Descubra como vender roupas usadas no e-commerce de forma eficiente
Lance Inteligente no Google Ads permitirá conectar loja física com vendas online

Entenda a importância dos banners na loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

O layout de uma loja virtual é constituído por diversos elementos que interferem de forma positiva ou negativa na experiência do usuário durante a navegação. Um destes elementos são os famosos banners e suas possibilidades de uso.

Os banners representam uma exibição gráfica em diferentes posições dentro de uma loja virtual, através deles são realizados anúncios baseados em imagens. 

Quando trabalhados estrategicamente alinhados aos objetivos de marketing da loja, se tornam uma ótima ferramenta para atrair o consumidor ao produto, promoção ou serviço específico.

Para que os resultados possam de fato serem efetivos, separei algumas perguntas que lhe ajudarão a pensar e planejar a criação dos banners para a sua loja virtual: 

  • O que você deseja promover? Produtos, marcas, serviços ou promoções?
  • Os banners serão alterados de quanto em quanto tempo? Haverá um período regular?
  • Quais posições do site você usará para inserir os banners?
  • Quem irá desenvolver a arte dos banners para a sua loja?
  • Qual é o objetivo do seu negócio ao utilizar os banners? Aumentar as vendas de um produto? Anunciar novos produtos ou divulgar vantagens da loja?

Essas são algumas perguntas que você pode fazer quando estiver criando a estratégia de marketing e vendas de sua loja virtual.

Principais tipos de banners

O design dos banners ajuda no fortalecimento da identidade visual da marca. De acordo com o layout da loja pode haver diferentes tipos de banners, alguns comumente usados serão listados abaixo, confira!

Home

Normalmente tem formato retangular, exibido na página principal, é um dos banners mais visualizados. Ideal para anúncio de produtos, promoções e serviços, geralmente os temas têm versão desktop e mobile deste banner.

Vitrine (banner régua)

Bastante utilizado para informar as vantagens da loja, como entregas, parcelamentos, descontos entre outras. Utilizado na home, de acordo com o tema possuirá versão desktop e mobile.

Extras

Localizados entre as vitrines, geralmente possuem dimensões menores e formatos quadrados ou retangulares. Os banners extras são muito utilizados para anunciar produtos e categorias específicas.

Títulos

Exibido dentro das páginas de categorias (listagens), ajudam na divulgação de produtos destaques da categoria. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais banners de uma loja online, vamos pensar na criação de um banner e o que é necessário para esta etapa: 

  1. Dimensão do banner (em pixels);
  2. Design seguindo a identidade visual da loja;
  3. Textos necessários;
  4. Posição da imagem do produto e/ou logo; 
  5. Em qual formato de arquivo será utilizado;
  6. Sempre que possível verificar o peso e compactar antes de realizar o upload para a loja.

Dispositivos 

Não é mais novidade que a navegação na internet não se limita a desktops ou notebooks. Atualmente grande parte dos acessos a lojas virtuais no Brasil são realizados através de dispositivos móveis.

Um banner grande que ocupa grande parte do topo e fica ótimo na tela do seu computador de trabalho pode não ser bem exibido em um smartphone ou tablet. 

A consequência disso, além da má visualização, será o resultado que o seu site terá nos mecanismos de busca, que a cada dia valorizam os sites que têm banners otimizados para dispositivos móveis. 

Por isso, é importante garantir que o tema da sua loja tenha banners exclusivos ou otimizados para mobile! 

Performance

Apesar de ser uma excelente ferramenta de anúncios, a utilização de muitos banners pode interferir diretamente na performance da sua loja.

Para melhorar o tempo de carregamento das páginas e ajudar no SEO, é importante verificar quais banners realmente são necessários exibir, utilizá-los e compactá-los sempre que possível.

Para que os banners da sua loja tenham o menor tamanho possível, sem diminuir visivelmente a qualidade da imagem, busque utilizar programas específicos, como o Photoshop, por exemplo, que têm uma função chamada “Salvar para a Web”, que possibilita ajustar facilmente o tamanho da exportação, de modo a facilitar a publicação na internet.

Se o design gráfico não é seu ponto forte ou se você já tem um banner que precisa otimizar, não se preocupe. Existem inúmeras ferramentas gratuitas de otimização de imagem, como o Tiny Png, por exemplo. Essa ferramenta otimiza automaticamente suas imagens para as melhores configurações de visibilidade na internet.

Posições

Dentro do layout de uma loja online, existem diversas posições onde é possível inserir banners, cada posição representa um ponto de contato entre o visitante e o anúncio, por esse motivo é de fundamental importância escolher de forma assertiva os melhores lugares para a inserção dos banners em sua loja e o objetivo de cada um.

Otimização da home

A página principal de uma loja online é a home, nela o cliente encontra as vitrines com os produtos mais vendidos, as novidades, produtos em oferta, entre outros. Ótima página para anunciar produtos, promoções, categorias de produtos, lançamentos e vantagens da loja. 

Desde o topo até o rodapé da página home, existem diversas posições de banners, que dialogam de formas distintas com o visitante. 

Os banners do topo e meios de página, por exemplo normalmente anunciam produtos, promoções e serviços enquanto os banners localizados na parte de baixo do site e no rodapé direcionam o visitante para páginas informativas e ou de contato. 

Listagem

A página de listagem é onde os produtos das categorias são exibidos, nela os banners podem exibir informação referente a categorias de produtos específicas, promoções, cupons de desconto, forma de envio entre outras possibilidades.

Observação: temas diferentes possuem regras de banners diferentes, ao personalizar a sua loja virtual verifique a documentação do seu tema.

O que evitar

Como já mencionado anteriormente, a má utilização de banners em uma loja online pode influenciar diretamente na performance do site, tornando o tempo de carregamento mais lento. Além da performance, veja algumas outras dicas do que evitar, confira abaixo!

Banners em excesso

Já comentei sobre o efeito colateral na performance da loja, para quem utiliza muitos banners, mas outra dica é não usar um número elevado de banners rotativos, pois além de também interferir na performance, muitos passam despercebidos pelos visitantes, o ideal é a utilização de no máximo 4 slides.

Banners não otimizados para dispositivos móveis

Além do tempo de carregamento ficar maior, a visualização das informações dos banners muitas vezes acabam ficando ilegíveis.  

Banners sem direcionamento 

Lembre-se de colocar o link para onde o usuário deverá ser direcionado ao clicar no banner.

Pop ups

Apesar de muito utilizado, os banners pop ups nem sempre são a melhor escolha para atrair o cliente. Tanto o pop up de entrada quanto o de saída devem ser repensados, principalmente quando se trata de navegação mobile, pois acabam tirando o foco do cliente e acabam ocupando grande espaço na tela. 

Formatos

Alguns formatos de arquivo, como “gif animado” apesar de ser aceito na plataforma, não é recomendado pois também interfere no carregamento e performance da loja.

Realize testes, analise quais banners tiveram melhores resultados e mesmo que os seus clientes não realizem o número de compras esperadas na promoção, o fato de você estar avisando sobre novos produtos e marcas pode contribuir para a decisão de realizar a compra posteriormente. 

A troca regular dos banners também mantém seu site atualizado e vivo com novos conteúdos e imagens, despertando a atenção do visitante!

Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler outros conteúdos de minha autoria!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda a importância dos banners na loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *