9 dicas para iniciantes sobre logística em loja virtual
O que é cross selling e Up Selling – Explicação e Exemplos

O que é a hospedagem de site e como ela afeta seu desempenho?

Publicado em: • Última Atualização:

Decidiu montar um e-commerce e está buscando informações para criar sua primeira loja virtual? Então merece os parabéns, porque está começando muito bem! Afinal, a hospedagem de site é um dos primeiros itens que devem fazer parte da sua checklist.

Preparamos aqui um post completo para que você dê os primeiros passos com o pé direito, escolhendo corretamente a hospedagem de site para seu novo empreendimento. Siga em frente e comprove!

Entenda a hospedagem

Ao montarmos um site, precisamos colocá-lo em um servidor para que fique disponível na internet. Esse servidor nada mais é que um recurso virtual, espaço onde vários outros proprietários de sites também hospedam suas plataformas.

Mas por que usar um recurso de terceiros em vez de ter um servidor na sua casa? Pois imagine que você tem um servidor na sua casa e hospeda seu site nele. Se faltar luz, o que vai fazer? E se, de repente, seu servidor para de funcionar? E se o número de clientes da sua loja virtual aumenta consideravelmente e falta espaço?

A verdade é que são muitas as variáveis que podem impactar negativamente em seu e-commerce, deixando-o indisponível para os clientes. É justamente por isso que contar com uma empresa especializada é muito mais vantajoso!

Ao contratar uma hospedagem de site, você passa a ter garantias de que esses problemas não afetarão sua loja. Afinal, as empresas que ofertam esse serviço não têm apenas um servidor, mas vários, todos funcionando ao mesmo tempo. Assim, se um falha, outro o substitui.

Saiba como escolher

Outras tecnologias também estão envolvidas para manter seu site seguro e funcional pelo máximo de tempo possível. Portanto, fique atento aos fatores que podem impactar sua loja virtual ao escolher a hospedagem de site!

Disponibilidade do serviço

O intuito de ter um e-commerce é manter seu negócio aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, correto? Por isso mesmo, você deve escolher um fornecedor de hospedagem de site que garanta, no mínimo, 95% de disponibilidade de serviço. Isso quer dizer que seu site passará pelo menos 95% do tempo disponível para os clientes.

Está se perguntando por que não 100%? Simples: nenhum provedor de hospedagem de site pode garantir 100% de disponibilidade, já que erros sempre podem acontecer. Então guarde: quanto maior for esse índice, melhor será para suas vendas.

Velocidade de carregamento

Você certamente já se deparou com um site que demora a carregar, não é mesmo? O problema é que quando você clica em uma página e espera, espera, até que todo o conteúdo esteja disponível, isso gera uma certa indisposição entre empresa e visitante. Para não se tornar esse tipo de e-commerce, cheque a velocidade de carregamento dos sites hospedados pelos fornecedores que está considerando.

Aliás, sabia que o Google penaliza sites que demoram a carregar, afetando também o rankeamento nas buscas orgânicas? Além disso, quando o site demora a carregar, é quase certo que vai aparecer uma página de erro no momento em que o visitante estiver tentando navegar. Aí é mais um ponto negativo para sua reputação. Então é melhor escolher o provedor de hospedagem de site certo!

Segurança da informação

Quando você hospeda um site em um servidor, ele passa a coletar e armazenar todas as informações geradas por seu e-commerce. E como isso inclui os dados dos seus clientes, a responsabilidade deve ser considerada. Imagine se acontece um vazamento de informações: seus clientes podem ser prejudicados com fraudes e golpes on-line. E esse peso recairá sobre você!

Nesse caso, o melhor é não dar chance para que isso aconteça, escolhendo seu fornecedor de hospedagem de site com base nas ferramentas de segurança da informação que ele utiliza. Conexão segura (o famoso https), por exemplo, é o nível mais básico de segurança que um site pode oferecer. É preciso ir além, contando com criptografia de dados de ponta a ponta e selos de segurança certificados por empresas especializadas.

Reputação da empresa

Antes de contratar um serviço de hospedagem de site, é fundamental verificar a reputação da empresa. Como o marketing na internet está cada dia mais forte, paute-se no que outros clientes estão dizendo para fazer sua escolha.

Consulte sites como o Reclame Aqui, plataforma em que os consumidores insatisfeitos costumam deixar suas reclamações. Além disso, pesquise reviews e recomendações na internet e fique atento a comentários nas redes sociais. Converse também com outros empreendedores para saber quais provedores eles usam e qual é o nível de satisfação com os serviços contratados. Lembre-se de que todo cuidado é pouco quando se trata da imagem da sua loja virtual!

Oferta de suporte

Já que nenhuma tecnologia está livre de falhas, procurar saber se você pode contar com o devido suporte do seu provedor de hospedagem é essencial. Imagine que seu site sai do ar sem motivo algum durante o final de semana da Black Friday. Aí só existem 2 opções: ou o problema é resolvido imediatamente ou você perderá muitas vendas.

O acesso ao suporte deve ser ágil e contar com vários canais de comunicação, desde chat on-line até telefone. Além disso, prefira sempre um suporte em português, pois, mesmo que você seja fera em outras línguas, pensar em outro idioma no momento do desespero é bem mais difícil.

Limite de tráfego

Alguns planos de hospedagem de site têm limite de tráfego. Isso quer dizer que, ao atingir um número X de visitantes no seu e-commerce, ele para de funcionar. E é claro que isso compromete seu desempenho e suas vendas!

Certifique-se desse limite e da possibilidade de ampliá-lo quando sua loja virtual estiver recebendo mais tráfego. Melhor ainda: contrate um serviço que ofereça tráfego ilimitado, porque aí você não precisará se preocupar. A melhor preocupação de um lojista on-line deve ser sempre a de captar mais clientes!

Preço da solução

Obviamente, o valor que você paga para manter seu site no ar mensalmente conta muito, pois compõe o custo do seu empreendimento. Quanto ao preço, existem diversas opções no mercado. Mas atenção: por mais que você até se sinta atraído pelo mais barato de início, não deixe de verificar os outros itens que listamos. Afinal, se faltar algum, seu desempenho pode ser comprometido.

O preço deve sim ser levado em conta, mas não pode determinar sua escolha por um serviço de hospedagem de site. A qualidade da experiência dos seus clientes deve sempre ser preservada!

Pronto para escolher seu provedor de hospedagem de site? Entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é a hospedagem de site e como ela afeta seu desempenho?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.