Mobile Marketing: O Que é e Como Utilizar Na Sua Estratégia
Novo Contrato dos Correios Sofre Mudanças Nos Fretes

Instagram para e-commerce: veja como usar e gerar mais vendas

Publicado em: • Última Atualização:

Talvez você ainda não tenha se dado conta do quão essencial é ter um perfil para a sua loja virtual no Instagram. Essa é uma rede social que tem batido recordes de número de usuários e audiência. Até junho deste ano (2018), a rede registrou 1 bilhão de usuários e audiência diária de 300 milhões de perfis no stories. Além disso, é uma rede que apresenta potencial dez vezes maior de engajamento do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter.

Esses números tornam-se ainda mais expressivos, se a gente considerar que 80% dos usuários (até dezembro de 2017), interagiam com pelo menos um perfil comercial diariamente. Logo, podemos garantir que estar no Instagram é uma forma de aumentar o alcance e também as vendas para a sua loja virtual.

Se você tem, está montando ou deseja ter uma loja virtual, este conteúdo foi feito para você. Além de ensiná-lo os benefícios de Instagram para e-commerce, levantamos uma série de dicas sobre como aumentar as vendas usando a rede social. Vamos lá?

Benefícios do Instagram para e-commerce

Como já identificamos a relevância deste meio para a sua loja, este tópico será breve. A partir do que já falamos, podemos ressaltar benefícios claros e diretos para seu e-commerce, quando optar por estar no Instagram. Veja alguns deles:

  • aumenta o alcance do seu público;
  • estabelece relacionamento com o cliente;
  • representa mais uma opção de divulgação dos seus produtos;
  • é mais um canal de vendas;
  • reforça a identidade da marca;
  • é um meio barato para alto alcance e engajamento, entre outros.

A utilidade do Instagram para vender mais

Certamente, você já está convencido de que sua loja precisa ter um perfil no Instagram, certo? Então, agora você precisa saber como usar essa ferramenta para vender mais. Atente-se às dicas a seguir e procure seguir o máximo delas. Caso contrário, pode ser mais difícil alcançar resultados significativos.

Pense em seu público

É importante que você entenda quem é seu público, o que ele quer, quais são suas necessidades e como você deve se comunicar com ele. É importante que você pense no seu público de interesse, assim, será possível acertar na comunicação e nos produtos a serem postados. Isso vai estimular a identificação com sua marca e, assim, o engajamento.

Tenha uma identidade visual

Conhecendo o seu público e entendendo como sua marca vai se direcionar a eles, é importante estabelecer e manter uma identidade visual em sua página. Então, esteja atento aos componentes que constroem a sua identidade, como os padrões de cores, estilo das imagens escolhidas e a qualidade das postagens.

Seu Instagram não deve postar sempre o produto nu e cru, sem uma contextualização. Experimente contextualizá-lo dentro do padrão de vida que seu público de interesse se encaixa ou almeja, sempre respeitando a identidade da marca.

Capriche nas fotos dos produtos

Como dissemos, para publicar publicar produtos, é ideal que haja uma contextualização. A postagem em fundos brancos ou sempre repetindo o mesmo cenário, além de cansativo, não agrega para a marca. Tente dar um conceito a cada foto. As marcas Reserva, Nike e Farm, por exemplo, são bons exemplos disso.

As fotos, geralmente, são de pessoas usando as roupas em alguma ocasião. Isso traz pessoalidade, identificação e humaniza as postagens. Com imagens agradáveis e de qualidade, o público se indentificará e isso estimulará maior engajamento e compras, claro! Esse cuidado vai oferecer não só o que você tem a vender, mas também um estilo de vida.

Use o Instagram para Empresas

Para isso, transforme o seu perfil em “comercial”. Isso permitirá que você obtenha relatórios básicos, faça anúncios e acompanhe o desempenho e também que utilize ferramentas como o Instagram Shopping. Este último, é um jeito de vender os produtos diretamente pela própria página do Instagram.

Com o perfil comercial, suas publicações serão agrupadas sempre que você utilizar as hashtags e localizações em posts ou stories. Isso vai aumentar ainda mais o seu alcance e engajamento.

Outro benefício do Instagram para empresas é a possibilidade de inserir mais informações de contato na bio descrição. Você poderá colocar seu e-mail, telefone de contato, site, entre outros.

Facilite a experiência de compra

Aqui estamos falando mais sobre a usabilidade para a finalização de uma compra. Quando falamos em Instagram para e-commerce, tão importante quanto número de seguidores, alcance e engajamento, é o fluxo que o seguidor percorrerá até finalizar a compra.

Procure diminuir as etapas de preenchimento das informações, fazer o direcionamento correto do cliente até o produto e do produto para a finalização da compra e repense a estratégia. Procure contornar objeções durante esse processo. Para isso, você pode melhorar as descrições dos produtos, oferecer a visualização das avaliações, processo para troca ou devolução, entre outros.

Invista em Anúncios

Sabemos que há um conjunto de regras para a exibição de uma publicação sua no feed dos seus seguidores. Esse é o trabalho do algoritmo, que funciona para que os seguidores visualizem apenas aquilo que é relevante e interessante, conforme as regras.

Por isso, anunciar é algo básico. O investimento é bem menor do que em outras plataformas, por um alcance muito maior. Assim, aquele post estratégico será exibido para milhares de pessoas. Então, você conseguirá aumentar o acesso ao seu perfil, ao seu site e também aumentar suas vendas.

Faça promoções e sorteios

Isso funciona bem! Ofereça promoções interessantes e divulgue-as, para que os seus clientes sejam direcionados a fechar a compra. Outra ação que também surte efeito é a realização de sorteios. Isso aumentará seu alcance e engajamento na rede. Lembre-se de que para os sorteios, é importante condicionar a participação a comentários, marcações de outras pessoas ou seguidas ou curtidas. Algo que estimule o aumento da sua rede de seguidores e de acessos ao seu site.

Faça parceria com influenciadores

Conhecendo bem o seu público, procure escolher o influencer ideal para falar sobre o seu e-commerce ou produtos que você venda. Isso passa mais credibilidade e seus seguidores sentirão mais confiança em comprar, além de ser um up à divulgação.

A ajuda da automação

A automação do Instagram é um jeito de aumentar o potencial da sua conta, aumentando número de seguidores, engajamento e garantindo qualidade nas postagens. Com ela, é possível ir além das limitações da rede.

Ferramentas como o Bume, por exemplo, além de atraírem mais seguidores qualificados, oferecem um dashboard com relatórios relevantes para a condução de suas estratégias. Essa é uma forma de profissionalizar a sua gestão, otimizando o tempo e obtendo outras vantagens, como:

Por fim, podemos garantir que se você conseguir seguir ao máximo as dicas que passamos, certamente você obterá reflexos positivos do seu Instagram. Acreditamos que a mais importante delas, é a automação. Para que você consiga sentir os resultados, teste a ferramenta Bume por 5 dias grátis!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Instagram para e-commerce: veja como usar e gerar mais vendas
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *