Entenda como usar o Instagram IGTV para vender mais no seu e-commerce

Se você tem um e-commerce, provavelmente já sabe que o Instagram pode ser uma rede social aliada das vendas. Mas você sabe […]

Se você tem um e-commerce, provavelmente já sabe que o Instagram pode ser uma rede social aliada das vendas. Mas você sabe usar todas as suas ferramentas, como o Instagram IGTV? Considerando que 62% dos usuários da rede esperam ver criatividade constante por parte das marcas — segundo uma pesquisa da Ipsos — isso é importante.

O IGTV funciona de maneira similar ao YouTube. Porém, por ser adaptado para os smartphones, ele funciona na vertical. Ao aproveitar todo seu potencial, é possível ampliar a visibilidade de seu negócio, construir relacionamentos sólidos com o público e comunicar-se com os seguidores, sempre que desejar — por um período mais do que o ofertado nas postagens.

Sendo assim, que tal entender como aplicar essa ferramenta no seu negócio? Assim, além de vender mais, você será capaz de fidelizar seus clientes. Confira!

O que é o IGTV?

Essa ferramenta é uma funcionalidade do Instagram que permite a reprodução de vídeos verticais por longos períodos. A depender da conta, é possível publicar conteúdos com mais de uma hora de duração. Para usar o recurso, é muito simples: basta ter uma conta no Instagram e muita criatividade.

Quando usada de forma estratégica, essa ferramenta é capaz de amparar a credibilidade da marca e aproximá-la de seu público. Em um momento em que os consumidores estão em busca de cada vez mais autenticidade e transparência, ele tende a ser de grande ajuda.

Há quem pense que o IGTV deve ser usado apenas pelos influencers. Porém, isso não é verdade. É possível contar com ele para responder às dúvidas de consumidores, entregar novidades em primeira mão ao público e educar os clientes. Basta alinhá-lo à estratégia de marketing e vendas do negócio!

Por que utilizar o Instagram IGTV para aumentar as vendas do seu e-commerce?

Na atualidade, os usuários das redes sociais buscam por mais do que a mera compra de produtos. Eles desejam conferir detalhes sobre eles, conhecer a marca e estar próxima dela. Em vista disso, usar vídeos mais longos para realizar uma divulgação ou a explicação de uso de um produto pode ser uma ideia interessante.

Antes de investir na ideia do “compre agora” em seus produtos, pense: seu público provavelmente já está no Instagram, certo? Então, por que não aproveitar a oportunidade para conversar com ele sobre suas soluções de maneira natural e leve?

Ao publicar um IGTV divertido, espontâneo e que leve dicas ou produtos relevantes aos consumidores, as chances de que eles assistam e se aproximem de sua empresa aumentam. Mas, para isso, é preciso saber como fazer o melhor uso possível dessa funcionalidade. Veja a seguir.

Como o Instagram IGTV para vender mais?

Quem busca usar o IGTV para vender mais costuma se surpreender. Afinal, é possível realizar diferentes tipos de estratégias por lá. Diferentemente do YouTube, a chegada do potencial cliente ao vídeo é natural. Isso porque ele pode estar simplesmente rolando o feed e se deparar com sua proposta.

Sabendo disso, aí vai a primeira dica: deixe os primeiros segundos de seu Instagram IGTV chamativos! Assim, as chances de o usuário abri-lo para continuar a assistir aumentam. Agora, conheça mais dicas para aproveitar essa ferramenta!

Apresente seu negócio

Caso vá começar a usar o IGTV agora, que tal fazer um primeiro vídeo apresentando sua marca? Mesmo que você já tenha postagens falando sobre ela no seu Instagram, a apresentação audiovisual pode gerar uma nova perspectiva da marca aos olhos do público. Nessa hora, seja simpático, fale a mesma língua de seus seguidores e se coloque à disposição.

Tire as dúvidas dos seus clientes

Após sua apresentação, você recebeu alguma pergunta ou sugestão nos comentários? Então, não perca tempo! Responda, solucione qualquer questionamento e, caso faça sentido em sua estratégia, convide o usuário para saber mais sobre o produto ou proposta. Dessa maneira, você estimula o engajamento em seu IGTV.

Elimine objeções

Com o tempo, pode ser que você comece a perceber possíveis objeções. Ou seja, desafios que impedem os seguidores de fechar a compra. É importante eliminá-las. Caso perceba que a falta de um site está afastando os consumidores da venda, por exemplo, considere a criação de um.

Ou, se notar que os vídeos estão desalinhados das dores de sua persona, busque mudar a linguagem. Seja como for, o importante é tornar a jornada de compra e a experiência de seus clientes simples e objetiva. Faça testes até encontrar o que realmente funciona para seu público.

Gere credibilidade

O Instagram IGTV é uma excelente funcionalidade na hora de gerar credibilidade para o negócio. Isso porque, assim como a produção de conteúdo escrito, o vídeo também tem o potencial de educar os consumidores. Para isso, mostre como a marca atua, fale sobre seus pontos de autoridade e seja transparente.

Faça vídeos com parceiros

Ainda falando sobre credibilidade, os vídeos com parceiros podem ser uma excelente ideia. Eles expandem seu produto até outros públicos — que talvez não chegassem até sua marca sozinhos —, mostra que você é sólido no mercado e agrega valor aos seus produtos. Afinal, aqueles que já confiam nas soluções que seu parceiro oferta estarão mais abertos a saber o que você tem a oferecer.

Desperte o desejo de seus clientes

É provável que você já tenha visto um vídeo de um delicioso bolo na sua tela e tenha ficado com vontade, não é mesmo? Saiba que essa não é uma tática que funciona apenas na culinária. Seu e-commerce pode se beneficiar de montagens bonitas e que exponham seus produtos em vídeo para os consumidores. Com isso, você desperta o desejo de compra do seu público.

Converse com os seguidores

Quem trabalha com a internet na atualidade sabe que é preciso contar com espontaneidade. Portanto, não use a funcionalidade apenas para vender mais. Aproveite oportunidades para conversar com os usuários, falando sobre os valores da marca, sobre temas atuais que se encaixam na proposta de suas soluções e de expectativas. Dessa maneira, você se aproxima e conquista cada vez mais o seu público.

Usar o Instagram IGTV em sua loja virtual pode abrir várias portas. Basta conhecer suas personas, criar estratégias audiovisuais voltadas a ela e buscar — sempre — solucionar suas dores. Consequentemente, você atrairá novas pessoas para o negócio, fidelizará clientes e fechará mais vendas com os que já contam com seus serviços.

Gosta de conteúdos que ajudam seu e-commerce a chegar ainda mais longe? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Spotify.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário