Gestão de loja virtual: 9 práticas para quem quer investir pouco
Matriz BCG: o que é e como funciona?

6 motivos para garantir a integração da loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Se você busca autonomia profissional e financeira, muito provavelmente já pensou em abrir um negócio próprio, não é verdade? Pois sabia que você não está sozinho? Esse também é o sonho de muitas pessoas espalhadas pelo país afora. E sabe o que tem ajudado bastante gente a tirar essa ideia do papel? O mercado e-commerce!

Mas não basta tirar meia dúzia de fotos dos produtos, subi-las para o site e esperar os clientes aparecerem, viu? A conversão em vendas no meio digital demanda muito mais que isso. Hoje vamos abordar um aspecto importantíssimo para ter sucesso nesse universo: a integração da loja virtual. Pronto para conhecer alguns dos principais benefícios dessa iniciativa? Confira!

Qual a importância dessa integração?

São diversos os recursos e softwares pensados para facilitar a gestão do e-commerce. Ao montar um loja virtual, o lojista pode explorar tais recursos para fazer um investimento mais seguro e ter menos trabalho com questões burocráticas e operacionais do negócio.

Uma das alternativas para a integração da loja virtual é um sistema Enterprise Resource Planning (ERP), que cuida do planejamento dos recursos da empresa. Essa ferramenta automatiza diversos processos desencadeados pela compra, desde a separação e o despacho do produto até a verificação e a baixa no estoque, o controle do sistema financeiro e a emissão da nota fiscal.

Também é possível fazer a integração da loja virtual com o marketplace. Essa opção permite que, mesmo com um investimento em divulgação limitado, a loja consiga fechar mais vendas. Isso acontece porque a marca está alocada em um site com um alto volume de buscas, o que possibilita a atração de novos consumidores.

O controle de estoque, por sua vez, é um tipo de integração essencial para o empreendedor que não quer ter qualquer tipo de dor de cabeça devido à falta de produtos atrelados a vendas já concluídas ou à perda de clientes por indisponibilidade de mercadorias. Essas situações geram retrabalho e prejuízo para o lojista, além de causar transtornos para os clientes.

Outra importante facilidade gerada pelas ferramentas de gestão é a integração da loja virtual com a loja física, se for o caso. Com isso, você consegue reunir em uma única plataforma as informações referentes aos 2 ambientes de vendas, diminuindo significativamente os riscos de erro ou confusão.

Todos esses exemplos de integração da loja virtual permitem um melhor controle operacional do e-commerce, melhorando a gestão e o funcionamento da loja. Tais benefícios otimizam o tempo do profissional responsável, além de reduzirem os gastos.

Por que fazer a integração da loja virtual?

Como vimos, quanto mais investir em integração dos diferentes processos do e-commerce, mais segurança o lojista terá para promover um crescimento saudável do negócio. Acompanhe agora mesmo 6 motivos pelos quais você deve apostar na máxima integração da sua loja virtual!

1. Controle de processos

Logo ao iniciarem um e-commerce, muitos profissionais se sentem inseguros em relação ao domínio dos processos. E isso é mais que natural! Afinal, nem a experiência em uma loja física garante a operacionalização do e-commerce.

No caso da loja virtual, após a finalização de um pedido, o lojista deve basicamente separar e embalar a mercadoria, imprimir uma etiqueta com o destinatário, realizar o despacho, acompanhar o pedido até sua entrega, emitir a respectiva nota fiscal e encaminhá-la digitalmente ao comprador. Viu como são muitos os processos envolvendo cada venda no meio online? E tem mais: conforme a loja cresce, vai ficando mais e mais difícil controlar esses processos manualmente.

Aí é que entra a integração da loja virtual, viabilizando o acesso do lojista a todo o controle de processos em uma única plataforma. Nesse cenário, o empresário pode, com pouco tempo por dia e muita facilidade, inteirar-se das vendas, verificar o estoque, checar a necessidade de comprar mais mercadorias e muitas outras atividades.

2. Automatização de atividades

Além de aumentar o controle sobre os processos em si, a integração da loja virtual automatiza uma boa parte dessas atividades. Com isso, o lojista passa a ter mais tempo livre para se dedicar a questões mais estratégicas, como as oportunidades de expansão do e-commerce, a inclusão de novas mercadorias ao portfólio e a otimização de suas soluções.

Imaginando um contexto em que todas as atividades são manuais, se 15 vendas são fechadas em um dia, o lojista tem que separar, empacotar e despachar 15 mercadorias, além de emitir as notas fiscais e lidar com demais processos burocráticos e até eventuais problemas no meio do caminho.

É fato: por ser muito demorado, por facilitar a ocorrência de erros e por ser mais custoso, realizar todas as atividades manualmente pode simplesmente inviabilizar o crescimento e a estabilidade do negócio.

3. Nível de profissionalismo

Especialmente se você quer que o e-commerce seja sua atividade principal, cuide para que as operações da loja sejam extremamente profissionais. E a integração atende a esse objetivo. Pense bem: ao abrir uma loja virtual amadora, os riscos de ter prejuízos financeiros, não alcançar os objetivos iniciais de independência profissional e ainda ter problemas com os clientes são muito maiores!

Com a ajuda de boas ferramentas de gestão de e-commerce, por outro lado, fica muito mais fácil atuar com precisão para resolver potenciais problemas nas diferentes etapas das vendas. Com isso, você automaticamente torna seu negócio mais profissional e, portanto, mais seguro.

4. Confiabilidade do público

Mesmo uma loja virtual que está apenas começando deve se dedicar a atrair e fidelizar clientes. E não tem como fugir: essa tarefa só é possível quando a marca conquista a confiança do público. Por sua vez, para criar um bom relacionamento com o cliente, é importante garantir eficiência em todas as etapas.

Desde o começo das buscas pelo produto ideal até o recebimento do pedido: todo esse trajeto é determinante para o sucesso do e-commerce. O foco, então, deve estar na experiência do cliente. Para conquistar e fidelizar clientes, portanto, é essencial lançar mão de recursos que minimizem as possibilidades de erros em qualquer fase dessa jornada.

5. Gestão dos dados

Ao atuar com o comércio eletrônico, o empresário automaticamente se torna responsável por diversas informações dos clientes que são coletadas durante o processo de compra. E é claro que tanto os dados pessoais quanto os dados da compra devem ser armazenados pelo e-commerce de forma segura.

A integração da loja virtual garante que a coleta, a gestão e o armazenamento dessas informações sejam processos seguros, uma vez que o próprio sistema já é desenvolvido com essa perspectiva. Fora isso, o ideal é que o lojista monte um banco de dados para não perder contato com os clientes mesmo depois da conclusão de uma compra. Tudo isso toma lugar quando a loja virtual opta por um sistema ERP integrado.

6. Relação custo-benefício

É bem comum que, ao optar por abrir um negócio próprio na internet, o empreendedor pense que precisa fazer tudo sozinho para economizar. Mas esse tiro pode sair pela culatra! Então saiba: alguns investimentos garantem um retorno sobre o investimento maior. Aí entra justamente a integração com sistemas desenvolvidos por empresas especializadas.

Reunir a vontade de empreender com o know-how de quem conhece o mercado: essa é a chave para garantir o sucesso da sua loja virtual. E nada de pensar que essa opção só é acessível para grandes negócios! Hoje em dia, existem diversas soluções compatíveis com o orçamento dos pequenos e médios empreendedores.

Aliás, algumas empresas especializadas oferecem pacotes e recursos voltados especificamente para esse público, orientando o lojista em seus passos iniciais. Ao desburocratizar etapas e agilizar processos, essa ajuda permite que a loja alcance estabilidade em menos tempo.

Mas e você, acredita que está na hora de investir na integração da loja virtual e melhorar os resultados do seu e-commerce? Entre em contato conosco para saber mais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 motivos para garantir a integração da loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *