Pesquisar
Close this search box.

O que é growth hacking e como usar em sua loja virtual?

Growth hacking é uma metodologia baseada em dados e técnicas de marketing inteligentes. O objetivo principal é alcançar um crescimento escalável de negócios. A técnica surgiu do cenário de startups do Vale do Silício. Com orçamentos de marketing limitados, os proprietários de empresas tiveram que criar maneiras inovadoras de fazer seus negócios crescerem rapidamente e a um custo mínimo.

Principais tópicos

Com uma abordagem inovadora e foco no crescimento acelerado, o growth hacking se destacou como uma das melhores estratégias para as empresas que desejam obter excelentes resultados de forma eficiente.

Essa é uma estratégia que utiliza diversas abordagens eficientes e foi decisiva para que empresas como o Airbnb e Uber se tornassem o que são.

O termo “growth hacking” foi cunhado em 2011, por Sean Ellis, que diz: “um growth hacker é uma pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento”. A fórmula para o sucesso do growth hacking é baseada em testes e otimização contínuos — documentando todo o aprendizado para aplicar nos próximos projetos.

Graças a essa abordagem, é possível desbloquear seu potencial de crescimento.

O growth hacking já é uma abordagem indispensável para quem deseja expandir suas operações de maneira eficiente, acelerada e otimizada.

Portanto, é preciso saber o que é essa estratégia, como ela funciona na prática, quais os passos para implementá-la em sua empresa agora mesmo, usando ferramentas otimizadas, e quais são as empresas que já a utilizaram e obtiveram bons resultados.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para começar a usar o growth hacking em sua empresa agora mesmo.

Não deixe de conferir até o final!

O que é growth hacking?

O growth hacking é uma abordagem já bastante utilizada por diversos tipos de negócios.

Essa abordagem tem como objetivo impulsionar um crescimento rápido e escalável utilizando técnicas criativas, com constante experimentação e monitoramento de dados.

O growth hacking é uma mentalidade que combina estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos, análise constante e estratégias totalmente focadas no crescimento acelerado.

Por meio de uma mentalidade totalmente baseada em dados, o objetivo é encontrar oportunidades para crescer cada vez mais, adaptando a estratégia sempre que necessário para esse crescimento.

O growth hacking investe em métricas-chave, que são métricas norteadoras e impulsionam o crescimento do negócio.

Essas métricas variam de acordo com o tipo de negócio, nicho de atuação, objetivos específicos de cada empresa, entre outros.

Outra importante característica do growth hacking é a experimentação constante, já que o profissional conhecido como growth hacker está sempre buscando novas ideias e testando diferentes abordagens que podem ser utilizadas.

Como funciona a estratégia de growth hacking?

Como vimos, essa é uma estratégia orientada por abordagens estratégicas e monitoramento de dados. Existem alguns elementos fundamentais para isso.

Foco no problema

Essa estratégia costuma focar em um desafio principal ou uma oportunidade identificada para impulsionar o crescimento da empresa.

Existem muitos desafios, oportunidades ou problemas nos quais a empresa pode estar focada, como aumentar a aquisição de usuários, otimizar a retenção de clientes, gerar mais receita, entre outros.

Essas são algumas áreas em que os profissionais concentram seus esforços para obter resultados mais significativos.

Geração de ideias

O growth hacker tem como função gerar diversas ideias, de forma criativa, para abordar um problema ou desafio.

Essas ideias podem demandar diferentes estratégias, como investir em canais de marketing, táticas de viralização, melhorias no produto, entre outras.

Com as ideias levantadas, é o momento de dar prioridade àquelas com maior capacidade de gerar impactos positivos.

Que sejam viáveis e para as quais a empresa tenha os recursos necessários para colocá-las em prática.

Testes e experimentação

Após a definição da melhor estratégia levantada para impulsionar o crescimento do negócio.

São realizados diversos testes e experimentos para validar a viabilidade da hipótese.

Existem diferentes variantes para os testes realizados, como a realização de alterações na página de destino, variações nas campanhas de marketing, ajustes no fluxo de trabalho, entre outros.

O foco nessa etapa é fazer testes controlados e que possam ser medidos para entender o que gera resultados positivos e que possa gerar aprendizados valiosos para outras abordagens.

Aprendizado contínuo

Todos os testes que foram realizados dentro dessa estratégia são analisados para gerar aprendizados valiosos, tanto os testes que falharam quanto os que deram certo.

Essa análise é muito importante para gerar experiências práticas e aprendizado contínuo, identificar padrões e descobrir insights valiosos para a empresa.

Isso ocorre porque o aprendizado contínuo permite ajustes na estratégia, experimentação de novas abordagens, tudo baseado em dados reais e atualizados.

Implementação de melhorias

O aprendizado contínuo permite ao growth hacker a implementação eficiente de melhorias no processo, no produto ou nas estratégias de marketing.

Essas melhorias podem ser incrementais ou disruptivas, de acordo com cada desafio enfrentado.

O foco ainda é encontrar soluções cada vez mais eficazes para otimizar, de maneira gradativa, o desempenho empresarial.

Uso de métricas e análise de dados

O growth hacking é diretamente impulsionado pela análise e monitoramento de dados.

Métricas principais são definidas e monitoradas para acompanhar o progresso e avaliar o desempenho das estratégias.

Somente dessa maneira é possível criar abordagens baseadas em dados, para que as decisões sejam embasadas em evidências concretas, em vez de suposições.

Ciclo de iteração constante

O growth hacking também segue um ciclo de iteração contínua, onde os testes, aprendizados e implementações de melhorias são repetidos.

Essa é uma forma de aperfeiçoar gradativamente a estratégia que está sendo utilizada, melhorar cada vez mais os resultados obtidos e continuar buscando oportunidades de crescimento constante para a empresa.

Como funciona o funil de growth hacking?

Também conhecido como funil pirata, o funil de growth hacking é considerado um conceito fundamental para a estratégia.

Esse funil é constituído por etapas bem definidas para conduzir o usuário por um processo de afunilamento. Confira abaixo as etapas do funil de growth hacking!

Awareness

Essa é a etapa de conscientização e tem como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas para que tenham conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Existem muitas formas de aumentar a conscientização, como estratégias de marketing diversas, mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, entre outras.

Com essas estratégias, o growth hacking busca atrair a atenção do máximo de pessoas potencialmente interessadas e despertar o interesse pelas soluções que a empresa oferece.

Aquisição

Após o processo de conscientização, o próximo passo é atrair pessoas para um dos canais de comunicação da empresa, como o site ou a plataforma.

Aqui, o ideal é mensurar quantas dessas pessoas atraídas estão visitando a página e realizando algumas das ações definidas, como preenchimento de um formulário, instalação do aplicativo, deixando um comentário, entre outras.

Ativação

Essa é a etapa de induzir os usuários a darem um passo importante no uso dos produtos ou serviços da empresa.

As ações de ativação podem ser voltadas para que o usuário complete um registro, efetue uma primeira compra, configure o perfil ou utilize recursos adicionais oferecidos.

Como parte fundamental do growth hacking, é preciso que todas essas ativações sejam devidamente medidas, para que seja possível identificar o nível de sucesso das ações desempenhadas.

Retenção

Com as etapas anteriores realizadas, é fundamental fazer com que os usuários se mantenham engajados, incentivando-os a retornar ao máximo à sua plataforma ou site.

A retenção é usualmente medida pelo número de usuários que retornam pela segunda ou mais vezes.

Para que a etapa de retenção tenha o sucesso esperado, é preciso investir em uma experiência de qualidade, personalização, suporte de alta qualidade, atualizações constantes e tudo o mais possível para nutrir um relacionamento cada vez mais duradouro com o público.

Receita

Como era de se esperar, é preciso realizar as conversões de vendas para fazer com que esses usuários engajados se tornem compradores efetivos da marca.

Para tanto, será preciso entender qual é a taxa de conversão e qual é o valor pago por esses usuários.

Muitas métricas são necessárias para esse momento, como avaliar o ticket médio e o valor ao longo do tempo (life time value), para entender como maximizar a receita que cada usuário está gerando para o negócio.

Referência

Como última etapa, temos o momento de referência, onde são medidas quantas pessoas fazem indicações, recomendando a plataforma para amigos ou indicando novos contatos para o empreendimento.

Investir na etapa de referência é muito importante para o sucesso do growth hacking, já que essas são formas poderosas de aquisição.

Isso ocorre porque as chances das pessoas confiarem na recomendação de amigos ou conhecidos são muito maiores do que na palavra da própria empresa, especialmente se ela ainda não contar com um reconhecimento no mercado.

Quais são as vantagens de trabalhar com growth hacking?

Como já é possível entender, existem muitas vantagens quando a estratégia de growth hacking é feita da maneira certa.

É sobre isso que falaremos neste tópico.

Acompanhe!

Maior conhecimento sobre o cliente

Uma das grandes vantagens do growth hacking é a possibilidade de conhecer a fundo o cliente da empresa.

Como ela depende de análise constante de dados, experimentações e testes, é muito viável entender o comportamento dos consumidores do negócio.

Com essas ações, as empresas podem entender as necessidades, desejos e tudo o mais que gerar dados aprofundados sobre os consumidores.

Com isso, é mais fácil implementar estratégias e campanhas com maior eficiência que sejam adaptadas ao público-alvo do negócio.

Bons resultados com baixo investimento

Como já mencionado, o growth hacking busca conquistar bons resultados sem a necessidade de grandes investimentos.

Em vez de priorizar estratégias que demandem investimentos robustos, o growth hacking utiliza soluções criativas e inovadoras que podem proporcionar excelentes resultados para o negócio.

Como ele utiliza testes e experimentos que também não têm custos elevados, torna-se viável encontrar abordagens eficazes de crescimento que otimizem os recursos disponíveis para extrair o máximo de retorno sobre o investimento.

Possibilidade de destaque no mercado

Quando os bons resultados começarem a aparecer, com criatividade, inovação e crescimento acelerado, a empresa passa a se tornar uma referência no mercado em que atua.

Essas empresas passam a contar com um diferencial competitivo em relação à concorrência, conquistando uma posição de destaque que chama muito a atenção dos consumidores.

O growth hacking transforma negócios em empresas pioneiras, com mais reconhecimento e autoridade.

Maior chance de retenção do cliente

Com foco no consumidor, em processos inovadores e crescimento acelerado, as empresas aumentam muito a atração e retenção dos consumidores.

Com um bom entendimento das necessidades, desejos e demandas dos consumidores, a experiência oferecida é muito mais satisfatória, personalizada e com maiores chances de gerar um relacionamento duradouro.

Com clientes engajados e satisfeitos, os empreendimentos diminuem a rotatividade de clientes e ainda aumentam sua lucratividade.

Identificação de novas oportunidades de negócios

Com testes e experimentações constantes, além da busca incessante por processos inovadores, os negócios aumentam muito as chances de identificar novas oportunidades.

Essas oportunidades podem incluir novos nichos de mercado, novos canais de aquisição de clientes, produtos para expandir o mercado de atuação e até mesmo serviços complementares.

Com isso, é possível ter uma visão muito mais ampla e criativa sobre todos os aspectos da empresa, a fim de descobrir soluções focadas no crescimento do negócio.

Melhoria contínua na empresa

Outra característica importante dessa estratégia é a priorização da melhoria contínua em todos os processos empresariais.

Com a análise de dados, testes e experimentações, o growth hacking proporciona uma abordagem de melhoria contínua.

Com a coleta constante de informações da empresa, é possível identificar áreas e oportunidades para realizar ajustes estratégicos que otimizem todo o desempenho empresarial.

Uma mentalidade de aprendizado contínuo e iteração constante permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado, prevejam tempos difíceis e antecipem as novas necessidades dos consumidores, para saírem à frente de seus concorrentes.

Agilidade nas execuções

Com as características descritas até aqui, é possível ter uma abordagem ágil e com grande velocidade na execução de estratégias eficientes.

Ao contrário de estratégias mais convencionais, que costumam envolver processos longos e burocráticos, a mentalidade do growth hacking é mais ágil e acelerada.

Com a capacidade de tomar decisões mais rápidas e validar essas ideias com base em resultados mensuráveis.

É possível gerar respostas mais ágeis e rápidas às diversas demandas do mercado que podem surgir, levando a empresas que se adaptam mais facilmente e estão constantemente em busca de crescimento.

Crescimento escalável

O crescimento escalável também faz parte da mentalidade desse modelo de negócios, uma vez que utiliza estratégias e táticas fáceis de serem replicadas.

Possibilitando alcançar resultados significativos em um espaço de tempo mais curto do que as empresas convencionais.

O growth hacking dá prioridade para o desenvolvimento de processos automatizados e está sempre em busca de canais de aquisição eficientes, gerando um crescimento mais acelerado.

Mais inovação

A cultura de inovação constante faz parte da mentalidade dessa estratégia, com foco em soluções criativas e não convencionais.

Quando práticas estabelecidas são desafiadas, com testes constantes de novas ideias, bem como de abordagens inovadoras, o empreendimento pode encontrar maneiras únicas de se diferenciar e impulsionar seu crescimento.

A constante busca por novas oportunidades e a disposição para correr riscos calculados permitem que a empresa se destaque no mercado e se mantenha sempre à frente da concorrência.

Criação de uma cultura de experimentação contínua

Adotar um pensamento de experimentação contínua é uma das melhores formas de testar constantemente as estratégias da empresa e criar um ambiente inovador.

O que auxilia muito na diferenciação competitiva de qualquer empresa.

Essa mentalidade ajuda muito a empresa a compreender, de maneira eficiente, o que funciona e o que não funciona, para investir tempo nas ações que geram bons resultados e evitar desperdício de tempo e recursos.

Com uma cultura de experimentação bem implementada, os profissionais que são atraídos para trabalhar na empresa já estão mais familiarizados com o uso de testes e não têm medo de arriscar ideias e testar soluções.

O que é growth marketing e a diferença entre eles?

O growth marketing é outra abordagem estratégica que também é voltada para impulsionar as empresas, mas por meio de ações de marketing orientadas por resultados.

O growth marketing é uma extensão do conceito de growth hacking, com uma visão mais abrangente e integrada.

Enquanto o growth hacking é focado em estratégias criativas e experimentais para conquistar um crescimento acelerado, o growth marketing abrange um espectro mais amplo de atividades.

Isso ocorre porque o growth marketing envolve a aplicação de princípios e táticas de marketing em cada uma das etapas do funil de vendas, que abrange desde a aquisição até a retenção dos clientes.

A principal diferença entre o growth hacking e o marketing é que o primeiro pode ser considerado um conjunto de táticas específicas, enquanto o segundo já envolve uma abordagem mais holística.

Para alcançar seu objetivo, o growth marketing combina diversas estratégias de marketing, como a otimização de mecanismos de busca, marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídias sociais, automação, entre outras.

As duas estratégias podem ser combinadas e se tornarem muito eficientes.

O growth hacking pode se concentrar em táticas mais específicas, como testes A/B, pop-ups ou monitoramento de métricas, enquanto o growth marketing pode integrar todas essas técnicas para gerar uma estratégia abrangente e extremamente eficiente.

Com isso, é possível criar um sistema de crescimento no qual cada etapa do funil de conversões esteja otimizada e voltada para impulsionar o negócio rumo ao crescimento acelerado.

Um grande diferencial entre as duas estratégias é que o growth marketing pode ser mais abrangente e englobar diversas áreas do marketing para que o crescimento seja sustentável.

Truques de growth hacking para aplicar no seu negócio

Como o growth hacking é conhecido por sua abordagem criativa e inovadora, com foco no crescimento acelerado e otimizado, existem truques e boas práticas que devem ser utilizados.

Veja a seguir as principais para aplicar no seu negócio.

Teste A/B

Os testes A/B são muito eficientes e se tornam estratégias essenciais no growth hacking, pois consistem na prática de criar duas versões para testar uma solução.

Por exemplo, é possível criar duas versões de uma landing page, e-mail, anúncio ou produto, com pequenas variações, para avaliar qual delas terá o melhor desempenho no mercado.

Com o teste A/B, o profissional responsável entenderá qual versão é realmente a mais promissora, usando dados e informações reais e atualizadas.

Com isso, o retorno sobre o investimento é muito maior e os riscos envolvidos são significativamente menores.

Onboarding otimizado

O processo de receber, gerenciar e orientar novos usuários é um fator crucial para qualquer tipo de negócio.

O onboarding deve ser otimizado pela prática de growth hacking para que se torne mais simples, intuitivo e envolvente para os consumidores.

Com mensagens personalizadas de boas-vindas e a oferta de tutoriais interativos e intuitivos para incentivar os usuários recém-chegados a realizarem alguma ação nos primeiros momentos.

É uma excelente maneira de impulsionar o crescimento empresarial.

Programa de indicação

Por mais otimizados e eficientes que sejam os canais online para captação de novos clientes, o boca a boca ainda é uma poderosa ferramenta para atrair consumidores.

Com programas de indicação eficientes, que ofereçam recompensas valiosas para os clientes atuais, como incentivos, descontos, brindes e condições especiais.

É possível fazer com que eles se dediquem a atrair a sua base de contatos para a empresa.

Uma indicação pode despertar poderosos gatilhos mentais e costuma ser muito menos custosa do que muitas estratégias disponíveis.

Growth hacking em redes sociais

As redes sociais são excelentes para implementar estratégias de crescimento acelerado.

Com técnicas de viralização de conteúdo, concursos, parcerias com influenciadores do seu nicho de mercado e o compartilhamento de conteúdos realmente relevantes, a marca consegue aumentar o alcance e o engajamento dos usuários.

Usuários engajados tendem a ter melhores taxas de conversão para a empresa, sendo ainda possível usar o remarketing para atingir um público cada vez mais segmentado.

Otimização de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Motores de Busca tem uma função primordial no aumento da visibilidade dos canais online de qualquer empresa.

Logo, investir na otimização do site, blog e nos conteúdos voltados para os mecanismos de busca pode ser mais eficiente para ser encontrado pelos potenciais clientes, utilizando:

  • palavras-chave otimizadas;
  • conteúdos voltados para as necessidades dos consumidores;
  • meta tags;
  • estratégia de backlinks.

Parcerias estratégicas

As parcerias também funcionam muito bem para alavancar os resultados de crescimento.

Ao encontrar empresas parceiras ou influenciadores relevantes dentro do seu nicho, você passa a compartilhar sua audiência e a ter acesso à audiência deles.

Com boas oportunidades de colaboração e uso do co-marketing, eventos conjuntos, ações promocionais e muito mais, certamente o crescimento do negócio sentirá os efeitos positivos.

Otimizações de conversões

Fazer a análise constante do funil de conversões da empresa é indispensável para identificar pontos de atrito e oportunidades de melhoria.

Dessa maneira, muitas ações podem ser realizadas, como ajustes estratégicos nas páginas de destino, melhorias nos formulários, call-to-action voltados para alta conversão, maior eficiência no processo de compras do cliente, entre outras importantes ações.

Automação de marketing

A automação de marketing é uma forma de automatizar a mensagem, os canais de comunicação, conteúdos e muito mais, para que a mensagem-chave de cada etapa do funil seja entregue no momento certo e para a pessoa certa.

Além disso, com esse tipo de automação, a empresa passa a se comunicar de maneira muito mais segmentada e personalizada.

O que são ações fundamentais para melhorar os resultados do empreendimento.

Personalização

É quase impossível falar em oferecer experiências únicas sem a implementação de soluções altamente personalizadas.

Afinal, a personalização é a grande responsável por oferecer uma experiência única aos usuários.

Com base nos dados e informações que o growth hacking demanda, você consegue insights valiosos para fazer a correta segmentação do público.

Além de entregar os conteúdos certos, criar as melhores ofertas e gerar recomendações altamente personalizadas.

Quanto mais relevante for a comunicação, tanto em vendas como em marketing, maiores são as chances de sucesso.

Monitoramento eficiente

A análise e o monitoramento de dados são fatores dos quais o growth hacking é totalmente dependente.

Afinal, seria praticamente impossível conduzir as estratégias certas e modificar ações que não geram resultados sem o acompanhamento de métricas importantes, como:

3 ferramentas para growth hacking

Existem muitas ferramentas disponíveis para auxiliar na implementação do growth hacking na sua empresa.

Confira algumas das principais para ajudá-lo agora mesmo!

Teste A/B

Como já vimos, o teste A/B é fundamental para o growth hacking, pois permite que testes sejam feitos e teorias possam ser comprovadas.

Além disso, essa é uma ferramenta de análise simples de ser implementada e também não demanda grandes investimentos.

É possível realizar o teste A/B em diferentes situações, como em formulários de geração de leads, e-mail marketing, anúncios pagos e em qualquer outro elemento de marketing.

Você também pode contar com inúmeras ferramentas para otimizar o seu teste A/B, como as que vamos listar abaixo:

  • Optimizely;
  • VWO;
  • Google Optimize.

Essas são ferramentas que oferecem recursos de uso facilitado, possibilitando a criação e comparação de variantes de um mesmo conteúdo para entender qual terá o melhor desempenho junto aos usuários.

Analytics

A análise constante de métricas e KPIs para gerar dados realmente valiosos para a empresa é uma das premissas do growth hacking.

Portanto, não seria possível deixar as ferramentas de analytics de fora dessa lista.

Somente com o uso dessas ferramentas você conseguirá entender o comportamento dos usuários para identificar padrões que gerem insights suficientemente valiosos para guiar a estratégia utilizada na empresa.

Existem muitas ferramentas poderosas para coletar dados, como o desempenho do site, taxa de conversão, origem do tráfego, tempo médio de permanência, página de abandono e outros importantes fatores comportamentais dos usuários.

Algumas dessas importantes ferramentas de analytics são:

Pop-ups e notificações

O uso estratégico de pop-ups e notificações é uma maneira muito valiosa, se usada da maneira correta, para envolver os visitantes, capturar leads, aumentar taxas de conversão, entre outras.

Existem muitas ferramentas disponíveis para a criação de pop-ups personalizados, barras de notificação e caixas de inscrição para conseguir diferentes informações sobre os usuários.

Muitas dessas ferramentas disponibilizam recursos para segmentar o comportamento do usuário, gerar gatilhos de saída e fazer integração com soluções de e-mail marketing.

Assim, as mensagens podem ser personalizadas para cada segmento de consumidor, o que aumenta muito as chances de conversões reais para a sua estratégia.

Algumas dessas ferramentas são:

  • OptinMonster;
  • WisePops;
  • PopUpDomination.

É importante considerar que essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis para otimizar os resultados do seu growth hacking.

Portanto, a correta escolha da melhor ferramenta dependerá das necessidades específicas de cada empresa, bem como dos objetivos com a estratégia implementada.

Empresas que utilizam essa metodologia

Para gerar inspiração e fornecer ainda mais motivos para implementar o growth hacking na sua organização, separamos uma lista com algumas empresas renomadas que usaram essa estratégia para potencializar os negócios.

Não deixe de conferir!

Hotmail

Nos primeiros momentos do Hotmail, ainda nos anos 90, o envio de e-mails ainda era uma tecnologia nova e em teste.

Mas, para acelerar o crescimento de sua base de clientes, a empresa adotou o growth hacking para usar a própria capacidade viral do disparo de e-mails.

Nessa ação, eles incluíram uma linha de assinaturas automática para cada um dos e-mails que eram enviados pelos próprios usuários.

A mensagem contida era: “P.S. Eu amo você. Obtenha seu e-mail gratuito no Hotmail”.

Esse era um CTA simples, mas com forte capacidade de incentivar outras pessoas a aderirem ao Hotmail. São muitos os motivos que fizeram com que essa estratégia tivesse sucesso.

Um deles é que o alcance desse CTA foi muito grande, já que cada envio de e-mail dos próprios usuários incentivava outras pessoas.

O segundo ponto é que a mensagem continha uma característica pessoal e envolvente, além de usar todo o potencial do boca a boca.

O uso do growth hacking pelo Hotmail fez com que a empresa se tornasse um dos serviços de e-mail mais populares na época.

Dropbox

Essa empresa de serviço de armazenamento em nuvem conseguiu forte destaque no mercado ao transformar seus usuários em embaixadores da marca.

Isso significa que ela investiu para que os usuários se sentissem incentivados a convidar outras pessoas para conhecer a empresa. Isso só foi possível por meio de incentivos valiosos.

A Dropbox oferecia mais espaço de armazenamento extra para cada usuário que fazia uma recomendação.

Foi uma forma estratégica de crescimento que aproveitou o poder do boca a boca e da recomendação pessoal.

Airbnb

Outro exemplo de destaque do poder do growth hacking é essa empresa de hospedagem.

Isso porque ela atuou como um modelo de negócio baseado em plataforma colaborativa.

Ou seja, ao invés de construir imóveis próprios, ela criou uma plataforma para conectar anfitriões a viajantes em busca de acomodações.

Dois aspectos principais se destacam na estratégia de growth da empresa: confiança e experiência do usuário.

Com o sistema de avaliação e comentários, tanto dos anfitriões quanto dos usuários, foi possível criar uma comunidade engajada em torno do Airbnb.

Mas a empresa não parou por aí.

A marca gerou incentivos para que os anfitriões criassem experiências únicas para seus hóspedes, com dicas para melhorar as acomodações, fornecer dicas sobre a região e criar momentos memoráveis para seus hóspedes.

O resultado desses esforços foi a criação de uma rede de usuários satisfeitos ao ponto de compartilharem suas experiências.

Uber

Por meio da economia compartilhada, a Uber fez uma verdadeira revolução na indústria de transportes.

Em vez de investir em frotas próprias, a Uber investiu em uma plataforma que faz a conexão entre motoristas independentes e passageiros que precisam de transporte.

O uso do growth hacking pelo Uber foi baseado na experiência excepcional do usuário, na fácil usabilidade do aplicativo, nos pagamentos eletrônicos e em um sistema completo de avaliações, tanto para motoristas quanto para passageiros.

Além disso, outro ponto marcante da Uber foi a abordagem agressiva para expandir suas operações para outras cidades, mesmo enfrentando resistência dos tradicionais taxistas.

A empresa lançou suas operações sem autorização, gerando controvérsias, mas também aumentando muito o reconhecimento da marca e a adesão de novos usuários.

6 passos para começar uma estratégia de growth hacking

Agora é o momento de entender como colocar o growth hacking em prática de forma eficiente.

Confira os passos que separamos para você!

1° Passo – Defina objetivos claros

Para começar uma estratégia de growth hacking, é preciso definir objetivos claros e mensuráveis.

Determine o que você espera alcançar, como aumentar o tráfego do site, aumentar a taxa de conversão, melhorar a geração de leads ou conquistar um faturamento maior.

A definição de metas específicas e quantitativas é fundamental para o bom funcionamento da sua estratégia.

Para esse passo, considere:

  • estabelecer metas SMART;
  • dividir o objetivo em metas menores e de curto prazo;
  • definir indicadores-chave de desempenho (KPIs).

2° Passo – Conheça seu público

Conhecer a fundo os consumidores da empresa também é fundamental para a implementação do growth hacking.

Afinal, a personalização e a alta segmentação definirão o sucesso ou o fracasso da estratégia.

É importante realizar pesquisas de mercado, obter dados demográficos, comportamentais e hábitos de consumo que ajudem nesse processo.

Quanto mais conhecimento você obtiver sobre seus potenciais clientes, mais facilmente poderá concentrar esforços em ações que gerem resultados positivos.

Nesse passo, considere:

  • realizar pesquisas online e offline;
  • criar uma persona;
  • utilizar ferramentas de monitoramento.

3° Passo – Identifique os canais de aquisição

Os canais de aquisição também são peças-chave nessa implementação.

Para o marketing, é preciso entender quais deles podem gerar as melhores possibilidades de aquisição, como SEO, redes sociais, marketing de conteúdo, e-mail marketing e muito mais.

Uma vez identificados, é preciso focar nos canais com maiores chances de aquisição de forma gradual, dando maior atenção aos que forem viáveis para o momento atual da empresa.

4° Passo – Defina métricas e KPIs

A análise de métricas não é possível sem a definição de KPIs, pois esses indicadores é que permitem a mensuração do sucesso ou fracasso do seu growth hacking.

Existem muitos KPIs para essa etapa, como taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, lifetime value, taxa de retenção e retorno sobre o investimento.

Para essa etapa, leve em consideração:

  • identificar as métricas realmente importantes para o objetivo definido;
  • estabelecer metas específicas para cada uma das métricas;
  • contar com o auxílio de ferramentas de análise.

5° Passo – Faça experimentos e testes

A experimentação e a realização de testes fazem parte do cotidiano dessa estratégia.

Portanto, é preciso criar hipóteses e testar as diferentes abordagens definidas para entender qual delas terá o desempenho mais satisfatório.

Para tanto, considere:

  • criação de hipóteses claras e possíveis de serem testadas;
  • utilização de testes A/B;
  • acompanhamento constante dos resultados;
  • utilização otimizada na estratégia.

6° Passo – Automatize processos

A automatização também é de fundamental importância, tornando necessário automatizar tarefas repetitivas e demoradas para economizar tempo, otimizar recursos e direcionar o foco das equipes para tarefas mais estratégicas.

A utilização de ferramentas de automação para as equipes, como um CRM de vendas e marketing, ajuda muito nessa importante etapa.

Para esse momento, considere:

  • identificar tarefas e processos mecânicos;
  • configurar os fluxos de trabalho para automatizar a geração de leads e todo o funil de vendas;
  • utilizar chatbots e assistentes virtuais.

Um entendimento indispensável para o sucesso do growth hacking é que, apesar de ser acelerado e ágil, ele é um processo contínuo que demanda constante avaliação e adaptação.

O growth hacking tornou-se uma abordagem indispensável para as empresas atuais que desejam adotar um modelo de crescimento acelerado, rápido e sustentável.

Isso ocorre porque ele possui total foco no crescimento estratégico, experimentação constante e métricas específicas que permitem escalar a empresa com agilidade e eficiência.

Existem pontos que devem ser considerados ao colocar essa estratégia em prática, como a priorização de ideias de melhoria, realização constante de testes e aprendizado com os resultados.

São muitas as vantagens do growth hacking, como obter um conhecimento aprofundado dos consumidores, baixo investimento, potencial de bons resultados, maior retenção de clientes e muito mais.

Com o uso das ferramentas certas de growth hacking, seguindo o passo a passo apresentado e se inspirando nas empresas que obtiveram excelentes resultados, certamente será mais fácil implementar o growth hacking na sua empresa agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Tray tem tudo que você precisa para escalar seu negócio!

Abra sua loja na Tray

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!