Qual a importância e como funciona um integrador de marketplace?

Você provavelmente já conhece os benefícios de vender em marketplaces, correto? Porém, ao pesquisar as melhores plataformas, temos um grande problema: como […]

Você provavelmente já conhece os benefícios de vender em marketplaces, correto? Porém, ao pesquisar as melhores plataformas, temos um grande problema: como administrar as vendas e o estoque em vários sites diferentes?

Essa tarefa pode ser inviável mesmo com poucos produtos. O resultado é que muitos lojistas acabam escolhendo apenas um local para gerir suas vendas. Mas existe uma solução bastante simples para o problema: os integradores de marketplace. Conheça a seguir todas as vantagens!

Como funciona e quais as vantagens de um integrador de marketplace?

O integrador é um sistema que simplifica a gestão de marketplaces. Imagine que sua empresa precise alterar as fotos, o preço e o estoque de alguns produtos, no entanto, eles estão listados em 5 plataformas diferentes.

Quanto tempo seria necessário para fazer esse ajuste? E qual a chance de ocorrer erros operacionais? Com certeza, a empresa perderá muita eficiência no processo. Um integrador é a melhor solução para esses problemas ao gerenciar todas as vendas online em apenas um local.

A seguir, listamos os principais benefícios de um integrador. Descubra por que ele é utilizado por lojas de todos os tamanhos.

Personalização dos canais de venda

Apesar do integrador estar conectado com praticamente todos os marketplaces, é você que decide em quais plataformas anunciar.

Chega de perder tempo com contratos e novas contas. Quer testar seus anúncios em um novo site? Basta alguns cliques para começar.

Controle de vendas

Um problema comum de algumas plataformas é a falta de notificações sobre novas vendas. Com isso, o lojista pode perder os prazos de envio, reduzir sua reputação e, consequentemente, perder vendas.

Com apenas um sistema para acompanhar, sua equipe pode administrar as vendas com muito mais tranquilidade.

Sincronização de estoque

Outra grande vantagem é sincronizar o estoque em todos os sites. Por exemplo, caso uma venda seja realizada no Mercado Livre, o estoque é automaticamente reduzido nas Casas Bahia. Esse recurso é especialmente importante para quem trabalha com produtos de vários tamanhos, como roupas e sapatos.

Atualização de produtos

Em um integrador, você cadastra o item uma única vez e anuncia nas mais diversas plataformas. Sendo assim, é muito mais fácil (e rápido) alterar fotos, preço, descrição, estoque, características do produto etc.

Controle de logística

Um processo eficiente é aquele que não é interrompido por processos desnecessários. Com um sistema de integração, é possível emitir etiquetas de envio e usar tabelas de frete com os marketplaces, tudo em um só lugar!

Além disso, os anúncios sem estoque também são pausados de forma automática.

Relatórios avançados

Esqueça o trabalho de coleta de dados e criação de relatórios pelo Excel. Um bom integrador oferece uma visão completa da sua performance para tomar melhores decisões com relatórios sobre vendas, ticket médio, valor por cliente e muito mais.

Pré e pós-venda

Alguns sites, como o Mercado Livre, permitem responder o cliente antes e depois da venda. Você também pode realizar esse atendimento pelo painel de controle do integrador, facilitando o processo e aumentando as conversões.

Vantagens de um grande marketplace

Além dos benefícios listados anteriormente, você ainda aproveita todos os recursos de uma grande plataforma. Listamos os principais a seguir:

  • tráfego intenso: o tráfego de usuários é o principal ativo da internet. Grandes sites (como Mercado Livre, Amazon, B2W etc.) têm orçamento de sobra para atrair milhões de visitantes;
  • sistema completo: pagamentos, logística e aplicativos, tudo já está pronto para converter o máximo de clientes;
  • confiança dos compradores: os visitantes já sabem da segurança de comprar em grandes sites, por isso, a conversão é maior;
  • comissão por venda: não se preocupe com mensalidades, pague apenas quando vender. Isso também é útil para validar produtos e ofertas.

Por que contratar uma plataforma de loja virtual que já tenha a integração?

Conectar o seu site diretamente com os marketplaces é a melhor opção para reduzir custos. Dessa forma, sua empresa não precisa contratar outros sistemas. Já que todo o processo é realizado dentro da loja virtual. E como funciona?

Primeiro, você precisa contratar uma plataforma de e-commerce que tenha esse recurso. Em seguida, basta cadastrar seus produtos normalmente. Pronto! Além de vender em seu site, os anúncios já podem ser divulgados em dezenas de marketplaces, com todas as vendas concentradas no mesmo local.

Mesmo que você ainda não pretenda divulgar em marketplaces, vale a pena já escolher uma plataforma com esse recurso. Isso evita o retrabalho de cadastrar os produtos em outro sistema.

O que considerar ao escolher uma plataforma com integração de marketplaces?

A escolha da plataforma de e-commerce é uma das decisões mais importantes para vendedores online, mas olhar apenas para o preço pode ser um tiro no pé. Resolver todas as necessidades logo de início te dá liberdade para focar no que importa: vendas.

Veja o que analisar antes de escolher sua plataforma:

  • é uma empresa renomada, com bom suporte e avaliações de outros clientes;
  • tem um sistema estável e fácil de usar;
  • oferece vários planos para diferentes necessidades;
  • exibe claramente os limites de produtos e visitas;
  • a integração com os marketplaces é completa, com sincronização de estoque, preços e demais características do anúncio;
  • o sistema apresenta relatórios de performance;
  • todos os principais marketplaces estão disponíveis para integração.

Lembre-se de que se você criar ou contratar um site simples (sem integrações) sua empresa terá os seguintes custos:

  • assinatura da plataforma de e-commerce + comissões;
  • assinatura do integrador de marketplaces + comissões;
  • taxas de venda dos marketplaces.

Com uma plataforma completa, você elimina esse sistema intermediário, restando apenas a sua loja virtual e os marketplaces. O valor economizado pode ser investido em áreas mais importantes como: marketing, novos produtos, funcionários etc.

Por fim, vimos que um integrador de marketplace é essencial para qualquer e-commerce. Seja qual for o tamanho da empresa, escolher uma plataforma completa logo no início da operação é uma decisão inteligente para reduzir custos. Aproveite todos os benefícios e comece agora a aumentar suas vendas!

Você já conectou sua loja virtual com alguma plataforma? Conte nos comentários qual o melhor marketplace para o seu segmento!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário