Google Trends: O que é e por que usar a ferramenta no seu negócio?

Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google, que sinaliza quais os assuntos mais populares do momento. Além disso, a ferramenta permite entender dados através de gráficos precisos que mostram os termos mais buscamos em várias regiões do mundo.

O Google Trends é um poderoso aliado das equipes de marketing e vendas porque oferece insights que complementam uma estratégia de marketing digital e SEO.

Trata-se de uma solução que o próprio Google criou e disponibiliza gratuitamente.

A ferramenta é ideal para quem quer entender as tendências e os assuntos mais buscados nesse motor de busca.

Ele também serve para guiar os conteúdos e as estratégias que ajudam a impulsionar as vendas dentro de um e-commerce.

Se você quer entender como funciona o Google Trends e como encontrar os termos e palavras-chave mais buscadas na internet que podem auxiliar na sua estratégia, não deixe de conferir este artigo. Vamos lá!

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que tem como objetivo mostrar os assuntos mais pesquisados no motor de busca.

É uma forma de auxiliar os produtores de conteúdo a encontrarem assuntos relevantes e interessantes, que estão em alta.

O que o Google Trends faz é mostrar as palavras-chave que foram mais pesquisadas em um determinado período, bem como um assunto ou tópico.

Ele é muito vantajoso porque esses assuntos, palavras-chave e tópicos são informados diretamente pela base de dados do próprio Google, que representa uma parcela gigantesca das buscas na internet.

Além de ser gratuito, ele ainda possibilita a comparação entre termos diferentes, bem como a avaliação sazonal de um assunto em um período mais específico.

A base de dados usada para o Google Trends concentra dados de 2004 até o momento, o que confere muita credibilidade para que os usuários que estão buscando por trends possam usar a ferramenta sem receios.

Quem está cogitando utilizar o Google Trends poderá encontrar insights muito valiosos sobre negócios, pesquisas de mercado, assuntos de marketing digital, vendas e muito mais.

Ou seja, é um poderoso aliado de empreendedores que atuam com marketing e vendas, já que vão encontrar os termos usados por potenciais clientes e usuários que têm diferentes intenções de pesquisa.

Como usar o Google Trends

Como o Google Trends faz parte do Google, ele conta com uma base de dados gigantesca, armazenada pela gigante de buscas, e com informações que foram geradas ao longo das buscas realizadas pelos usuários.

Assim, o próprio Google armazena todas as buscas realizadas na plataforma (como o Google e o YouTube) e retira as informações pessoais dos usuários, que não podem ser disponibilizadas por outras empresas.

Ele também exclui as buscas que tiveram pouco volume de pesquisa e as pesquisas que foram feitas por um usuário único em um período de tempo curto.

Dessa maneira, quem utiliza o Google Trends contará com termos e palavras-chave que tiveram um volume grande de busca e que não foram feitas pelo mesmo usuário repetitivamente.

Quando uma pesquisa é feita na ferramenta, a plataforma gera um gráfico que mostra as variações que a palavra teve, que se relaciona diretamente com o interesse dos usuários em um determinado espaço de tempo.

Outro ponto muito vantajoso dessa ferramenta é que quem está fazendo a pesquisa da palavra pode fazer algumas segmentações.

Elas podem ser variadas como o tempo de análise, em qual região as buscas ocorreram e qual foi o tipo de pesquisa realizada, como busca na web, busca por imagens ou no YouTube.

Contar com essa base de dados oferecida pelo próprio Google é uma excelente maneira de entender o comportamento dos usuários.

Ainda mais, quando esses insights são organizados e separados por interesse, data e intenção de busca, por exemplo.

Por mais que seja uma importante ferramenta, existem casos em que não é possível acompanhar palavras-chave com frequência.

Ainda assim, para facilitar o acesso aos dados, o Google Trends oferece um relatório anual com as principais tendências de busca por região.

Dessa forma, essa é uma plataforma que pode atender a todos os tipos de criadores de conteúdo, profissionais de marketing e vendas.

Quais são as principais funcionalidades do Google Trends

Para que fique ainda mais fácil visualizar os benefícios de utilizar o Google Trends, vamos mostrar, agora, quais são as principais funcionalidades dessa ferramenta. Não deixe de conferir nas próximas linhas!

Identificar tendências

Em uma tradução livre, trends é: tendência. Logo, a funcionalidade principal é a de mostrar as tendências em relação aos termos pesquisados no Google e no YouTube.

Além disso, ele também mostra a sazonalidade dos termos pesquisados.

Ou seja, certos assuntos tendem a ter um alto volume de buscas em determinados períodos, como “presente do dia dos namorados”, que terá um alto volume de busca no mês em que ocorre a celebração dessa data.

Fazer comparação de palavras

Para os profissionais de marketing, por exemplo, a comparação de palavras é uma funcionalidade muito valiosa.

Isso porque é possível comparar duas palavras que são sinônimas para compreender qual delas é mais utilizada pelos usuários do Google.

Essa funcionalidade é uma forte aliada de quem faz anúncios.

Afinal, ela auxiliará a compreender qual é o melhor sinônimo para utilizar como palavra-chave em um anúncio patrocinado, impactando a audiência de forma muito mais direta.

Mostrar a palavra certa

De forma complementar ao tópico anterior, usar a ferramenta ajuda os gestores a compreenderem qual é a palavra certa para atingir um determinado público por região — já que algumas palavras podem ser mais usadas em um local do que em outro.

Além disso, também é possível entender se a palavra costuma ser utilizada em conjunto com outras, o que pode ser decisivo para o sucesso de uma ação.

Fazer o download de informações

Além de poder acessar o banco de dados disponibilizado pelo Google Trends, também é possível baixar o relatório gerado, para que seja acessado a qualquer momento.

Essa é uma importante ação para gestores de marketing, que podem ter a necessidade de conferir o relatório diversas vezes, e é uma ação simples.

Basta selecionar entre as opções disponíveis que as informações são baixadas no dispositivo que você estiver usando.

Fornecer resultados por tipo ou formato

O Google Trends pode ser usado de forma ainda mais segmentada.

Ele permite refinar as pesquisas de acordo com a categoria que se deseja compreender, como as buscas por imagens, vídeos, notícias e outras formas que o motor de busca permite aos usuários.

De forma mais resumida, as funcionalidades voltadas para a segmentação das informações são:

  • localização: mostra tendências por região, como global, nacional, estadual etc.;
  • temporal: qualquer período pode ser pesquisado e segmentado, desde que seja a partir de 2004, ano em que a plataforma foi criada;
  • segmentação: temas, nichos e diferentes palavras-chave podem ser segmentados e pesquisados;
  • tipo de busca: permite entender qual é o tipo de busca utilizado para cada termo, se foi por imagem, notícia, YouTube, entre outros.

Porque usar o Google Trends

Ainda que fique visível as vantagens de contar com os dados do maior motor de busca do mundo, ainda pode existir a dúvida: por que usar o Google Trends?

Para responder a essa pergunta, vamos mostrar alguns dos principais benefícios que a ferramenta oferece. Acompanhe!

Como usar o Google Trends

Como já mencionamos, a plataforma é bastante simples de usar. Para começar, basta acessar o site do Google Trends, que não necessita de nenhum cadastro para ser usado.

Já na página inicial, são apresentados os termos ou assuntos mais discutidos na internet.

Para fazer uma pesquisa de termo, basta digitar a palavra na opção de “explorar tópicos” e definir o período em que o termo foi buscado.

Nessa página, olhando os insights ao longo dela, é possível encontrar os países em que a palavra foi mais buscada, bem como os assuntos que se relacionam com o termo.

É possível também fazer a comparação entre duas palavras ou termos. Veremos, de maneira mais aprofundada, como essas funcionalidades podem ser usadas.

Página inicial

A página inicial mostra um panorama dos assuntos que foram mais falados no momento, com um compilado de insights valiosos para quem está fazendo uma análise rápida com base nas tendências do momento.

Explorar

Essa é a parte onde é possível filtrar a busca e os termos mais utilizados.

Como ela permite uma filtragem por localização, categoria, tipo de pesquisa e período, fica mais fácil acertar nos termos que mais fazem sentido para a estratégia ou ação de marketing e vendas.

É ideal para compreender as tendências em cada segmento de negócios.

Outra ação muito importante que pode ser feita na parte de “Explorar” é pesquisar os assuntos que estão em ascensão, ou seja, aqueles que estão ganhando cada vez mais a atenção dos usuários na internet.

Principais pesquisas

Essa aba, chamada de “principais pesquisas”, mostra mais detalhes sobre as buscas que estão sendo feitas com o termo escolhido.

Além disso, é possível se inscrever para receber notificações e alertas sobre o termo na sua caixa de e-mail. Para isso, basta clicar no ícone com o símbolo de “+”.

Em alta no YouTube

Essa é outra importante aba que diferencia as buscas feitas nos dois motores, o Google e o YouTube.

Principalmente para quem está investindo em conteúdos em vídeo e estratégias no YouTube, é importante entender o que está em alta nessa rede.

As pesquisas costumam ser mostradas em um período de 24h, mas é possível fazer uma pesquisa mais aprofundada, com um intervalo de tempo maior.

Mais pesquisados

Essa aba pode parecer semelhante à opção de “Principais pesquisas”.

No entanto, conta com uma sutil, mas importante, diferença: a opção “Mais pesquisados” apresenta uma retrospectiva das buscas mais realizadas no último ano.

Os insights que ela oferece são bastante fáceis de acessar.

O que precisa ser feito é entender como esses termos podem influenciar em uma ação eficiente de marketing ou de vendas. Veremos isso no próximo tópico.

Como o Google Trends ajuda na estratégia de marketing ou vendas

Até agora foi possível compreender a eficiência e a importância de contar com essa ferramenta para diferentes finalidades.

No entanto, ela apenas oferece os dados, cabendo aos responsáveis uma análise mais completa para que essas informações gerem insights valiosos, que ajudem nas tomadas de decisão.

Veja como essa ferramenta pode auxiliar nas suas estratégias de marketing!

Produção de conteúdo

Ao mapear o conteúdo que será gerado ao longo de um tempo, o Google Trends ajuda na decisão de termos e uso de palavras-chave que já estão sendo utilizadas pelos usuários on-line.

É uma forma de produzir conteúdos que realmente são de interesse da sua audiência.

Ao entender o que já está em alta e o que está em ascensão, é possível criar materiais nos quais as pessoas têm real interesse, o que otimiza os esforços de marketing e garante maiores chances de sucesso.

Encontrar tendências

Encontrar as principais tendências dentro de um nicho de atuação é uma excelente forma de garantir uma maior vantagem competitiva.

Essa é uma das melhores maneiras de guiar uma estratégia de marketing.

Afinal, os responsáveis pelo setor podem encontrar os assuntos e as práticas que estão sendo mais comentadas, além de investir em inovações dentro das equipes.

Aprimorar a estratégia de Ads

O Google Trends ajuda a encontrar o sinônimo da palavra que mais conversa com a persona da sua empresa.

Com a comparação de termos, fica mais fácil entender qual deles é o mais buscado pelo público-alvo do seu negócio, por exemplo.

Dessa forma, é muito mais simples, definir quais serão as palavras-chave devem ser utilizadas nos anúncios para produzir materiais que sejam relevantes e interessantes para a sua audiência.

Planejar campanhas de vendas

Por meio dos insights que a ferramenta oferece, os gestores podem acessar os interesses atuais e os assuntos do momento.

Com isso, é possível compreender qual é o melhor momento para o lançamento de um produto, por exemplo.

Isso porque determinado acontecimento ou assunto pode estar diretamente relacionado com a solução que a empresa oferece.

O que possibilita campanhas de marketing com maiores chances de sucesso, bem como um lançamento no momento mais propício.

Identificar o público-alvo

As informações que o Google Trends oferece são dados sobre o comportamento de busca dos usuários.

Logo, é uma maneira inteligente de entender mais sobre o público-alvo ou a persona do negócio.

Com informações sobre as tendências e os interesses dos usuários, fica mais fácil entender o que os consumidores estão buscando na internet.

Monitorar a concorrência

A pesquisa feita na plataforma pode ser direcionada para uma estratégia de benchmarking.

Ou seja, entender quais são os termos que mais se relacionam com um concorrente e como eles estão crescendo.

Essa é uma boa maneira de encontrar soluções que já estão sendo utilizadas pelas empresas concorrentes.

análise de concorrentes

O Google Trends é uma poderosa ferramenta para guiar uma estratégia de marketing e vendas porque oferece informações reais.

Informações disponibilizadas pelo Google o e YouTube, sobre os termos e assuntos mais falados e buscados nesses motores de busca.

Além de ser bem fácil de utilizar, não necessitar de registro e contar com funcionalidades muito relevantes.

É possível fazer segmentações que ajudam na produção de conteúdo, na análise de concorrentes, na identificação do público-alvo, no planejamento de ações, no aprimoramento de anúncios e muito mais.

Se você quer conhecer outras ferramentas do Google que podem ajudar muito no crescimento do seu negócio, confira, agora mesmo

As melhores ferramentas do Google para o seu e-commerce!