Otimize a sua loja virtual para mobile: o seu cliente agradece!
6 fatores que influenciam a taxa de conversão de um e-commerce

Porque você deve investir em uma loja virtual de autopeças?

Publicado em: • Última Atualização:

Nos últimos anos, a frota de veículos no Brasil alcançou índices crescentes. No entanto, segundo pesquisas da Sindipeças, a maior parte dos veículos continuou sendo de carros antigos. Nesse contexto, aumentou a demanda por manutenção e a possibilidade de investimento em vendas de autopeças.

Então, já pensou em investir em uma loja virtual de autopeças? O negócio online de acessórios de automóveis, que antes deixava muitos empreendedores inseguros, movimenta atualmente cerca de R$ 483 milhões.

A São Paulo Auto Peças, a Pneu Store e o Mercado Livre — famoso marketplace que oferece diversos produtos e serviços de lojistas — são exemplos de lojas que se destacam com vendas online. Desse modo, apesar dos desafios, existem inúmeras vantagens de se investir nesse ramo.

Devido à expansão dos negócios virtuais e das inúmeras possibilidades de economia, mostraremos, neste artigo, o porquê de investir no mercado de autopeças online, destacando suas principais vantagens e desafios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O cenário do e-commerce no Brasil

Com o poder de compra virtual cada vez maior, são raros os segmentos que ainda não apostaram nesse setor. O e-commerce permite a interação com um público diferente, a ampliação da sua área de atuação comercial e a valorização da sua marca, além da possibilidade de agregar valor ao consumidor.

O cenário atual de loja virtual no Brasil é positivo e apresenta crescimento nas vendas. Por isso, as empresas que optam por investir na área devem estar preparadas e investir em sistemas de tecnologia inteligente para se destacar entre os concorrentes.

Um dos grandes pilares dos negócios atualmente é a relação com o cliente. Portanto, quem opta por esse ramo não deve negligenciar esse aspecto, a fim de manter o crescimento das vendas e a satisfação dos clientes.

A união do e-commerce com o segmento de autopeças apresenta uma maneira altamente promissora de investimento, dado que integra uma alta demanda de mercado do setor com as facilidades favorecidas pela compra online.

A chave para investir em uma loja virtual de autopeças

Nos últimos anos, o Brasil passou por uma recessão econômica que reduziu a venda de veículos zero quilômetros, ou seja, fez com que as pessoas trocassem menos os seus meios de transporte.

Com isso, é possível perceber que os consumidores permaneceram por mais tempo com seus carros, sendo imprescindível a manutenção e a troca de componentes. É aí que o comércio de autopeças ganha destaque.

E para facilitar a vida dos consumidores, o e-commerce tornou-se uma alternativa de canal de vendas, que possibilitou expandir as formas de compras dos usuários. Além disso, há uma participação crescente de jovens no grupo de compradores, aumentando a demanda pela disponibilização de produtos e serviços automotivos online.

A divulgação é um aspecto importante para quem quer investir em lojas virtuais. Divulgar constantemente os produtos por meio de propagandas, anúncios e redes sociais atrai um número de clientes cada vez maior. Ademais, no meio eletrônico, ter conteúdo de qualidade e catálogos online com mais clareza em relação ao produto é essencial para o negócio.

Outro aspecto importante é que, para atuar no mercado automotivo, é crucial manter um excelente relacionamento com os fornecedores, essa é a chave de sucesso. O ideal é ter parceiros em diversas localidades e com bons preços, que mantenham a qualidade dos produtos.

As vantagens do ramo de autopeças

Estima-se que cerca de 50 milhões de vendas, em 2017, tenham sido realizadas pela internet no Brasil. Logo, é evidente que as lojas virtuais se consolidaram bastante, haja vista a oferta de melhores preços e condições de pagamentos e entregas.

A loja virtual de autopeças é um excelente setor para gerar vendas, sobretudo quando se faz a divulgação dos produtos em outros canais digitais, como as redes sociais. Os custos de manutenção são, na maioria das vezes, menores que o de um comércio tradicional.

Uma das grandes vantagens do ramo de autopeças online é que as opções são maiores e o estoque pode ser menor, inicialmente. Ele deve ser composto por peças variadas para atender marcas mais populares.

Outro fator importante é que, para os clientes, esse tipo de compra oferece mais comodidade, sem necessidade de sair de casa, e maior opção de pagamentos eletrônicos, como os cartões de crédito.

Os desafios ao começar um e-commerce de autopeças

Ao criar uma loja virtual é necessário que tenha um conhecimento amplo sobre gestão, entregas, formas de pagamento, marketing e tudo que envolve uma empresa desse segmento.

Nesse caso, ser um bom profissional na área, ter conhecimentos de logística e se especializar pode se tornar um desafio para muitos empreendedores. Todavia, se ficar atento a esses detalhes, obterá sucesso nos negócios.

Para quem opta por esse mercado, existem obstáculos para a migração acelerada da venda de autopeças online. Entre eles, podemos destacar:

  • barreiras impostas pela estrutura de distribuição e receio de conflito de canal;
  • problemas com a digitalização de catálogo;
  • amplitude de estoque exigida para atuar no setor;
  • riscos de erros na compra;
  • extravios de produtos na logística de entrega;
  • conhecimento de gestão de e-commerce.

Vale ressaltar que, se você quer ter destaque no mercado e vender bem é necessário se especializar. Por isso, invista em nichos específicos, peças de automóveis antigos ou modelos de luxo, acessórios para carros, entre outros.

Para ser eficiente em todo território nacional, sua estratégia de negócio precisa estar alinhada aos regionalismos, já que existem nomenclaturas diferentes em determinadas regiões. Por exemplo, no mercado geral, o aparelho que produz foco luminoso dos veículos é conhecido como farol. No entanto, no sul do Brasil, usa-se o termo farolete. Essa pequena diferença de nomenclatura pode causa uma enorme confusão.

Por fim, nota-se que esse modelo de negócio apresenta as condições necessárias de se estabelecer e consolidar, pelos diversos motivos apresentados. Nesse caso, se a sua loja ter uma boa plataforma, boas condições de pagamento, bons prazos de entrega e boa assessoria no pós-venda, certamente os clientes ficarão satisfeitos e, consequentemente, você terá sucesso com as vendas.

Agora que você já sabe o por quê de investir em uma loja virtual de autopeças, que tal aprender o passo a passo para montar o seu e-commerce automotivo? Confira agora nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Porque você deve investir em uma loja virtual de autopeças?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *