Influenciador digital: Tipos, quanto ganha e como se tornar um em 9 passos!

Influenciador digital é alguém de destaque, que normalmente, possui uma grande audiência em um ou mais canais de comunicação da internet, e trabalha divulgando produtos de marcas, já que possui um grande poder de influência sobre seus seguidores.

Ser um influenciador digital de sucesso pode ser o desejo de muitas pessoas, afinal, as redes sociais se tornaram tão relevantes a ponto de oferecerem oportunidades enormes de ganhar dinheiro.

Desde o surgimento dessas redes, novas oportunidades são criadas diariamente, e a profissão de digital influencer é almejada cada vez mais por pessoas de qualquer faixa etária.

Isso porque qualquer pessoa pode tornar-se um influenciador digital, desde que tenha algo relevante para entregar ao público, e desde que isso seja do interesse de muitos outros usuários.

Para tanto, é preciso ser referência em algum assunto, contar com uma boa base de fãs e trabalhar constantemente para agradar cada vez mais os seus seguidores.

Contudo, existem milhares de influenciadores atuando no mercado, e cada vez mais novas vozes aparecem e isso deixou o ambiente muito competitivo.

Portanto, é fundamental entender como se tornar um influenciador digital por meio de práticas que podem levar ao sucesso.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Quer saber tudo sobre o assunto e como se tornar um influenciador digital? Basta continuar a leitura. Vamos lá!

O que é um influenciador digital

Um influenciador digital é uma pessoa que atua em diferentes mídias sociais e consegue engajar e atrair uma quantidade relevante de pessoas interessadas nos seus conteúdos.

Normalmente esses conteúdos envolvem algum nicho específico. Temos muitos influenciadores da área fitness, de produtos de beleza e saúde, por exemplo, e diversos outros e ambos precisam apresentar conteúdos relevantes para a área escolhida.

Essa é uma profissão que vem ganhando muito destaque e adesão das empresas, por meio de parcerias, porque os influenciadores têm um poder muito grande de persuadir o comportamento de compra dos consumidores online.

Os conteúdos criados contam com uma originalidade e mostram a vida desse influenciador, o que aumenta muito a capacidade de viralização dos conteúdos desse profissional.

Os influenciadores mais conhecidos têm uma base de milhões de seguidores.

Como essas são pessoas com um número muito grande de seguidores, elas se tornaram formadoras de opinião e passaram a influenciar seus seguidores em temas diversos.

Moda, política, religião, espiritualidade, atividades físicas, tecnologia e games são apenas alguns exemplos dessa influencia..

Esse grupo já é tão relevante, que uma pesquisa realizada pela Opinion Box sobre o Instagram, apontaram que, no Brasil, 71% dos usuários da rede social, seguem influenciadores digitais.

Segundo a mesma pesquisa, cerca de 58% desses usuários afirmam que já compraram algum produto indicado por um influencer da rede.

Portanto, essa é uma profissão que está em alta e gera oportunidades de negócios quase ilimitadas.

Isso porque as empresas estão de olho nesses dados e sabem que contar com um influenciador na sua estratégia de marketing é fundamental para o crescimento do negócio.

influenciador digital - Influencer de maquiagens

Quais são os tipos de influenciadores digitais

Existem muitos tipos de influenciadores que já são celebridades, subcelebridades, microinfluenciadores, entre outros.

São muitas as contas e os perfis espalhados pelas diferentes redes sociais. Portanto, separamos as categorias de influenciadores por alcance e objetivo de trabalho. Veja a seguir!

Top celeb

Esse é um tipo de influenciador celebridade, já que costuma ter um número massivo de seguidores e consegue alcançar milhões deles com as suas publicações.

As taxas de engajamento desse perfil são muito altas e ideais para gerar reconhecimento e consciência de marca.

Contudo, esse perfil tende a falar sobre assuntos mais genéricos, menos específicos e, em alguns casos, até mesmo de nichos diferentes.

Logo, não costumam associar-se a um nicho com foco mais específico. Ainda assim, conseguem movimentar muitas pessoas e são muito relevantes nos assuntos que abordam.

Fit celeb

O fit celeb é outro perfil que tem um número muito grande de seguidores e um poder de influência que movimenta milhares de pessoas.

Diferentemente do top celeb, esse profissional costuma especializar-se em um nicho e focar em um segmento.

Por conseguinte, essa é uma modalidade muito buscada por empresas mais específicas e que querem um influenciador que seja reconhecido pelo seu nicho de atuação.

Esse perfil ajuda muito na hora de gerar tráfego nas vendas diretas de um e-commerce.

Autoridade

O influenciador autoridade é aquele que é referência em determinado assunto e costuma saber tudo sobre ele.

Esse perfil já é totalmente segmentado para um nicho e os usuários tendem a vê-lo como uma referência sobre o assunto que ele domina.

Assim sendo, esse profissional é excelente em gerar consciência, e as suas indicações são tidas como regra de qualidade.

Trendsetter

O trendsetter é um influenciador que tem seus valores e anseios muito conectados com os conteúdos que produz. Ele está diretamente associado e engajado com causas e ideais.

Devido a isso, seus seguidores o têm com grande respeito e costumam ver esse profissional como uma autoridade em determinados assuntos.

O trendsetter é ótimo para melhorar o posicionamento de uma marca, contanto que compartilhem das mesmas aspirações.

Micronfluenciador

O microinfluenciador, como o nome sugere, tem um número de seguidores mais reduzido, mas costuma ser muito engajado.

Ele é um profissional que pode humanizar as marcas e criar uma relação mais aproximada com os clientes das empresas.

É mais fácil conquistar parcerias sendo um microinfluenciador, porque ele conta com um número menor de seguidores e tende a ser mais economicamente viável para as empresas.

No entanto, é preciso investir em engajamento com a audiência desse perfil.

Jornalista

O influenciador jornalista é adepto da imparcialidade e busca focar em tendências e assuntos relevantes para determinado nicho.

Como ele está sempre atualizado sobre o nicho em que atua, é admirado e constantemente buscado pela audiência que quer saber das novidades em um segmento.

Influenciador interno

Colaboradores de uma empresa podem tornar-se o “rosto da marca” ao virarem influenciadores internos.

O seu objetivo será, portanto, representar o universo interno da marca para o mundo.

Isso é uma excelente estratégia porque consegue humanizar a empresa e mostrar que existem pessoas reais por trás daquela marca.

Como se tornar um influenciador digital em 9 passos

Virar um influenciador relevante demanda tempo e esforços constantes, já que é preciso construir uma comunidade em volta dos seus conteúdos e do seu perfil.

Além disso, a cada dia surge um novo influenciador que aumenta ainda mais a competição pela atenção dos usuários.

Mas não é preciso desesperar-se, pois existem técnicas que ajudam quem quer começar uma carreira de influenciador digital. Confira um passo a passo para ajudá-lo nessa tarefa. Acompanhe!

1º passo: defina o seu nicho de atuação

O primeiro passo, que é indispensável, é definir um nicho de atuação no qual os seus conteúdos vão se basear. Sem um nicho, será muito difícil construir uma comunidade e gerar engajamento.

Afinal, para quem está começando, não é possível falar sobre todos os assuntos e segmentos e, assim, ser reconhecido pelos usuários das redes.

O nicho é de extrema importância, porque, sem a definição de um, os seus conteúdos estarão competindo com influenciadores de todos os segmentos.

No entanto, definir um nicho não é tão complicado. Algumas sugestões para isso são:

  • falar sobre o que você ama;
  • criar conteúdo sobre um assunto que você domina;
  • focar nas coisas que o interessam e comovem.

Quando você fala sobre assuntos com essas características, fica muito mais fácil e natural criar conteúdos relevantes e que vão dialogar com uma audiência que pensa e valoriza as mesmas coisas que você.

influenciador digital - Influenciadora ensinando receitas

2º passo: estabeleça uma audiência

Junto da definição de um nicho, segmentar uma audiência é o complemento para criar uma comunidade em torno dos assuntos que você abordará.

Encontrar a audiência certa para o seu negócio é fundamental para que você consiga atrair seguidores, inscritos e fãs para o seu canal.

Esse público é que será o foco dos seus assuntos e o combustível que fará a sua marca decolar.

A audiência, ou persona, do seu empreendimento estará diretamente ligada ao seu nicho de atuação.

Outro ponto muito importante em segmentar o seu público é que ele vai ajudar a definir quais são os canais de comunicação mais indicados para você marcar presença.

Isso porque não é viável e recomendável, nos primeiros momentos, estar presente em todas as redes e plataformas de comunicação.

Você precisa estar nos canais em que a sua audiência está e gosta de consumir os tipos de conteúdos que você produzirá.

Como exemplo, se o seu objetivo é falar sobre o universo empresarial, muito provavelmente a sua audiência vai estar no LinkedIn ou no Twitter.

Alguns pontos a considerar na hora de definir uma audiência são:

  • dados demográficos;
  • desafios que você quer superar;
  • suas motivações;
  • pontos fortes do seu conhecimento;
  • razões pelas quais os usuários escutariam você.
influenciador digital - engajamento das redes sociais

3º passo: estipule os canais de comunicação

Com um nicho e uma persona bem definidos, é preciso saber onde se posicionar e em quais canais produzir os seus conteúdos.

Existem diferentes canais que podem ser usados por um influenciador digital.

Antes de começar a produzir conteúdos para as redes, você deve averiguar qual delas é a mais recomendada para o nicho de atuação que você vai abordar e onde seu público está mais presente.

É possível atuar em mais de uma plataforma, mas é fundamental escolher aquela em que você vai focar a maioria dos seus esforços e conteúdos, principalmente para quem está começando nessa carreira.

Há muitos outros pontos que devem ser considerados para escolher o canal certo. Uma boa dica é entender o que outros influenciadores do mesmo nicho que o seu estão fazendo.

Assim, você consegue ter insights que o ajudem a se posicionar melhor. Os principais canais que os influenciadores estão utilizando são:

Canais de venda: o que são, tipos, quais os principais e como utilizá-los em seu negócio!

4º passo: desenvolva um calendário de conteúdo

Como papel fundamental de um influenciador digital, você deverá criar constantemente conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o seu público.

Necessário também, agradar os mecanismos de busca e o algoritmo das redes sociais.

Os influenciadores de sucesso têm como característica comum a consistência e o comprometimento nas postagens de conteúdos, e os seguidores esperam por isso.

Diariamente, será preciso falar com a sua audiência e oferecer assuntos relevantes a ela.

À vista disso, ao definir o seu nicho, a sua audiência e o canal de comunicação, você precisa de um calendário de conteúdo para guiar as suas ações.

Com algumas técnicas, que deixaremos mais adiante, ficará mais fácil para você entender qual o melhor tipo de conteúdo e como se programar para ter sempre publicações a oferecer. São elas:

  • criar conteúdos que sejam relacionados ao seu nicho e interessantes para a sua audiência;
  • planejar os seus conteúdos mapeando os seus objetivos e o tipo de conteúdo que funciona melhor para você;
  • definir um cronograma e uma frequência de postagem para cada rede;
  • encontrar o horário que melhor engaja a sua audiência;
  • contar com ferramentas de gestão de redes sociais e de calendário editorial;
  • preencher o seu calendário com diversidade de conteúdos, temas, formatos e mídias;
  • programar as suas publicações de maneira automatizada.
influenciador digital - calendário de publicação

5º passo: seja estratégico na geração de tráfego

Quanto mais tráfego você gerar nas redes sociais, mais pessoas você alcançará e mais seguidores você vai conquistar.

Contudo, conseguir um bom alcance no começo dessa jornada pode ser bastante difícil.

Diante disso, você precisa encontrar maneiras de gerar cada vez mais tráfego para atingir uma audiência cada vez maior.

Veja, a seguir, algumas maneiras fáceis, mas eficientes, de gerar trafego no começo:

  • permita e facilite o compartilhamento dos seus conteúdos;
  • marque empresas e pessoas estratégicas nos seus conteúdos e use as hashtags certas;
  • use soluções tecnológicas na sua rede, como os chatbots, de maneira planejada;
  • entenda os melhores horários para postar;
  • sempre que possível, interaja com os comentários e compartilhamentos dos seus seguidores;
  • invista em tráfego pago;
  • use os CTAs.

Tráfego pago: O que é preciso para minha campanha ter sucesso?

6º passo: dê atenção à sua audiência

Um erro que não pode ser cometido é investir em conquistar novos seguidores e esquecer-se da atual base de usuários que já seguem você, mesmo que seja pequena.

Quando não existe interação entre a sua marca e os seus seguidores, eles tendem a perder o interesse no que você tem a dizer.

O conteúdo é parte fundamental para a sua estratégia de marketing, mas a interação é uma das melhores maneiras de conquistar o engajamento da sua audiência.

As principais redes sociais querem ver os seus usuários se relacionando.

Tanto é que essas redes costumam aumentar o alcance de conteúdos que são compartilhados, curtidos, salvos e em que existe um grande número de interações como os comentários.

Até para quem é influenciador o engajamento é uma métrica decisiva para conseguir parcerias com grandes marcas.

influenciador digital -  jovem respondendo comentários

7º passo: faça colab

Fazer colab com outros influenciadores é uma boa maneira de conquistar novos seguidores, já que você estará em contato com a audiência dele. Afinal, o alcance dos influenciadores é muito grande, sendo que alguns têm milhões de seguidores.

O importante é buscar por colaboração de influenciadores que falem sobre o mesmo tema ou abordem o mesmo nicho de mercado que o seu. Existem muitas maneiras de trabalhar em colaboração com outro influenciador.

Algumas colaborações são baseadas em pagamentos, mas a maneira mais efetiva sempre é por meio de um compartilhamento mútuo de conteúdo buscando por tráfego orgânico. Isso ocorre por meio de compartilhamento, entrevistas, ou criando conteúdos junto de outro influenciador.

influenciador digital - amigas influencers em uma live

8º passo: responda as tags

As tags são etiquetas que os influenciadores podem criar para começar uma comunidade em torno de um assunto.

Portanto, ao criar uma tag, o que é recomendado, não se esqueça de interagir com as tags que outros usuários usam e que se relacionam com a sua.

Os desafios das redes, como o uso e criação de tags, são poderosas ferramentas de interação e podem fazer com que os seus conteúdos e as marcas alcancem um número muito grande de usuários.

9º passo: faça inbound marketing

O marketing de atração, ou inbound marketing, é uma das melhores maneiras de conquistar uma audiência grande, engajada e que realmente se interessa pelos assuntos que você aborda.

Essa metodologia segue os princípios do marketing, que são indispensáveis para qualquer estratégia, como funil de vendas, jornada de compras e marketing de conteúdo.

Quanto ganha um influenciador digital

O ganho dos influenciadores é muito relativo, porque depende do “grau de influência”, do número de seguidores, do quão valiosos eles são para os seus usuários e das metodologias de pagamento das diferentes redes sociais.

Pesquisa recente mostra que em média, os grandes influenciadores podem ganhar até R$ 10 mil por mês.

Já o valor das campanhas podem variar de R$ 1.000 até R$ 600 mil, dependendo do influencer e da empresa pagante.

Tudo depende da relevância que esse influenciador tem e da capacidade de alcançar e impactar usuários das redes com conteúdos relevantes e que são realmente interessantes para consumidores, usuários das redes e marcas.

Para ser um influenciador digital, não basta criar conteúdos interessantes e contar com uma boa base de fãs.

É claro que essas são características indispensáveis, mas é preciso entender algumas técnicas para que você consiga começar e crescer de forma orgânica e eficiente.

Existem muitos tipos de influenciadores que abordam temas diferentes e interagem de forma distinta, de acordo com a sua área de atuação.

Um ponto fundamental é conhecer os passos que devem ser dados para começar a ser um influenciador e conquistar resultados significantes com essa profissão que tende a crescer cada vez mais.

Seguindo as dicas que trouxemos neste artigo, as suas chances de se tornar um influenciador serão muito maiores.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário