Guia completo para vender pelo Instagram

Ninguém para o Instagram!  Embora tenha tido alguns lançamentos que não deram o retorno esperado, a história da rede social é um […]

Ninguém para o Instagram! 

Embora tenha tido alguns lançamentos que não deram o retorno esperado, a história da rede social é um verdadeiro sucesso. E, de fato, existem muitos indícios que o Instagram ainda tenha potencial para conquistar um público muito maior. 

Por esse motivo, se você é um lojista, é imprescindível estar no Instagram e criar conteúdo para essa rede social. 

Fique com esse guia completo para vender pelo Instagram

Por que vender pelo Instagram? 

Como citado na introdução, o Instagram está fazendo muito sucesso e não deve parar por aqui. 

O engajamento desta rede social é surpreendente, justamente porque o público tem muita adesão. Logo, para quem deseja vender online, é um pecado do e-commerce ficar de fora do Instagram. 

Além disso, Mark Zuckerberg notou o potencial de vendas da rede e está cada vez mais pensando em ferramentas para facilitar as compras. Inclusive, com a mudança do próprio layout do aplicativo. 

Como vender pelo Instagram? 

O Instagram conta com diversas ferramentas para vender online e possibilidades de abordagem do público-alvo. 

Conheça agora tudo o que seu perfil no Instagram precisa ter e fazer para realizar vendas online. 

Crie um perfil comercial 

Esse é um passo importante para todo o processo. 

Com um perfil profissional, o Instagram liberará recursos exclusivos para vendas, que sua loja não teria com a versão padrão da conta. 

Esses recursos facilitarão, e muito, vender pelo Instagram. 

Vale ressaltar que é muito simples mudar uma conta padrão para uma conta profissional. Além de ser totalmente gratuito. 

Planejamento de conteúdo relevante 

Antes de entrarmos nos recursos profissionais, vamos a um dos fatores mais importantes desta rede social: conteúdo relevante. 

O conteúdo relevante é aquele que o público deseja ver ou que desperte seu interesse. Além do mais importante, retenha sua atenção. 

Cabe a você identificar o que mais atrai o público e qual o melhor formato. Após isso, faça um planejamento de tudo que deve ser postado na semana ou no mês. 

Entretanto, é importante também deixar os conteúdos orgânicos fluírem. Muitas vezes você tem uma ideia super legal para conteúdo e pode aplicá-la naquele mesmo dia. Neste caso, não perder o timing é mais importante do que “furar” o planejamento. 

Conteúdo feed

Os conteúdos de feed podem ser fotos, carrosséis de imagens e vídeos de até 59 segundos.

Esses conteúdos ficam de forma definitiva no perfil, logo, é uma excelente forma de já deixar no feed boa parte dos seus produtos. 

Contudo, não se deve utilizar as mesmas fotos da loja virtual, caso haja uma. Geralmente, é aconselhável que na loja virtual as fotos tenham fundo branco. No Instagram, os produtos devem estar ambientalizados. Isso trará em engajamento muito maior. 

Além disso, o feed também pode ser utilizado para dar dicas, tutoriais e muito mais. 

Conteúdo reels

O Reels chegou no Instagram com uma proposta parecida com o TikTok. 

Com vídeos de entre 15 a 30 segundos, pode ser compartilhado no feed ou apenas nos stories. 

Ainda não “pegou” com a maioria do público. Entretanto, há alguns conteúdos fazendo bastante sucesso e com grande alcance. 

Então, para quem conhece o formato do TikTok, vale a pena investir tempo nesses vídeos mais curtinhos. 

Conteúdo story

Os stories, sem dúvida, são a maior força do Instagram. 

Boa parte dos usuários nem rolam a timeline, ficam 100% do tempo assistindo stories. 

Isso se deve ao fato de ser um conteúdo mais pessoal, rápido e, na maioria das vezes, inédito. Uma vez que, dificilmente um perfil ficará repetindo sempre os mesmos conteúdos quando terminam as 24 horas de vídeo útil de um story. 

Sendo assim, criar conteúdo para os stories proporcionam maiores chances de interação com o público. 

E o melhor, não é necessário ter uma grande produção!

Instagram Shopping

Aqui já entramento diretamente em uma ferramenta de vendas. 

Especialmente para quem possui uma loja virtual, o Instagram Shopping funciona como um catálogo de produto dentro da rede social. Assim, o cliente consegue ver todos os detalhes dos produtos e ser redirecionado para concluir a compra. 

A melhor parte do Instagram Shopping é a possibilidade de marcar produtos nas imagens do feed. Com fotos ambientalizadas, você pode fazer uma composição de diversos produtos em uma única imagem — podendo marcar até cinco através da ferramenta.  

Mensagens via direct

Fique atento ao direct do Instagram

Mesmo que sua loja possua Instagram Shopping e o cliente consiga fazer a compra sozinho, é muito provável que seu perfil esteja cheio de mensagens privadas. 

Contudo, isso é ótimo! Ter engajamento com o público é a melhor métrica para quem deseja vender pelo Instagram. Além disso, você terá contato direto com o cliente, consequentemente, uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas

Por outro lado, não responder mensagens ou não ter um atendimento eficaz, pode ser extremamente prejudicial. 

Em resumo, seja atencioso com as mensagens via direct!

Use comentários para levar ao direct

Como citamos anteriormente, o direct é a melhor oportunidade de vender. 

Logo, se alguma publicação tiver muitas interações por comentários e você pode tentar levar o público para o direct. Entretanto, é importante ter cuidado! 

Para começar, é importante deixar claro o preço do produto e, se possível, condições de pagamento. No mais, caso o cliente pergunte o preço nos comentários ou outras dúvidas, responda o que foi questionado, indique o direct para mais informações e/ou fotos exclusivas do produto. 

Lojas que não respondem os comentários ou apenas mandam para o direct, sem esclarecer a dúvida, podem se prejudicar.

Invista em anúncios 

Os anúncios são indispensáveis para qualquer loja virtual. 

Com eles, você atingirá um novo público que, provavelmente, demoraria muito mais tempo para encontrar sua loja de forma orgânica. 

Logo, se você deseja acelerar o processo de vendas, é essencial criar anúncios dos produtos, é claro, sempre seguindo as diretrizes do Instagram

Cultive sua audiência orgânica

Embora os anúncios sejam essenciais, cultivar e se relacionar com sua audiência orgânica é o mais importante. 

Todos os seguidores estão seguindo sua loja por um propósito, não se deixe cair no esquecimento e tomar “unfollow” porque parou de postar conteúdo. 

O público que já foi conquistado, precisa ser cultivado com bons conteúdos e atenção. Assim, o perfil de sua loja no Instagram estará em um looping. Quanto mais alimenta a audiência orgânica, mais essa audiência aumenta. 

Gostou do conteúdo? Então você não pode perder o Guia definitivo de vendas para WhatsApp!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário