Guia completo para usar o TikTok como canal de vendas

Sem dúvida, o isolamento social fez com que diferentes redes sociais caíssem na graça do brasileiro.  Foi o que aconteceu com o […]

Sem dúvida, o isolamento social fez com que diferentes redes sociais caíssem na graça do brasileiro. 

Foi o que aconteceu com o TikTok em 2020. De fato, o aplicativo estaria entre os mais queridos mesmo sem isolamento. Entretanto, o que aconteceu no Brasil e no mundo no último ano acelerou a adesão. 

Com algorítimo particular, novos criadores de conteúdo bombaram no aplicativo, que, por sua vez, tem espaço para uma infinidade de conteúdos diferentes. Assim, muitas lojas, físicas e virtuais, entraram na onda do TikTok

Sua loja já está presente nesta rede social? Então, confira nosso Guia completo para usar o TikTok como canal de vendas.

O que é o TikTok? 

O TikTok é uma rede social chinesa, utilizada através de aplicativo de celular. Começou a se popularizar em 2019, mas estourou, especialmente no Brasil, após o início do isolamento social. 

Seu formato é relativamente simples: conteúdo em vídeo de até 1 minuto.

Dentro deste tempo, o usuário pode gravar diversos tipos de conteúdo: receitas, danças, paródias, desafios de maquiagem, entre outros. 

Além disso, o usuário conta com duas opções para consumir os conteúdos em vídeo: seguindo e para você. Ou seja, é possível assistir em diferentes espaços aqueles conteúdos de pessoas que você já está seguindo e conteúdos diferentes — sempre baseado no algorítimo, que filtra os vídeos que o usuário costuma assistir e recomenda semelhantes. 

De fato, uma rede social que chegou para ficar e pode transformar sua loja virtual — e o melhor, sem você pagar nada a mais por isso (pelo menos por enquanto).

Quais segmentos de loja virtual podem criar conteúdo? 

Absolutamente todos os segmentos podem se destacar no TikTok.

Sem dúvida, é um ambiente predominantemente jovem. Entretanto, existem muitos usuários com perfil extremamente diferenciado. 

Realmente, será mais fácil utilizar a rede social se seu produto for direcionado ao público jovem, mas isso não é uma regra! Todo negócio possui chances de viralizar no TikTok, até porque estamos falando de um público muito engajado

Como usar o TikTok como canal de vendas? 

Agora vamos à parte prática, confira o passo a passo para começar a usar o TikTok como canal de vendas.

Faça um planejamento de conteúdo

Embora o TikTok seja uma rede social bastante diferenciada e nunca se sabe o que pode fazer sucesso ou não, é importante ter um planejamento. 

O conteúdo deve ser constante e criativo. É necessário analisar não só seu público-alvo, mas também o público do TikTok — que pode ser bastante diferente.

É importante ficar de olho em datas comemorativas. Sempre há uma hashtag que fica “em alta” nesses momentos.

Então, monte um planejamento semanal/mensal e foque na criação de conteúdo — criando vários conteúdos de uma só vez. Entretanto, não se prenda 100% no planejamento, é essencial estar por dentro das tendências. Veja mais no próximo tópico. 

Esteja por dentro das tendências e trends

O TikTok possui diversas tendências únicas. 

Utilizando o aplicativo, você perceberá muitos vídeos “semelhantes” (mais ou menos no mesmo estilo). Esses vídeos seguem tendências de músicas, hashtags e assuntos do momento. 

Além disso, os artistas e o próprio TikTok podem impulsionar músicas e áudios. Ou seja, vídeos com esses áudios possuem maior entrega para os usuários. Ou seja, seguir essas tendências, se fizerem sentido para seu negócio, aumenta as chances de seus vídeos serem entregues para mais pessoas e até se tornarem viral

Um bom exemplo disso é O Boticário. A empresa lançou uma ação com a cantora Manu Gavassi, em fevereiro de 2021, onde a mesma está em busca de um estagiário. Os candidatos devem gravar um vídeo para o TikTok mostram o motivo pelo qual devem ser contratados e inserir as hashtags escolhidas.

É impressionante como os vídeos dos participantes dessa campanha estão com alto alcance! Nada impede de outras empresas entrarem na brincadeira e criarem seu próprio conteúdo, mas com um objetivo bastante diferente dos candidatos. 

        

Reprodução TikTok: O Boticário.

Observe outros criadores de conteúdo 

Este é um ponto muito importante. 

Além de observar as tendências, é essencial observar outros criadores de conteúdo. Não apenas conteúdos de lojas virtuais, mais todos os conteúdos no geral. Assim será possível ter novas ideias e encaixá-las em seu segmento. 

Outra dica, é ficar de olho em usuários que são lojas virtuais e estão tendo bastante engajamento: o que eles fazem? O que as pessoas comentam? As pessoas compram ou apenas assistem aos vídeos?

Aqui temos um exemplo muito comum. Geralmente lojas virtuais gravam vídeo embalando pedidos e muitas pessoas são impulsionadas a comprarem justamente para aparecer no TikTok da loja. 

Essa loja em questão foi além. A empreendedora possui um mapa onde sinaliza todos os lugares para qual já enviou pedidos. Incrível, não? 

Reprodução TikTok: Loja Daath Store.

Crie conteúdo para outras redes sociais 

Não se prenda apenas ao TikTok. O ideal é criar conteúdo para a rede social, mas sempre direcionar os usuários para seguirem sua loja no Instagram, por exemplo. 

O Instagram possui suas próprias ferramentas de compra, assim ficará mais fácil de vender por esse canal. O TikTok está dando os primeiros passos com os anúncios, mas ainda é algo a ser explorado. 

Assim, levando pessoas para seu Instagram (ou rede social com maior aderência de seu público), é essencial criar conteúdo para essa rede também. Isso criará relacionamento com o público e não deixará sua loja cair no esquecimento. 

Esteja de olho nas mensagens privadas e comentários

O relacionamento com possíveis clientes é tudo nessa rede social. 

Se há engajamento da parte do público, é essencial corresponder. Então, fique atento em comentários nos vídeos e mensagens privadas. Procure responder o mais rápido possível e ofereça informações e atenção para o público. 

Mesmo que o comentário em questão não alguém interessado em comprar, é importante ficar atento. Pois, através dos comentários, você também poderá descobrir qual tipo de conteúdo é melhor para seu engajamento. 

Insista na criação de conteúdo

Os conteúdos patrocinados ainda dão seus primeiros passos no TikTok e costumam ser criados por grandes lojas.

Então, é necessário insistir na criação de conteúdo orgânico. Mesmo seguindo todas as dicas, é o algorítimo do aplicativo que decidirá se seu conteúdo vai ou não para a página para você (onde você poderá alcançar novos usuários).

Logo, insista na criação de conteúdo relevante e siga tendências. Pode demorar, mas um vídeo se torna viral da noite para o dia.

Para bombar sua loja virtual, entre em nossa Imersão E-commerce 2021. Conteúdo completo que vale a pena!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário