Vídeo marketing: aprenda a vender produtos por meio de imagens
Branding e design para e-commerce: vale a pena investir?

Growth Hacking – As técnicas de crescimento do Vale do Silício.

Publicado em: • Última Atualização:

Sua empresa está nascendo e você não tem rios de dinheiro para investir!
Aliás, você praticamente não tem e não pode gastar dinheiro algum!
O que você faz?

As gigantes do Vale do Silício começaram beeem pequenas, com nada ou pouquíssimo dinheiro, então como eles fizeram para crescer?

– Ahh, vieram os investidores e aportaram bilhões na empresa deles e pronto!

Não é bem assim que funciona, meu jovem!

AirBnb,  Twitter, Facebook, LinkedIn, Dropbox, Hotmail e muitos outros utilizaram e até hoje trabalham com uma filosofia/estratégia de Marketing chamada Growth Hacking!

growth-hacking-tray-blog-victor-simao

Muito bem, mas como eles fizeram isso?
Quando essas empresas nasceram e praticamente não tinham dinheiro, elas tiveram que inovar muito para que seus menores esforços e menores investimentos gerassem o maior impacto e o maior retorno possível, assim era possível crescer e ter lucro investindo o mínimo de dinheiro e aumentando a “audiência” dos seus produtos e serviços em escalas maiores que as comuns.
Em resumo é isso! Maas… como trabalhar com Growth Hacking?

Há quem diga que Growth é uma filosofia, alguns dizem que Growth é uma estratégia de Marketing e eu acredito que ambos estão corretos.

Essa é a primeira coisa que você deve saber:

Growth não é uma ferramenta! Growth não é uma planilha! Growth não é uma ação de Marketing isolada!

Growth é uma filosofia de crescimento aliada a estratégias muito criativas de Marketing com base em dados sólidos dos seus clientes ou usuários! Growth é criatividade aliada a análise de dados, números, comportamento. Growth é um ciclo infinito de ações.

É importante que você saiba que o ciclo de Growth é INFINITO, uma vez iniciado ele irá durar para sempre na sua empresa e em todos os projetos em que você trabalhar.
Serão testes após testes para quantificar e qualificar sua audiência, sua conversão ou quaisquer que sejam suas metas. E mais importante ainda que vocês tenham METAS CLARAS e saibam onde querem chegar. Por exemplo:

  • 1000 likes na fanpage;
  • 5000 seguidores no Instagram;
  • Aumento de 15% no ticket médio do seu e-commerce;
  • Diminuição na taxa de rejeição do seu site;
  • Ganhar 10 mil inscritos no seu canal do YouTube;

Enfim, você deve pontuar todas as áreas estratégicas para o crescimento da sua empresa e trabalhar o Growth dentro delas sempre pensando da seguinte maneira:

Como eu posso aumentar/melhorar/vender mais investindo nada ou quase nada e ainda assim ter um alto impacto e atingir minhas metas? 

Um Growth Hacker deve trabalhar também com o funil de marketing, funil de vendas ou funil de conversão de sua empresa (chame como preferir). Dentro do funil você irá inserir os pontos chave em cada nível, geralmente são:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Fechar
  4. Encantar e Fidelizar.

Veja o exemplo e trabalhe estrategicamente em cada ferramenta dentro de cada nível do funil do marketing :

funil-de-marketing-growth-hacking-victor-simao-blog-tray-locaweb
Lembre-se: Você deve monitorar todos os passos dos usuários em todos os pontos estratégicos, criar hipóteses e desenvolver testes atrás de testes continuamente até atingir suas metas e quando atingir as metas, crie novas e trabalhe o ciclo de Growth novamente!

Você deve amar planilhas, lembre-se de que elas vão te auxiliar muito no controle e gestão de todos os processos de Growth Hacking.

nubank-growth-hackers-post-blog-tray-locaweb

Hoje o maior e mais recente case de Growth Hacking bem executado no Brasil é oNuBank! Dentro da estratégia de crescimento explosivo deles foi identificado apenas o óbvio mas que nenhum banco ou empresa financeira executava. O NuBank simplesmente DESBUROCRATIZOU o cartão de crédito, ofereceu taxas atrativas para os usuários e principalmente, tem um atendimento completamente HUMANIZADO, tudo isso na tela do seu smartphone. Eles tratam os clientes como DEUSES, oferecendo uma experiência de uso fora do normal e o custo disso é MÍNIMO para eles, porém o retorno financeiro e de Marketing é GIGANTESCO!

Outro grande case de Growth é do Airbnb.
No inicio os poucos usuários que utilizavam o site, tiravam fotos com baixa qualidade e para quem procura por aluguel de casas/apartamentos isso é fundamental. Então os próprios fundadores pegaram uma câmera e foram fotografar os imóveis pessoalmente mas com muita qualidade.
Foi uma ação relativamente muito barata e que trouxe um resultado bacana para a empresa.
Outro exemplo ainda do Airbnb é que eles conseguiram uma integração do site com o Craiglist e a partir disso compartilharam os imóveis para milhões de usuários de forma gratuita utilizando engenharia reversa, não foi nada simples e nem contra as leis, eles apenas encontraram uma forma de utilizar a tecnologia para alavancar sua empresa.
Clicando aqui você pode ler mais sobre isso.

Se você quiser ler mais cases de Growth Hacking, acesse este link! (Em inglês)
No link acima você vai encontrar a história por trás do Hotmail, Paypal, YouTube, Dropbox, Facebook, Twitter, Pinterest, Airbnb e Instagram.
Divirta-se =)

Ficou claro agora o que é Growth Hacking?

Então mãos a obra e bom trabalho. Os resultados vão aparecer e você será um Growth Hacker de sucesso!

Escrito por: Victor Simão – LinkedIn

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Growth Hacking – As técnicas de crescimento do Vale do Silício.
Avalie esse artigo!

One thought on “Growth Hacking – As técnicas de crescimento do Vale do Silício.


  1. oi, sou designer gráfico e formado em mkt tudo bem? queria entender melhor o funcionamento desta nova tendência e usar ela para meus clientes e claro, para minha empresa. faço o desenvolvimento de sites, fan page, email mkt e me julgo criativo, porém, parece que sempre falta algo para que minhas ações, criações e desenvolvimentos dê um passo maior…sei lá..posso estar falando besteira.. Minha pergunta..alguém sabe onde e como posso absorver mais informações sobre tal título? abs


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *