Pixel para criar públicos personalizados no Facebook e Instagram para e-commerce
Link building: entenda o que é e como aplicar no seu e-commerce

Instagram Ads: o que é e como fazer campanhas que geram vendas

Publicado em: • Última Atualização:

O Instagram Ads é uma ferramenta fundamental para quem deseja ter uma estratégia de marketing digital de sucesso, por isso preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.

Além de clicar 2 vezes para curtir ou compartilhar as suas melhores fotos, o Instagram entrou para o hall de uma das melhores redes sociais para se anunciar.

Sendo considerada uma plataforma derivada do Facebook, pode ser analisada como semelhante ou até superior em níveis de engajamento publicitário.

E ainda, a plataforma é integrada de forma nativa com outras redes sociais como Twitter, Facebook e Tumblr, ou seja, seu e-commerce pode ganhar ainda mais visibilidade e oportunidade de ser visto em outros meios e alcançar um maior número de pessoas.

O público-alvo mais efetivo da plataforma é o jovem/semi adulto e com base nos dados da rede social, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam mensalmente.

Portanto, este número segue crescendo a cada ano, visto as atualizações e inovações exclusivas que são realizadas.

número de usuários ativos mensais do instagram de janeiro de 2013 a junho de 2018 (em milhões)
Número de usuários ativos mensais do Instagram de janeiro de 2013 a junho de 2018 (em milhões)

 

Com grande número de usuários, a plataforma tornou-se um excelente canal para empresas, surgindo o Instagram Ads focando em negócios além do engajamento e alcance.

Quer saber como utilizar este canhão para alavancar seu negócio? Continue a leitura.

O que é Instagram Ads?

Além de simplesmente saber o que outras pessoas estão fazendo, comendo ou onde estão se divertindo, o aplicativo é uma ótima oportunidade para as organizações se apresentarem aos usuários.

Desta forma, a oferta de produtos e promoções de maneira estratégica se tornou mais dinâmica e um novo tipo de marketing.

Análises apontam que mais de 25 bilhões de fotos já foram postadas no Instagram e atualmente há cerca de 65 milhões de novas postagens por dia.

Caso possua uma conta na plataforma, muito provavelmente já observou um anúncio descrito como “patrocinado” de um usuário que não lembrava de seguir e ficou se perguntando como eles sabem que eu gosto disso.

Este formato de anúncios são populares entre os profissionais de performance digital como Instagram Ads, traduzido do inglês como anúncios no Instagram.

Esses links patrocinados é um formato onde é necessário realizar o impulsionamento por meio de pagamento para exibição de anúncios, sendo possível veicular no feed e também stories.

Desta forma, os anúncios podem ser veiculados em diversos formatos distintos como fotos, vídeos e carrosséis de sequência ou paralelos.

Então, nada melhor que escolher uma mídia que tenha um volume considerável de usuários ativos e alta taxa de engajamento.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

Como anunciar no Instagram?

Abaixo você verá o passo a passo para anunciar no Instagram através do Gerenciador de Anúncios. Confira!

Painel do Gerenciador de Anúncios
Painel do Gerenciador de Anúncios

 

Campanhas

No âmbito mais alto, temos as campanhas, que têm diversos objetivos ou metas que são escolhidos de acordo com a sua necessidade, como maior envolvimento, gerar ação ou tráfego.

Por outro lado, após a definição do objetivo, é preciso apresentar para a plataforma qual modelo de campanha desejar criar: leilão, alcance ou frequência.

Nas campanhas no formato de leilão, seus anúncios irão concorrer com outros anunciantes e o maior lance irá levar a melhor.

Desta forma, o alcance e frequência a metodologia utilizada será através de preço fixado para alcançar o maior resultado possível.

Portanto, a organização é o ponto chave, visto que quanto mais resultados forem alcançados, a tendência será criar mais campanhas.

Conjunto de anúncios

Este é o segundo passo da estrutura do Gerenciador de Negócios, sendo definido onde, quem e quando seus anúncios serão exibidos.

Portanto, um formato de agrupar as informações ao invés de diversas campanhas.

Público-alvo

É possível selecionar e/ou segmentar o público de acordo com seu produto, tipo de campanha, interesse do público, listas de clientes e mais.

Desta forma, é possivel entender e veicular as campanhas para o público ideal para o seu negócio.

Localização

Escolha a localização geográfica onde seu anúncio será veiculado, podendo ser país, estado, cidade e até inserir um ponto de localização com km ao redor.

Entretanto, é uma personalização que deve ser usada constantemente.

Orçamento

Qual o valor que está disposto a investir na campanha? Nesta configuração é possível também selecionar o intervalo de datas da veiculação dos anúncios.

Portanto, existem diversas maneiras de utilizar os orçamentos das suas campanhas.

Programação de anúncios

Existe algum horário ou dia específico que tem maior resultado, é possível selecionar especificamente estes períodos.

Plataforma

Quais plataformas você deseja que seus anúncios sejam exibidos? Apenas Instagram ou Facebook? Feed ou Stories

Desta forma, o Gerenciador de Anúncios tem o poder de direcionar conforme sua escolha os locais mais rentáveis.

Dispositivo

Seu público está mais presente no mobile ou no desktop? É possível você definir as pessoas que poderão ver em um sistema operacional exclusivo.

Essa opção traz ainda outros itens como gênero, idade, interesses, idioma, segmentação profissional, entre outros.

Configuração personalizada

A configuração personalizada é mais restrita, porém o nível de engajamento do público-alvo é bem maior, considerando a uma listagem mais ampla.

Anúncios

A última estrutura para obter sucesso são os anúncios! Nesta etapa vai usar a criatividade, configurar o design e layout:

  • Imagem;
  • Vídeo;
  • Multimídia;
  • Carrossel
Formatos de anúncios
Tipos de formatos

 

Os anúncios no Instagram trazem visibilidade e reconhecimento da sua empresa e quando segmentar da forma correta, o público-alvo será exatamente os seus possíveis clientes.

Entretanto, as estratégias mais utilizadas são compartilhar imagens e fotos de alta qualidade e também focar em vídeos dinâmicos para interação.

Depois de configurar o objetivo da campanha, estabelecer preferências e caprichar no visual, ela estará pronta para ser publicada.

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Como criar seu anúncio dentro do aplicativo Instagram?

O Gerenciador de negócio é o Formato fora da plataforma nativa para criar anúncios, porém existe a opção de desenvolver uma campanha diretamente pelo app no seu smartphone.

Devido às questões de organização e até algumas oportunidades que surgem em momentos diversos.

Desta forma, esta opção apresenta ser a mais prática para publicar anúncios patrocinados na plataforma.

Inicialmente é preciso ter uma conta Business no Instagram, sendo um Perfil Comercial vinculado a página do Facebook.

Desta forma, semelhante a plataforma original, é preciso escolher a meta/objetivo da sua campanha: visitas, tráfego, visualizar de promoção.

Promoções

Ao criar um perfil profissional a opção “promoções” aparece logo ao lado da opção “editar perfil” do seu Instagram.

Embora não detalhada quanto a ferramenta no desktop, é possível atender as expectativas em um formato mais ágil e amplo.

Destino

Se o usuário clicar, para onde será direcionado?

  • Seu próprio perfil no Instagram;
  • Seu site;
  • Suas mensagens diretas.

Público

Para quem sua campanha será destinada?

  • Automático: a própria ferramenta seleciona pessoas semelhantes a seus seguidores para mostrar o anuncio.
  • Local: pessoas em uma localização específica para direcionar, por exemplo na sua região de entrega.
  • Manual: Crie públicos personalizados, em locais com interesses específicos. São infinitas as possibilidades de segmentação. Veja abaixo um gráfico que mostra o público por gênero.
Segmentação por gênero
Segmentação por gênero

 

Orçamento e duração

Após selecionar o público, o Instagram vai automaticamente para a página de orçamento e período, definindo o valor que pretende gastar diariamente ou em espaço de tempo.

Finalizando as configurações será apresentado o alcance estimado para o seu anúncio e uma janela analisando o resumo das configurações selecionadas para confirmação.

 

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Quanto custa anunciar no Instagram?

Funcionando no mesmo formato que o Facebook, as maneiras de cobrança são semelhantes, custo por clique e custo por impressões.

O formato de cobrança depende do seu objetivo tipo de orçamento e o modo de cobrança (diário ou vitalício).

Além disso, em ocasiões específicas de a plataforma ultrapassar o seu orçamento estabelecido.

Entretanto, isto ocorre por alguns momentos que seus anúncios apresentam desempenhos extraordinários não parar de entregar para seu público.

Benefícios de anunciar no Instagram Ads

Com a grande quantidade de usuários ativos, a plataforma tem uma audiência que pode superar canais televisivos e outras mídias.

Desta forma, apresenta-se uma excelente oportunidade para estar presente para este público.

Confira a seguir a frequência dos usuários:

frequência dos usuários
Frequência dos usuários

 

Possuindo tipos de públicos como na sua plataforma mãe, o Facebook, é possível realizar listas, públicos ou audiências mais amplas e detalhadas, conforme sua estratégia e necessidade.

Entretanto, filtros demográficos, por interesses, listas de clientes, enfim, são muitas as possibilidades.

O vinculo que o Instagram tem com outras redes sociais é muito grande, principalmente com o Facebook, facilitando as ações conjuntas e permitindo experiências omnichannel.

Segmentação de público no Instagram Ads

Na plataforma é possível realizar diversas segmentações personalizadas e combinadas com base em comportamentos, interesses ou dados demográficos como gêneros, idade etc.

Portanto, confira como é a distribuição de usuários por sexo cadastrado.

Distribuição de usuários por sexo
Distribuição de usuários por sexo

 

O Fator de localização é uma excelente possibilidade para realizar campanhas específicas por região, sendo possível também combinar as segmentações.

A ideia de anunciar com base em uma amostragem é possível com públicos semelhantes, onde você pode inserir as informações.

Desta forma, a plataforma criará listas com pessoas que contemplam alguns requisitos.

Entretanto, outra forma são os públicos personalizados para quem segue seu perfil por exemplo.

Formato de anúncios de sucesso

Parte do sucesso da sua campanha está em escolher o anuncio ideal para sua estratégia e seu público.

Com diversos anúncios sendo realizados por diferentes nichos a todo momento, ser assertivo está ficando bem difícil.

Confira os segmentos que mais realizam postagens diárias:

Segmentos que mais realizam postagens diárias
Segmentos que mais realizam postagens diárias

 

Carrossel

Ideal para apresentação de produtos ou uma sequência de informações, contendo um caminho para o usuário navegar dentro da plataforma.

Com o modelo é possível apresentar diversas imagens ou vídeos em apenas um anúncio, ficando a critério do usuário passar ou “rolar’ para o lado para visualizar as imagens.

Imagem ou vídeo

Este são os modelos mais conhecidos e tradicionais de anúncios, sendo possível adicionar uma imagem ou vídeo de até 59 segundos com descrição, título e link.

Stories

As conhecidas histórias anunciam imagens ou vídeos mais instantâneos em tela cheia, ou seja, dentro de 24h elas se encerram, porém com os anúncios é possível mantê-las visíveis.

Formato das imagens para Instagram

As medidas variam conforme o formato que deseja anunciar, sendo necessários se adequar ao tipo de anúncio que deseja impulsionar.

Selecionamos os 4 mais conhecidos para não errar e suas campanhas decolarem:

Formato das imagens para Instagram
Formato das imagens para Instagram

 

Perfil

A foto do Perfil tem um formato arredondado, porém deve-se utilizar a quadrada, sendo nas dimensões mínimas 110 x 110 pixels e máximas de 600 x 600 pixels.

Feed ou vitrine

O formato tradicional do Instagram permite fotos e vídeos de no mínimo 600 x 600 pixels até o máximo de 1000 x 1000 pixels nos formatos JPG ou PNG.

Desta forma, é uma dos formatos mais conhecidos e tradicionais para usar de maneira ágil.

Vídeos ou gifs para feed

Quando se quer um anúncio mais interativo e animado o tamanho padrão é 1200 x 630 pixels no formato landscape ou 1080 x 1350 no formato portrait.

Stories

A rede social que tem os “momentos” como uma grande vitrine tem o formato ideal dos stories de 1080 x 1920 pixels ou 720 x 1280 pixels.

Entretanto os formatos aceitos são vídeo MP4 ou Imagem em JPG ou PNG.

Acompanhe as métricas dos seus anúncios

Acima de tudo, após realizar as campanhas e impulsionar os anúncios agora é só sentar e esperar certo?

Claro que não, uma das partes mais importantes para o sucesso é acompanhar os dados e métricas, e é claro que a plataforma fornece uma infinidade de dados.

Além disso, na plataforma é possível realizar experiências ou os conhecidos testes A/B onde com base em diferentes formatos você pode analisar qual está apresentando o melhor resultado.

Entretanto, é possível analisar quem são seus clientes, seguidores e potenciais clientes estão interagindo mais.

Para uma campanha de sucesso é preciso mensurar os dados fornecidos pela plataforma, desde o alcance e impressões, até a frequência que o mesmo está sendo apresentado para um único usuário.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook apresenta mais de 30 métricas a serem mensuradas de diferentes formas.

Então agora é só começar a organizar suas campanhas, otimizar seus anúncios e investir na plataforma.

Saiba tudo sobre como transformar seu e-commerce no negócio dos seus sonhos, confira as dicas da Escola de E-commerce!

Portanto, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Conclusão

Portanto, concluímos que se tornou uma das maiores redes sociais da atualidade, já sendo considerada maior que o Twitter.

Desta forma, significando que as possibilidade de alcançar seu público são gigantescas e com diversas possibilidades.

Veicule anúncios em diversos formatos, para que seu público sempre tenha a opção de te encontrar (foto, vídeo e carrossel).

enquanto isso, o investimento de campanha no Instagram Ads é personalizável para que possa encaixar em sua realidade.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Instagram Ads: o que é e como fazer campanhas que geram vendas
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *