmeros dados que eram acessados de maneira mais simples sobre seus usuários. 

Fique tranquilo, e antes mesmo de ficar desesperado, neste artigo você encontrará tudo sobre essa atualização, como ele já está mudando a maneira como você deve divulgar seu negócio ou marca. Bem como, o seu envio e rastreio para novas campanhas de e-mail marketing

O que traz a atualização iOS 15 de fato para o mundo do e-mail marketing

O lançamento do iOS 15 que aconteceu mês passado, basicamente, oferece aos usuários do aplicativo Mail a nova opção de Proteção de App Mail (Mail Privacy Protection) limitando quais dados podem ser disponibilizados para empresas e marcas que utilizam pixels – código de rastreamento – e que enviam e-mails marketing. 

De maneira mais simples, quando os usuários optam por essa privacidade, suas campanhas de e-mail marketing não terão acesso as seguintes informações:

  • Resultados de pixels que possam estar ocultos;
  • Quando de fato seus e-mails estão sendo abertos pelos usuários;
  • Endereços de IP: ou seja, não terá mais associação a outros tipos de atividades online dos seus usuários.

É o fim do e-mail marketing?

Desde sempre, o e-mail marketing tem a fama de sempre se reinventar, além de afirmar que jamais ele se acabará. No entanto, será que algo com essa magnitude poderia ser o último respiro?

Na realidade, é mais ou menos uma combinação de fatores, veja abaixo:

  • Quantas pessoas de fato fazem a utilização de dispositivos móveis da Apple – no Brasil, temos a estimativa de apenas 14% – porém, isso varia muito de um segmento para o outro.
  • A quantidade de usuários que optaram mesmo por essa Proteção de Privacidade do E-mail. 
  • Como os profissionais de marketing conseguem se adaptar para encontrar diferentes meios para obter os dados de usuários para seus relatórios. 

Como preparar seu negócio para a atualização do iOS 15?

A atualização já chegou e se eu fosse você, não demoraria para começar a se adaptar ao novo lançamento, hoje mesmo! É o momento de repensar suas estratégias de e-mail marketing e redescobrir diferentes práticas de rastreamento.

Parece até um golpe fatal, não é mesmo? Porém, a realidade é que ao olhar essa mudança de maneira correta, isso somente irá melhorar tanto suas práticas, bem como o funcionamento correto do funil de marketing.

Veja algumas dicas que separamos para sua empresa poder focar, além de auxiliar como melhorar se preparar e claro, como ter campanhas assertivas de e-mail marketing. Mesmo com essa nova atualização:

  1. Faça uma auditoria;
  2. Priorize sempre a coleta de dados realizada por sua equipe;
  3. Identifique novos benchmarks de e-mail;
  4. Mantenha base de contatos 100% Opt – in;
  5. Efetue sempre uma limpeza em suas listas;
  6. Atenção redobrada ao fundo do funil.
iOS15 e e-mail marketing – Foque nos indicadores corretos

Agora que você já sabe tudo sobre as novidades do iOS 15 e como ele já está afetando as estratégias de e-mail marketing, agora preciso te alertar que é o momento exato de se atualizar!

Este lançamento, de maneira generalizada, já mudou a maneira como os profissionais de e-mail marketing estão sendo capazes de conseguir rastrear o sucesso de suas campanhas.

Relembre agora os recursos de privacidade que a atualização inclui:

  • Proteção de privacidade de e-mail;
  • iCloud;
  • Hyde My Email.

Como já dito anteriormente, esses são recursos que estão disponíveis somente para usuários do Apple Mail, bem como, de dispositivos Apple. Além do mais, os mesmos usuários precisam habilitar esses recursos, para que os mesmos sejam aplicados. Lembrando que alguns desses mesmos recursos precisam ser pagos, e muitas pessoas podem não aderir.

Mas, isso não significa que você não tenha que começar desde já ajustar seus KPIs dos e-mails marketing, para que assim possa se manter mais preparado para rastrear e medir seu sucesso com total precisão. 

Para muitos, essa atualização ainda é vista como ameaçadora – em especial o recurso Mail Privacy Protection

Quando se trata de métricas que mais serão afetadas, certamente, podemos falar sobre a taxa de abertura. Da mesma forma que ocorre com o quanto seus profissionais de e-mail marketing contam com esse tipo de métrica, para poder determinar o sucesso de suas campanhas.

No entanto, fique tranquilo, essas não são razões para desistirmos. O e-mail marketing existe há muito tempo e não é de hoje que lidamos com inúmeras mudanças que já ocorreram ao longo de todos esses anos. 

Como todo bom profissional de marketing, é preciso saber que sua capacidade de adaptação é fundamental para obter o sucesso desejado!

Dito isso, veja outros KPIs de e-mail marketing que você pode e deve utilizar para conseguir mensurar o sucesso obtido em suas campanhas:

  • Taxas de cliques e Cliques;
  • Desempenho do link;
  • Taxa de rejeição;
  • Cancelamento de inscrição.

Certamente, ao analisar todos os pontos aqui citados ao longo do artigo, você já compreendeu que os recursos do iOS 15 não irão interferir na maneira como poderá medir o desempenho do sucesso de suas campanhas de e-mail marketing

Fale com quem entende do assunto e tenha o sucesso esperado em suas campanhas de e-mail marketing! 

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário