Guia completo para vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp se tornou uma das saídas para as lojas conseguirem realizar vendas em 2020. Entretanto, este é um hábito que […]

Vender pelo WhatsApp se tornou uma das saídas para as lojas conseguirem realizar vendas em 2020.

Entretanto, este é um hábito que não deve cair no esquecimento. O consumidor já experimentou a comodidade de comprar pelo WhatsApp e o comportamento deve continuar/intensificar.

Com isso, construímos um guia para te ajudar nessa missão e vender mais

Estratégias para Vender pelo WhatsApp 

Além de ser uma rede social de comunicação rápida, o WhatsApp possui diversas ferramentas para auxiliar o lojista com vendas sem cobrar nada a mais por isso. 

Então, confira nosso guia completo para vender pelo WhatsApp: 

Utilize WhatsApp Business

O WhatsApp Business é essencial para empreendedores. 

Isso porque, a versão profissional do aplicativo, oferece diversos recursos gratuitos para impulsionar as vendas e agilizar a logística. 

Realize a configuração de catálogo

O catálogo de produtos do WhatsApp deixará disponível para o cliente todos os produtos oferecidos/cadastrados.

Assim, o catálogo ficará disponível em seu perfil e pode ser acessado em qualquer momento. Além disso, pode ser enviado durante a conversa para o cliente.

Você poderá cadastrar cada produto como único. Isso inclui preço, descrição e código do produto. Inclusive, se for política de sua loja, é possível incluir o link de pagamento online.

De fato, o objetivo do catálogo é reduzir as dúvidas em relação aos preços e produtos disponíveis. Entretanto, mesmo assim, alguns clientes podem querer conversar com o atendente e esclarecer suas dúvidas com ele. Logo, é importante que a pessoa que está atendendo seja gentil e paciente. 

De qualquer forma, mantenha o catálogo sempre atualizado. Isso evitará ao máximo que o cliente procure por um produto fora de estoque. 

Utilize as etiquetas para organização

A organização é uma dica de ouro para vender pelo WhatsApp.

Mesmo que sua loja ainda não seja extremamente conhecida, em algum momento do dia, haverá pico de mensagens e o atendente pode se perder. 

Deixar de responder algum cliente, finalizar um atendimento ainda em andamento, deixar de enviar um produto… diversos “erros” podem acontecer pela confusão de mensagem. 

Para isso, o WhatsApp Business possui o recurso de etiquetas para conversas. O ideal é separá-las por cor para cada etapa do atendimento. 

Um exemplo prático: 

Etiqueta vermelha: Aguardando pagamento;

Etiqueta azul: Pedido pago, a enviar;

Etiqueta verde: Finalizado;

Etiqueta rosa: Desistência de compra;

Etiqueta roxa: Aguardando atendimento; 

Assim, as etapas ficam mais visíveis e há redução de enganos. 

Mensagens automáticas

As mensagens automáticas são essenciais. Entretanto, devem ser utilizadas com muito cuidado

  • Mensagem de saudação

A mensagem de saudação é enviada para o destinatário logo após a primeira mensagem recebida. 

É importante conter saudação, como o nome já diz, e explicar ao cliente que em breve ele será atendido. Contudo, é importante que ele realmente seja atendido com a rapidez prometida. 

Além disso, na hora de escrever sua mensagem de saudação, pense no perfil do cliente que irá recebe-la. Não vale a pena escrever um texto extremamente formal, se você vende maquiagens.

  • Mensagem de ausência

No mais, se o cliente enviar uma mensagem e a loja estiver fechada, o informativo de ausência é necessário. Desta forma, o cliente entende que o estabelecimento está fechado e não interpreta que ficou “no vácuo”. 

A mensagem de ausência deve seguir o mesmo padrão da mensagem de saudação. Conter um cumprimento ao cliente e o explicativo. Informe também o horário padrão de atendimento. Além disso, lembre-se também da persona a ser comunicada ao criar o estilo de linguagem. 

  • Respostas rápidas

Já as respostas rápidas funcionam de uma forma diferente. Elas não são enviadas automaticamente. 

Elas são como atalhos para responder perguntas que são muito frequentes. 

Vamos a um exemplo? João possui uma loja de acessórios para celular. Uma das perguntas muito frequentes que recebe, é sobre a taxa de entrega. A mensagem poderia ser a seguinte:  

A taxa de entrega é gratuita para toda a cidade X a partir R$ 59,90 reais em compras aqui na loja. Se o valor final de compra for abaixo desse ou a entrega for para fora de nossa cidade, precisamos do seu CEP para fazer o cálculo do valor da entrega. Mas não se preocupe, nossas taxas são bastante acessíveis. 

Ao invés de ter essa mensagem no bloco de notas e sair do aplicativo para copiar e colar, com o atalho do WhatsApp Business fica muito mais fácil. 

Basta cadastrar a mensagem e nomear o atalho como: taxa de entrega. Assim, para enviar a mensagem, basta digital no campo de mensagem: /taxa de entrega. 

É possível fazer da mesma forma com métodos de pagamento e qualquer dúvida frequente. 

Poste no status do WhatsApp e gere gatilhos

O status do WhatsApp funciona como os stories do Instagram

No início, eles não eram muito visualizados. Entretanto, com o passar do tempo, eles vêm ganhando uma audiência maior. 

Isso gera oportunidade de exibir seu produto ao cliente em um canal direto de compra. 

Não é necessário criar uma grande estrutura ou uma excelente produção. Muitas vezes, os vídeos mais básicos são os que possuem mais engajamento e retorno. 

Seguindo a ideia da loja de maquiagens, diversos conteúdos devem ser publicados: reposição de produtos, chegada de um produto muito esperado, novidades, make completa com produtos apenas da loja, tutoriais etc. 

Poste aquilo que seu cliente quer ver e o que desperte desejo nele. 

Qualidade de atendimento 

Talvez esse seja o ponto mais importante deste conteúdo. 

De nada vai adiantar ter um catálogo de produtos impecável, mensagens automáticas bem configuradas, etiquetas de separação e status com alto engajamento, se o atendimento não tiver qualidade. 

É importante prezar pela educação, rapidez e atenção ao cliente. 

Lembre-se de que o cliente possui diversas opções de lojas para comprar. Se ele entrou em contato com a sua loja, agarre essa oportunidade. O atendente deve ser educado, prestativo e se mostrar sempre a disposição, mesmo que o cliente não compre naquele dia. 

De fato, o cliente precisa de atenção. O cliente que é bem tratado e sai satisfeito com o atendimento, recomenda a loja e te leva mais clientes. Ou seja, cada novo cliente pode se transformar em novos clientes. 

Saiba o limite das interações 

O cliente precisa de atenção e também de interações com seu estilo linguagem.

Entretanto, é importante saber os limites para não deixar o cliente desconfortável. Independentemente do contexto, nunca deixa de ser uma conversa entre estabelecimento e cliente. Ou seja, é necessário ser profissional

Por exemplo, alguns clientes gostam de conversar por áudios e não há problema responder com áudios também. Por outro lado, a maioria dos clientes prefere se comunicar por texto. 

A dica é seguir na onda do cliente. Contanto, obviamente, que nem o atendente, e nem o cliente, saiam dos limites profissionais. 

Utilize WhatsApp Web

O WhatsApp Web, sem dúvida, agiliza o processo de atendimento. 

Além de ser possível utilizar em mais de um computador, a flexibilidade de usar o WhatsApp fora de um dispositivo móvel é muito maior. 

Sem falar que, erros de digitação também são reduzidos. 

Seja relevante ao entrar em contato

Caso faça sentido para seu negócio, é possível fazer o primeiro contato (com clientes que já conversaram com você antes ou que você tenha autorização). 

Entretanto, é necessário ter conteúdo relevante ao entrar em contato. Tenha disponível uma mensagem que realmente interesse aquele público: uma promoção incrível, cupons de desconto e, dependendo do seu nicho, até alguma dica/curiosidade. 

Além disso, tenha cuidado ao usar as listas de transmissão. Não utilize de forma excessiva e garanta que nenhum contato fique recebendo mensagens que não deseja. 

E aí, tudo pronto para colocar as dicas em prática? Já deixe salvo em seu navegador este Guia completo para vender pelo WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário