Halloween: o Dia das Bruxas como uma boa oportunidade de marketing

O Halloween é uma boa data comemorativa para apostar no marketing do seu e-commerce. Confira um pouco mais a seguir! Certamente você […]

O Halloween é uma boa data comemorativa para apostar no marketing do seu e-commerce. Confira um pouco mais a seguir!

Certamente você já sabe que trabalhar com o marketing, juntamente das datas comemorativas para impulsionar os resultados das vendas de seu e-commerce, é sempre uma boa pedida. Se ainda não sabe, é interessante começar a prestar atenção nesse assunto. Que tal ler alguns artigos a respeito? Além disso, a próxima data comemorativa marcante para as vendas no mercado é o Halloween

 

E pode acreditar! O Dia das Bruxas é também uma ótima oportunidade de fisgar clientes para que você consiga aumentar o faturamento da sua loja virtual no finalzinho do ano.

Sendo assim, agora vou te contar ao longo desse artigo algumas coisas importantes que consegui aprender nesses meus anos trabalhando com marketing digital, sobre o reflexo do Halloween nas vendas em e-commerces. Acompanhe comigo:

Conceituando o Halloween ou Dia das Bruxas no Marketing

O Halloween, também chamado Dia das Bruxas aqui em nosso país,  é uma festa popular e tradicional americana, que já se instalou fortemente em nossa cultura nacional brasileira. Acredito que podemos afirmar isso, pois em todos os anos, já há um bom período, percebemos com cada vez mais força a presença da comemoração do Halloween nos mais diversos ambientes.

Principalmente presente no universo infantil, o Dia das Bruxas também faz parte do cenário adulto, recheado de doces, travessuras e fantasias assustadoras no final do mês de outubro.

Dessa maneira, se a sua loja virtual se encaixa nos nichos das fantasias, das lojas de acessórios, dos ornamentos, de artigos infantis, velas e decoração de ambientes podem ser as que mais irão faturar nesse período do ano. Mas, nada impede que outros setores apostem em estratégias de marketing, com muito planejamento para atrair novos clientes nesse período.

Nesse momento do ano, muitas pessoas adoram decorar suas casas, vestirem fantasias e fazerem festas temáticas (aqui peço um pouco de atenção à pandemia, lembrando que o ideal é evitar aglomerações e manter os procedimentos de higiene orientados pela OMS). Além disso, muitas escolas, principalmente aquelas de idiomas, também são incrivelmente adeptas à festividade. 

Sendo assim, se há procura, deve haver oferta, não é mesmo? E uma oportunidade é sempre uma oportunidade! Logo, o mercado precisa se preparar para receber os pedidos dessas pessoas que comemoram sempre  essa festividade.

Outro segmento que não fica para trás quando falamos de Halloween é o setor alimentício. Afinal, é muito comum neste tipo de festa oferecerem doces e refeições com temas de horror e fantasia

Mas, não é simplesmente fazer uma promoçãozinha e publicar um post no Facebook que está tudo certo. Como eu sempre reforço aqui nos meus artigos: para se realizar boas ações de marketing sempre é necessário fazer um bom planejamento. Falando nisso, vou te dar mais algumas dicas sobre esse assunto a seguir:

Planejamento é tudo!

As chances de sua estratégia de marketing dar certo, quando feita com um bom planejamento, são muito mais garantidas. Dessa maneira, é possível que você se previna de riscos ou crie novas soluções para suas ações de marketing e de vendas. E, é por isso que quis trazer esse tema antecipadamente para você conseguir se programar com um bom tempo de trabalho.

Quando bem organizada e principalmente com o apoio de uma boa equipe de marketing digital,  especializada em ações com datas comemorativas, as estratégias de marketing podem garantir o destaque da sua marca no mercado. Afinal, todo o visual, todo o design da sua loja virtual e das suas redes sociais devem ser bem pensados e criados por profissionais competentes.

Isso porque a sua própria loja virtual e as suas redes sociais funcionam como uma vitrine de uma loja física. E você já deve ter notado que no Halloween muitas lojas físicas apostam em decorar suas vitrines com aquela decoração específica arrepiante, com produtos característicos do tema, como abóboras, teias de aranha, morcegos e afins.

Sendo assim, investir na atualização do seu layout é imprescindível, com muitas cores laranja, preto e roxo, além de bruxinhas, fantasmas e personagens de filmes de terror. Tente encontrar uma ligação com o seu segmento para fazer tudo de uma forma diferente e se destacar entre os outros.

Black Friday

Mesmo sendo uma data comemorativa com um público mais específico, pode ser ótima para fidelizar clientes e, depois, criar estratégias futuras. Isto é, além dos motivos acima, investir no marketing sazonal com o Halloween pode ser uma boa ideia para instigar as compras na Black Friday

Quase 33% dos clientes começam já a fazer suas compras de final de ano em outubro. Aproximadamente 43% deles preferem comprar no começo de novembro. Considerando que o Dia das Bruxas acontece em 31 de outubro, ou seja, quase novembro, é legal levá-la em consideração. Inclusive, grande parte dos comerciantes acreditam que o Halloween é uma ótima ocasião para aumentar o faturamento das lojas no último trimestre do ano.

Em outras palavras, se você precisa dar uma movimentada na sua loja virtual neste final do ano, pode então usar o Dia das Bruxas para coletar leads, trazer mais reconhecimento para a sua marca e fidelizar clientes. Conquistados esses leads e clientes, você alcança um maior número de possíveis compras na próxima data comemorativa que mais movimenta o mercado no final do ano: a Black Friday.

E não bastasse isso, além da Black Friday, no final do ano temos o Natal. Assim, podemos dizer que com certeza o Halloween funciona como mais uma grande oportunidade de chamar atenção para vender ainda melhor nessas próximas datas.

Contudo, gostaria de reforçar que contar com uma boa equipe de marketing digital para conseguir realizar perfeitamente todas as suas ações para o Halloween, pode fazer com que tudo ocorra ainda melhor!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário