Instagram Shopping: o que é, e como criar uma loja para vender no Instagram

O Instagram Shopping é um recurso comercial que permite a criação de uma vitrine virtual para que as marcas possam expor seus produtos dentro da rede social. O recurso é vantajoso, pois, permite que os clientes comprem sem sair da rede.

O alvo principal de toda estratégia de negócios, independente que ele seja online ou não, é conquistar e fidelizar clientes.

Por essa razão, cada vez mais empresas estão marcando presença em redes sociais como o Instagram, por exemplo.

Para se ter uma ideia da popularidade do Instagram no Brasil, o nosso país já é o 2º maior usuário da rede social ficando atrás apenas dos EUA. Os dados são da Opinion Box.

Dessa forma, O Instagram se tornou um dos mais fortes quando falamos em estratégias de Social Commerce.

Com a chegada do Instagram Shopping (ferramenta de compras do Instagram), toda marca pode alcançar mais facilmente seu público, obter métricas mais confiáveis e desenvolver melhor suas estratégias de vendas.

Neste post, você vai aprender como funciona o Instagram Shopping e quais são os primeiros passos para criar do zero uma loja bem-sucedida em um dos apps mais acessados do mundo! Vamos lá?

O que é Instagram Shopping?

Desde a sua criação em 2010, a rede social Instagram fez um sucesso enorme por misturar elementos de texto e, principalmente, visuais.

Os usuários podem postar fotos e vídeos tanto no feed quanto em seus stories — onde o conteúdo, só dura 24 horas e pode ter um tom mais descontraído e menos produzido —, o que acaba ajudando a conectar quem produz o conteúdo e quem o consome.

Não demorou muito para que as marcas percebessem o Instagram como uma ótima rede social para divulgar uma loja online, seja pelo seu apelo visual ou design amigável.

No entanto, a rede social só permitia links em alguns poucos lugares, como na Bio, uma pequena descrição que o usuário ou marca faz sobre si em seu perfil, e nos Stories.

Isso mudou com o Instagram Shopping, uma ferramenta voltada para quem quer anunciar e adquirir produtos na rede e que permite inúmeras funcionalidades novas.

Com ele, é possível vincular seu catálogo de produtos ou seu domínio de e-commerce à sua conta no Instagram, por exemplo.

Esse tipo de ação, ajuda a direcionar seus seguidores a uma página de compras, e além disso, esse recurso também possibilita aparecer na aba “explorar” do Instagram.

Consequentemente, estar no “explorar” te ajuda a ser visto por usuários que ainda não seguem sua marca, dentre muitas outras funções interessantes para o seu negócio.

Como funciona o Instagram Shopping para anunciantes?

Para quem está decidido a estabelecer uma presença digital, se atentar ao enorme fluxo diário das redes sociais pode ser um grande salto na estratégia de marketing e vendas de uma marca.

Ao vincular um catálogo de produtos ou domínio de e-commerce ao Instagram Shopping, você entra em contato com uma boa quantidade de clientes em potencial, os famosos leads.

Isso acontece porque grande parte do público do Instagram está na rede por outros motivos, como conversar com amigos e se informar.

Ao colocar sua loja no Instagram Shopping, os anunciantes têm a chance de cativar usuários que ainda não conhecem sua marca e de convencê-los a seguir as novidades.

Como existem algumas formas pelas quais os usuários podem descobrir novos produtos, é importante que o anunciante esteja atento a todas elas.

As principais maneiras são os posts no Feed e os posts nos Stories. O ideal é mesclar as formas de dispor os produtos para que a parcela atingida do seu nicho seja a maior possível.

Anúncios no Feed do Instagram

O Feed é a coluna vertebral do app, onde grande parte do conteúdo está localizado.

Ao contrário dos Stories, em que o conteúdo expira em 24 horas, os posts do Feed são fixos — a não ser que sejam retirados por conta própria pelo autor da postagem, é claro.

Dessa maneira, o feed é um ótimo local para anunciar.

Afinal, são estes posts que dão uma cara para a página inicial da marca no Instagram, gerando uma identificação com o público e vendendo bem mais.

Um feed organizado e bem cuidado faz com que os usuários se sintam mais bem acolhidos e recepcionados.

Assim, é mais provável que passem mais tempo em sua página vendo os produtos e transformem-se em clientes.

Que voltem na sua página, as próximas vezes em que pensarem em comprar e que recomendem sua marca para amigos e conhecidos.

Já um Feed desorganizado em que as descrições de produtos soam incompletas e pouco úteis ou que não parecem agradáveis ao usuário é um péssimo jeito de fidelizar e impressionar seus futuros e atuais clientes.

Anúncios nos Stories do Instagram

Os anúncios nos Stories são parecidos com os anúncios feitos no Feed, mas costumam ser mais dinâmicos e mais acessados pelos usuários.

Além de serem orientados na vertical, o que transforma e muito as escolhas de design e criação.

Isso acontece porque os Stories costumam ter um consumo bem mais rápido que o do Feed.

Afinal, é possível adicionar outras ferramentas interativas como lembretes para que os usuários sejam notificados de novos lançamentos, enquetes e músicas.

Utilizar bem esse recurso ajuda na experiência imersiva dos clientes e pode aumentar e muito suas vendas pelo aplicativo!

Uma outra funcionalidade útil para quem anuncia e vende no Instagram Shopping é a ferramenta de link nos Stories.

Substituto do muito popular “arraste para cima” —, que simplifica a navegação e a torna mais intuitiva.

Como criar uma loja no Instagram Shopping?

Para poder anunciar e efetuar vendas no Instagram, é preciso verificar se você e sua loja cumprem alguns pré-requisitos básicos.

Assim como a experiência do usuário é construída para ser o mais intuitiva e descomplicada possível, os passos que o anunciante deve seguir também não são extremamente trabalhosos.

Para estar no Instagram Shopping, é necessário:

  • ter uma conta comercial no Instagram;
  • ter uma página no Facebook e no Gerenciador de Negócios;
  • vincular uma loja, catálogo de produtos ou domínio ao Instagram;
  • estar dentro dos mercados aceitos;
  • habilitar o modo “compras” no Instagram.

Passo a passo completo para montar sua loja no Instagram

Apesar de não ser um processo extremamente complicado, colocar seu negócio no Instagram Shopping envolve alguns passos importantes.

A seguir, listamos e explicamos um pouco cada uma das etapas desde a criação da conta até a homologação da sua loja.

Certifique-se de estar nos mercados aceitos

Antes de começar a seguir todos os passos necessários para abrir seu negócio no Instagram, é bom saber que o app tem uma lista com os países com mercados disponíveis para venda.

São lugares onde os anunciantes podem alternar para o modo compras em suas contas comerciais, etiquetar produtos e efetivar vendas.

Felizmente, o Brasil está entre os países da lista, assim, não há com o que se preocupar no momento!

Crie uma conta comercial no Instagram

As funcionalidades do Instagram Shopping, como etiquetar posts de produtos e colocar links para o e-commerce, só estão disponíveis para as contas comerciais.

Elas são diferentes das contas pessoais — as mais comuns no app — em que os usuários postam fotos e vídeos sem fins lucrativos.

Caso você não tenha uma conta no Instagram, para criá-la basta baixar o app no seu Android oi iOS

Após isso, localizar o botão “Criar nova conta” na página inicial tanto na versão do aplicativo quanto no site.

 Baixar Instagram

Se uma nova conta pessoal foi criada ou se você já possui uma conta no Instagram que deseja utilizar, o próximo passo é transformá-la em uma conta comercial.

Para fazer isso no aplicativo de celular, siga o passo a passo:

  • vá em seu perfil e toque nos três traços no canto superior direito da tela;
  • em seguida, localize o botão “Configurações” que surgirá no menu;
Criação de conta comercial
  • na seção “Conta”, alterne para “Mudar para conta empresarial.
 Conta comercial

Depois de confirmar essa opção, você já terá acesso às novas funcionalidades desta modalidade de conta.

O procedimento na versão para a web não é muito diferente: basta tocar em sua foto de perfil no canto superior direito e clicar em “Configurações”.

Seguindo o mesmo procedimento da versão do aplicativo, você conseguirá alternar para a modalidade de conta comercial no Instagram!

Vincule sua conta comercial a um catálogo

Como o Instagram é vinculado ao banco de dados do Facebook e depende das informações que ele pode fornecer, é importante que você possua uma página também no Facebook.

Pois esse é um passo essencial para que a sua loja virtual fique pronta para começar a vender seus produtos.

Para criar uma página no Facebook, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Editar perfil” e encontrar a opção “Página”

conectar página de vendas

O processo é semelhante tanto nas versões lite e padrão do aplicativo quanto no site da web do Facebook.

Em seguida, só é preciso navegar intuitivamente para preencher os dados da sua marca, como o nome que você deseja colocar em sua nova página.

Qual categoria de negócio ela se encaixa melhor e outros detalhes que vão fazer este espaço parecer mais completo e aconchegante para quem está interessado em seus produtos.

Para vincular esta nova página ou uma já existente, é preciso tocar no botão “Configurações” e, logo depois, em “Instagram”, ambos no canto esquerdo da tela.

Ao clicar em “Conectar conta” e efetuar o login, seu Instagram e Facebook terão sido vinculados com sucesso!

Adicione um catálogo de produtos à sua loja

O próximo passo é aprender como criar um catálogo de produtos.

Este catálogo é o lugar onde tudo o que você vende ficará exposto para que seus clientes possam escolher e comprar.

Exatamente como funcionam as vitrines nas lojas físicas que estamos acostumados.

Como o Instagram Shopping depende de informações externas ao próprio aplicativo, você deve montar o catálogo por fora do Instagram, para depois vinculá-los.

Você pode fazer isso de três maneiras diferentes, sendo elas:

  • por meio de uma página comercial no Facebook;
  • pelo Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • através de uma plataforma de e-commerce que seja parceira e compatível com o Instagram.

Veja como prosseguir em cada um dos três métodos!

Catálogo de produtos na página do Facebook

Uma das vantagens de carregar seu catálogo de produtos por meio da sua página no Facebook é que você pode utilizar uma página já existente, usando uma rede social que você provavelmente já conhece muito bem.

Para vincular seu catálogo da página do Facebook ao Instagram, siga o passo a passo:

  • localize o botão “Configurações” que, na versão mais recente do Facebook, localiza-se no menu no canto direito da tela;
  • no novo menu à direita que surge, clique em “Modelos e abas” (em versões anteriores, “Modelos e guias”);
  • use a opção “Editar” para trocar o modelo atual para “Compras”.

Salvando as alterações, você poderá adicionar produtos que, depois de um curto período de aprovação, ficam disponíveis em sua página.

Após o processo, ela estará configurada para apresentar os produtos e facilitar as compras.

Catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios do Facebook

Segundo o próprio Facebook, o Gerenciador de Negócios foi “desenhado para simplificar a sua vida”. Parece bastante coisa — e na verdade é mesmo!

Com essa ferramenta, é possível gerenciar todas as suas páginas em um só lugar e de forma muito mais fácil.

Confira como criar um catálogo de produtos:

  • toque em “Configurações” no menu à direita e logo em seguida selecione “Origem de dados” e depois em “Catálogo”;
  • Feito isso, tudo o que você precisa fazer é selecionar a opção “Criar novo catálogo” e adicionar seus produtos.

Embora configurar o catálogo por meio do Gerenciador de Negócios seja ligeiramente mais complicado do que o método anterior.

Uma de suas vantagens é a possibilidade de escolher a forma de carregar seus produtos no catálogo.

Carregá-los manualmente é uma boa opção para quem possui um estoque pequeno e deseja um método de fácil configuração.

Contudo, uma das desvantagens é que o processo é mais demorado, justamente por ser manual, o que pode dificultar as atualizações de estoque quando produtos são vendidos ou novos chegam.

Outra opção é utilizar um feed de dados, ou seja, uma planilha que pode adicionar diversos itens de uma vez só.

Uma das maiores vantagens desse último método mais automatizado é poder programar novas atualizações, o que é ideal para estoques que são alterados frequentemente.

A última opção é utilizar o pixel do Facebook, uma ferramenta que atualiza e gerencia seus produtos automaticamente.

Embora o esforço para gerenciar seja baixo e ele seja ideal para quem já tem um pixel instalado e deseja criar públicos personalizados no Facebook.

Uma das desvantagens é a complexidade para configurar (o Facebook recomenda o auxílio de um desenvolvedor para instalar as tags e os microdados).

Outro fator para se atentar com o pixel é que ele é compatível apenas com produtos, excluindo a venda de voos e serviços em geral.

Ainda assim, é uma boa opção para quem possui um inventário de produtos grande ou o atualiza com frequência.

Catálogo de produtos em plataformas parceiras

A última opção disponível para criar um catálogo de produtos e vinculá-lo ao Instagram é fazer isso por meio de uma plataforma de e-commerce.

Esta opção pode ser ótima para quem deseja ter um domínio próprio fora das redes sociais ou então já possui uma loja virtual e está planejando expandir para o Instagram.

Cada plataforma de e-commerce é organizada de uma forma.

Algumas atuam atendendo desde os anunciantes que estão iniciando e que desejam uma navegabilidade mais simples e intuitiva.

Já outras, busca atender os mais experientes à procura de maiores indicadores de performance e liberdade para configurar a vinculação de maneira conveniente.

Ao escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio, é sempre interessante pensar nas ferramentas que ele oferece, como:

  • ter integrações com os principais marketplaces do mercado, como a IS Entrega e a Sequoia Log
  • possibilidade de utilizar bons gateways de pagamento para automatizar os processos de venda.

Habilite o modo compras

O último passo para dar um início tranquilo para sua loja virtual é habilitar o modo compras, que permite aproveitar todas as funcionalidades do aplicativo.

Para fazer isso, antes é necessário submeter a conta a um processo de aprovação.

Para se prevenir e prevenir os usuários de fraudes, o Instagram possui uma etapa de verificação das lojas recém-criadas dentro do aplicativo.

Para a sua loja virtual funcionar por lá, é necessário passar por essa fase de homologação.

Você pode fazer isso em seu perfil no Instagram da seguinte forma:

  • começando com o botão “configurações”;
  • em seguida, marcando a opção “empresas”;
  • clicando em “compras no Instagram” no menu seguinte.

Depois de alguns dias, você recebe uma notificação da equipe do Instagram Shopping e poderá habilitar o modo compras para começar suas vendas.

Principais recursos do Instagram Shopping

Com tudo pronto para começar, agora é o momento de conhecer e aproveitar as funcionalidades do Instagram Shopping.

O objetivo dessa plataforma é se assemelhar a um verdadeiro shopping center virtual, agregando anunciantes, produtos, coleções e, sobretudo, clientes!

Para fazer sucesso na plataforma, é importante dominar bem os principais recursos e saber usá-los da melhor forma possível.

Os dois recursos básicos mais utilizados por quem vende na plataforma são a marcação de produtos nas fotos e vídeos e o Instagram Analytics, também chamado de Instagram Insights.

Sabendo usar essas duas ferramentas, será possível etiquetar os produtos em suas postagens e acompanhar seu desempenho com métricas confiáveis. Confira como usá-las!

Marcação de produtos em fotos e vídeos

Um dos grandes trunfos do Instagram é que os anúncios no Feed e nos Stories aparecem de forma orgânica visualmente.

Isso é feito por meio da marcação dos produtos, quando você posiciona etiquetas que mostram que aquele produto está à venda.

Instagram Shopping - Loja Jadejade

Para fazer isso, você pode utilizar um post que já esteja no ar ou fazer uma nova postagem tocando no sinal de “+” no canto superior direito da tela.

Na postagem, basta tocar nos três pontos no canto superior direito da imagem e, na função “Editar”, localizar a opção “Marcar produtos”.

Você só precisa selecionar o produto a qual a imagem se refere no seu catálogo e arrastar a tag para que tudo se encaixe.

Caso algo não saia como o esperado ou deseje fazer alterações posteriormente, você sempre poderá editar o conteúdo nos três pontos que ficam no canto à direita.

