Como aplicar técnicas de SEO para otimização de um blog
Como o chat para loja virtual pode melhorar o relacionamento com o cliente?

Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária?

Publicado em: • Última Atualização:

Em um mercado cada vez mais competitivo, a identidade visual se tornou um dos elementos responsáveis por impactar novos compradores e manter o empreendimento bem posicionado. Afinal, isso permite que a sua organização seja mais atraente e demonstre mais profissionalismo sob o ponto de vista de seus parceiros e consumidores, aumentando, assim, a credibilidade e a confiabilidade na sua marca.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos, neste artigo, a relevância de criar uma identidade visual de uma empresa no meio online e como ela ajuda o e-commerce a aumentar as suas vendas. Continue a leitura e confira!

O que é a identidade visual de uma empresa?

De forma simples, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, sobretudo gráficos, que é planejado para caracterizar os valores e ideias do negócio e apresentá-los ao cliente. Ela é um importante elemento na construção da marca de uma empresa, a famosa “cara da marca” e que geram empatia e identificação aos clientes.

Logotipo, tipografia, cores, cartões de visita, imagens, ícones e flyers são alguns dos elementos que fazem parte do ambiente de um e-commerce e que compõe a sua identidade visual. No comércio virtual, é fundamental que o empreendedor pense em algo personalizado, com tipografia e cores adequadas.

Por que é tão importante ter uma identidade visual adequada?

Além de facilitar a identificação da organização nas mais diversas localidades, criar uma identidade gráfica marcante e versátil contribui para transmitir confiança e estabilidade ao consumidor. Um ótimo exemplo disso é o clássico rótulo vermelho com tipografia branca da Coca-Cola — reconhecível em qualquer lugar do mundo e uma marca que ajuda a gerar muitas vendas à empresa.

Em resumo, a identidade visual é importante para:

  • ampliar a reputação da organização e dos seus produtos ou serviços;
  • aumentar a confiabilidade da marca entre os parceiros e consumidores;
  • melhorar a reputação da empresa;
  • destacar-se da concorrência;
  • elaborar campanhas de marketing e fazer com que se tornem reconhecidas;
  • vender novos produtos.

Como ela ajuda a aumentar as vendas?

Os fatores da identidade visual do negócio impactam diretamente nas vendas. Isso porque ela influencia a decisão de compra do consumidor. Quando um cliente se depara com um site moderno, organizado e atraente, ele experimenta novas sensações e sente vontade de retornar, tornando-se fiel à marca.

De modo geral, as suas vendas dependem da sua marca e o seu negócio de como você o apresenta no mercado aos consumidores. Portanto, uma identidade visual bem elaborada permite atrair cada vez mais clientes.

Como criar uma identidade visual?

A essa altura você já deve estar se perguntando como criar uma identidade visual de qualidade, já que ela pode melhorar consideravelmente o seu negócio, não é mesmo? Confira, a seguir, algumas dicas que o ajudarão a criar uma identidade visual para o seu e-commerce.

Crie o briefing

O briefing é a peça-chave de qualquer projeto, bastante usado no mundo da publicidade e do design. Se trata de um tipo de documento criado para guiar um projeto específico, a fim de levantar pontos importantes para a produção de alguma coisa, seja um site, uma campanha ou uma identidade visual.

Em geral, um briefing deve conter algumas informações necessárias para que seja útil, como detalhes sobre o produto ou serviço, mercado de atuação, perfil dos potenciais consumidores, posição no mercado e objetivo tanto da empresa quanto do cliente. Depois de definir essas questões, fica mais clara a criação da identidade visual da empresa.

Tenha um nome de impacto

Criar o nome da empresa é o primeiro passo para o sucesso. Afinal, ele é um importante elemento para promovê-la, ajudando a destacar as suas mercadorias e serviços daqueles idênticos oferecidos pela concorrência.

Quando o nome da sua empresa chama a atenção dos clientes pela criatividade, fica mais fácil de lembrá-lo, aumentando, assim, as vendas por impulso.

Crie uma relação emocional

De nada adianta ter um produto inovador e o melhor site de vendas da internet se a empresa não se conecta emocionalmente com o público.

A identidade visual da empresa, na maioria das vezes, transmite essa sensação às pessoas, criando uma conexão com o consumidor. Por exemplo, quando alguém se refere à Apple, você imediatamente pensa em produtos com alta qualidade, inovação, prestígio e layout diferenciado.

Ao criar sua identidade visual tenha em mente como ela afetará as pessoas e como seus futuros clientes se apropriarão dela.

Considere o design

Não se esqueça que, no mundo do design, menos é mais. Portanto, procure desenvolver uma imagem simples e fácil de reproduzir em vários tamanhos e tipografias adequadas.

Para lojas virtuais, o design deve seguir um padrão definido, capaz de transmitir a mensagem que sua empresa quer passar. É a harmonia do design que o ajudará a decidir os conceitos estéticos da sua marca.

Pesquise a concorrência

Focar apenas no seu negócio é correr olhando para o chão. É necessário conhecer o que já foi feito pelas marcas que compartilham produtos e serviços semelhantes ao que você está criando. Isso poderá ajudar a excluir algumas ideais parecidas e criar identidade visuais melhores para se destacar no mercado.

Domine a psicologia das cores

Ter domínio sobre as cores e criar diversidades na hora de produzir a identidade visual da sua empresa é uma das atividades mais importantes e com maior representatividade comercial.

As cores são fundamentais em qualquer área, e cada uma delas desperta uma sensação específica em quem as vê. Por isso, é importante conhecer bem os significados transmitidos por cada uma antes de escolher qual usar, isso tudo conforme o seu público-alvo e sua área de atuação.

Faça o brainstorming

Embora seja um termo associado ao mundo publicitário, o brainstorming, traduzido como “tempestade de ideias”, consiste em levantar ideias para solucionar problemas ou criar coisas novas. No contexto da identidade visual, ele é essencial para encontrar possíveis modelos de marcas e saídas visuais que reflitam os interesses e posicionamentos da sua empresa diante do seu público.

Vale destacar que, na maioria das vezes, contratar um profissional ou uma empresa especializada para planejar e desenvolver o processo é a melhor opção para atender às suas necessidades, visto que ele realizará a tarefa com o menor tempo, menos burocracia e maior qualidade.

Lembre-se de que não dá para ser diferente se você pensar igual a todo mundo. Portanto, se a intenção é se destacar no mercado, a inovação é crucial na hora de criar uma identidade visual. Esteja sempre atento às tendências do marketing digital para não perder oportunidades de projetar a sua loja virtual.

Agora que você já sabe a importância da identidade visual de uma empresa, que tal conhecer quais são as tendências de e-commerce para este ano? Leia agora mesmo o nosso artigo e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Afinal, por que a identidade visual de uma empresa é tão necessária?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *