Dia do Consumidor: como lucrar com a “black friday do primeiro semestre”
5 KPIs e métricas logísticas que todo gestor de e-commerce deve acompanhar

Instagram Shopping: aumente suas vendas utilizando essa ferramenta gratuita

Publicado em: • Última Atualização:

Chegou a sua vez de vender com o Instagram Shopping!

Descubra como essa ferramenta pode alavancar as vendas de sua loja virtual.

Desde 2010 no mercado, o Instagram vem surpreendendo com seu crescimento impressionante, em 2018, saiu de 700 milhões para, finalmente, alcançar o tão sonhado 1 bilhão de usuários ativos e, segundo a revista Fhox, 50 milhões de brasileiros usam a rede social diariamente.

A tendência é esse número aumentar devido ao aumento significativo da aquisição de celulares. Segundo o livro E-commerce: Guia Meu Próprio Negócio Especial – Ideias inovadoras, o número de desktops nas residências caiu, em contrapartida, 77,9% das pessoas de 10 anos já possuem seus próprios aparelhos mobile, ou seja, os aplicativos devem receber ainda mais downloads nos próximos anos.

Não vale a pena ficar de fora desse mercado. Certamente seu cliente está investindo no Instagram e seu consumidor também está lá, esperando ser abordado. É o seu momento de entrar nessa onda!

Afinal de contas, o que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping pode ser definido como: vitrine.

É uma forma excelente de exibir o produto de forma menos invasiva. No feed, é possível marcar até cinco produtos por imagem ou vídeo e, até 20 produtos se optar pelo carrossel. Você também pode usar essa ferramenta nos Stories, opção que vem crescendo de forma absurda.

Essa ferramenta dá a possibilidade para empresas adicionarem links para produtos ou serviços em suas publicações na rede social. Através da marcação de produtos e de uma aba chamada “comprar” no perfil, o propósito é que fique mais fácil encontrar e adquirir produtos no Instagram.

Instagram Shopping aumente suas vendas utilizando essa ferramenta gratuita (1)
Imagem: Divulgação Instagram Shopping. Fonte: Instagram

 

Basta tocar na imagem e pronto! Os valores aparecem e o usuário poderá acessar o produto. Possibilidade que descongestiona o direct da empresa, facilitando muito o trabalho do social media, já que a maioria das perguntas são: “qual o valor?”, “como faço para comprar” ou “dá para parcelar?”. Um único link intuitivo, já consegue diminuir consideravelmente esses questionamentos.

Ganho de tempo para ambas as partes!

Como configurar o Instagram Shopping?

Primeiro, você precisará criar uma conta comercial. Para conferir o passo a passo, clique aqui para esclarecer todas as dúvidas.

Posteriormente, acesse o Facebook e configure sua loja, para acessá-los no Instagram, os produtos precisam estar vinculados lá, antes de mais nada. Você pode gerenciar a loja diretamente na página do seu negócio, através do Gerenciador de Negócios.

A seguir, seu catálogo de produtos irá para análise, assim que aprovado, tudo está pronto para configurar o Instagram Shopping.

É bem fácil associar seu catálogo de produtos à sua conta. Confira:

  • Acesse seu perfil;
  • Observe a opção Começar e toque nela (caso essa opção não esteja indisponível, tente encontrá-la através das configurações);
  • Selecione a opção Compras;
  • Continue;
  • Selecione seu catálogo de produtos;
  • Conclua.

Agora vamos marcar os produtos nas publicações:

  • Selecione uma foto para postar, faça o processo normalmente, adicionando efeitos, filtros e uma legenda bem atrativa;
  • Toque nos produtos que deseja marcar na foto;
  • Digite os nomes dos produtos que serão marcados na imagem (assim como fazemos para marcar os amigos em nossas fotos) e selecione-os quando aparecem na caixa de pesquisa;
  • Conclua e compartilhe.

Para ver se está tudo certo antes de postar, você pode salvar a imagem como rascunho e verificar se os links foram incluídos na imagem. Vale verificar se o clique está direcionando para a página correta de sua loja virtual.

Dicas para usar bem o Instagram Shopping

Viu como é fácil usar o Instagram Shopping?

A mecânica é realmente simples, mas agora vamos te dar umas dicas para obter os tão desejados cliques!

Use fotos contextualizadas

Evite usar apenas a foto de um produto. Para essa ferramenta, o ideal é produzir fotos incríveis, com o produto em ação! Além de ficar muito mais atrativo, você conseguirá marcar mais de um produto de uma vez, aumentando as chances de conseguir o clique do usuário.

Embora seja possível marcar até cinco produtos por imagem, é aconselhável linkar de três a quatro produtos por imagem, para não sobrecarregar.

Instagram Shopping aumente suas vendas utilizando essa ferramenta gratuita (1)
Imagem: Instagram shopping na prática. Fonte: Digital Main Street.

 

Patrocine as imagens

É possível patrocinar as publicações com links e isso é perfeito para sua loja.

Assim você conseguirá atingir pessoas que não o seguem e levar novos acessos ao site. Na verdade, investir nessas publicações é indispensável para obter sucesso com essa ação, porque imagens orgânicas dificilmente conseguirão chegar ao objetivo.

Diversifique os formatos

O Instagram permite muitas ações, por isso, jamais fique na mesma.

Vale a pena variar entre imagens únicas, carrossel e Stories. Além disso, não se prenda a fotos de estúdio, é possível fazer imagens incríveis com a espontaneidade do dia a dia e ao ar livre. Muitas vezes, as fotos naturais podem fazer muito mais sucesso!

Também é possível linkar com vídeos! Faça um teste e veja a aceitação de seu público. Geralmente os usuários preferem takes curtos, como um boomerang, por exemplo.

Converse com seu público

Sempre falamos que é importante se comunicar com a linguagem de seu público, não só nas legendas, como também através das imagens.

Se você possui uma loja de roupas e acessórios para skatistas, será viável usar fotos montadas em estúdios? Ou vestir um skatista e colocá-lo na pista para fazer algumas manobras e aí sim, realizar as fotos?

Analise seu público e leve isso em consideração para compor as melhores imagens e vídeo, gerando maior identificação.

Não abandone o direct

Uma das vantagens do Instagram Shopping é descongestionar o direct da empresa, certo?

Porém, jamais abandone as mensagens enviadas. Elas diminuirão consideravelmente, mas ainda existirão. Pode ser que as dúvidas sejam relacionadas a informações que já estejam na publicação, entretanto, você deve responder prontamente, com educação e se colocando à disposição para quaisquer questionamentos futuros.

Por isso, fique de olho no direct como sempre.

O Instagram Shopping é uma maneira eficiente e essencial para levar tráfego a sua loja virtual.

Já se sente pronto para começar a usar a ferramenta?

Se restou alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Instagram Shopping: aumente suas vendas utilizando essa ferramenta gratuita
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.