Instagram Analytics

Outro recurso exclusivo para as contas comerciais é o Instagram Analytics, que funciona em uma lógica bem parecida com o Google Analytics e organiza em um só lugar as métricas da sua loja virtual.

Por meio dele, você poderá acompanhar o desenvolvimento do seu negócio, onde estão seus pontos fortes, em que aspectos as coisas não estão indo muito bem e o principal: como consertá-las!

Uma das melhores métricas da rede social é a função de “contas alcançadas”, em que é possível compreender melhor seu público obtendo dados sobre eles.

Você fica sabendo de que países os usuários têm acessado seu negócio, qual a faixa etária mais comum e inúmeras outras métricas importantes para estar próximo do seu público-alvo.

Quais os benefícios de utilizar esta plataforma?

Quando se tem um negócio, utilizar o Instagram Shopping traz uma série de vantagens.

A ferramenta permite que você receba seus atuais e futuros clientes em uma plataforma e layout que é familiar para eles.

Além de poder aumentar bastante o fluxo tanto na plataforma de e-commerce quanto em uma loja física se você possui uma e busca fazer sucesso em ambas.

A facilidade em colocar links — as famosas marcações ou etiquetas — nas postagens também auxilia quem quer deixar o caminho simplificado para o usuário.

Tudo o que os clientes precisam fazer é escolher um produto e tocar nele para acessar a página do seu comércio e finalizar a compra.

Além disso, as métricas que o Instagram disponibiliza podem ser um divisor de águas no jeito que você organiza suas estratégias de venda e de marketing.

Planejar “no escuro” sua estratégia de marketing de conteúdo é muito mais difícil do que se atentar às métricas e mudar ou incrementar o seu jeito de alcançar novos negócios, não é mesmo?

Como dá para ver, o Instagram Shopping acumula benefícios e elogios quando o assunto é montar e expandir uma loja virtual.

Aprendendo a usar e se aproveitar da plataforma, seu negócio pode crescer sem limites!

Dicas para fazer sucesso nas vendas

Para finalizar, nada como algumas dicas curtinhas para sintetizar o que vimos até aqui.

Ainda que a plataforma da rede social faça de tudo para ser fácil e intuitiva tanto para usuários quanto para anunciantes, estas dicas podem ser úteis para que você não perca tempo e faça sucesso pelas redes.

Capriche nos detalhes

É importante preencher todos os dados possíveis para que sua conta tenha o aspecto completo e confiável de um perfil profissional no Instagram.

Se seu negócio tiver uma bio bem explicativa e agradável e todos os produtos tiverem boas descrições com tamanhos e especificações de cores, por exemplo, é mais provável que os clientes confiem em sua página.

Fique de olho nas métricas

Os recursos que nos mostram indicadores de performance – KPIs, na sigla em inglês – devem ser encarados como nossos grandes aliados.

Pode parecer decepcionante perceber que suas estratégias não estão dando certo, mas este passo pode esconder um segredo importante

Saber onde você está errando é o primeiro passo para começar a acertar! Estar atento às métricas e como elas se aplicam ao seu negócio pode transformar seus pontos fracos em novas habilidades.

Use CTAs para engajar seu público

Se um dos seus objetivos é estar na página Explorar do app e conquistar novos públicos, é importante saber construir postagens engajadas.

Para isso, seus seguidores devem interagir com seus conteúdos, comentando e curtindo o que você posta.

Usar o famoso call-to-action — chamada para ação, em inglês — pode ajudar nisso!

Frases como “comente o que você achou de…” ou “leia mais em…” engajam conteúdos porque estimulam os clientes a comentarem e se lembrarem mais facilmente dos conteúdos postados.

Entender o que é e como funciona o Instagram Shopping é um dos grandes segredos por trás das vendas pela internet.

Com ele, sua marca vai conseguir planejar e executar estratégias de conteúdo para Instagram e, o mais importante, cativar os usuários interessados no seu produto.

Agora que você entendeu como criar sua loja no Instagram, que tal se tornar um expert nas postagens?

Entenda: o que postar para conseguir chamar atenção e fazer sucesso no Instagram!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário