Como anunciar na Amazon? Confira 7 dicas essenciais!
Como vender no Instagram: veja 7 dicas imperdíveis!

Conheça a ferramenta para e-commerce Google Tag Manager!

Publicado em: • Última Atualização:

Para qualquer empreendedor digital que esteja disposto a investir em seu e-commerce, analisar dados é o primeiro passo para direcionar anúncios e melhorar a navegabilidade do usuário. Uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas do mercado é o Google Analytics, que, quando usado sozinho, tem diversas limitações.

Uma maneira de melhorar o monitoramento das informações é utilizando o Google Tag Manager, instrumento que auxilia times de marketing a acompanhar métricas e rastrear dados do Analytics ao inserir scripts nos sites.

De acordo com um estudo da Ghostery, 79% dos websites utilizam alguma tecnologia para monitorar dados e comportamento de usuários, o que mostra a importância da utilização de ferramentas como o GTM. Esse tipo de monitoramento auxilia empresas a direcionar seu investimento e aprimorar a experiência do cliente de forma mais efetiva.

Se você quer saber mais sobre o que é o Google Tag Manager, continue a leitura, pois preparamos este artigo comentando tudo sobre a ferramenta e como ela pode ajudar no seu e-commerce. Vamos lá?

Entenda o que é o Google Tag Manager e seus benefícios

Antes de começar a explicar o que é a ferramenta GTM em si, é importante entender o que são tags e como elas funcionam. As tags são códigos (scripts) que, quando adicionados a websites, ajudam a monitorar o comportamento dos visitantes da página.

Existem, também, outras funcionalidades das tags, como remarketing, pesquisas, geração de mapas de calor, formulário de monitoramento etc. Por meio disso, é possível tomar decisões mais estratégicas.

Esse tagueamento, no processo tradicional, é feito manualmente por programadores. Entretanto, tal ação tem muitos pontos fracos, como a necessidade de uma equipe de TI para implantar as tags e o atraso nas campanhas de marketing. Ou seja, o Google Tag Manager surgiu para dar mais autonomia para pequenos e médios empreendedores e facilitar a utilização e organização das diversas tags de empresas de grande porte.

Bem, a fim de otimizar a rotina de empreendedores e equipes de grandes empresas, surgiu o Google Tag Manager. Veja, abaixo, o que é possível fazer por meio dele.

Manipular códigos de maneira simples

Ao conseguir manipular códigos de uma maneira mais simples, é possível fazê-lo de forma ágil e sem a necessidade de depender de alguém que saiba mexer em código-fonte.

Aumentar autonomia de desenvolvedores

Se você é um empreendedor que cuida do próprio website, não terá a dependência de um desenvolvedor, podendo adicionar ou remover tags por conta própria. Essa vantagem é ainda maior quando se quer taguear em períodos curtos, como numa campanha pontual.

Redirecionar trabalho da equipe de TI

Se você é um empreendedor que já tem certa estrutura e conta com uma equipe de TI para auxiliá-lo, é possível remanejar o tempo gasto nas tags para assuntos que tenham maior prioridade ou situações emergenciais. Quando a equipe de marketing assume esse posto, é possível otimizar o tempo da área de TI e agilizar a obtenção de dados que serão utilizados em campanhas e outras análises por parte da equipe de marketing.

Obter maior agilidade no tagueamento e na segurança

Como é uma ferramenta de uso simples, traz maior agilidade, além disso, é possível obter maior segurança, já que, a qualquer sinal de problema, as informações podem ser resgatadas de maneira rápida.

Beneficiar empresas de todos os portes

Empresas de pequeno e médio porte têm uma grande tendência a se beneficiar do uso da ferramenta, pela forma prática e ágil de implantar ou até mesmo retirar as tags do e-commerce, mas engana-se aquele que pensa que grandes organizações não podem utilizá-la.

Como empresas de grande porte normalmente têm um número maior de tags, é possível adicionar dezenas delas com maior agilidade e otimizando o seu gerenciamento, o que ajuda a gerar uma melhor experiência do usuário.

Melhorar a produtividade

Se tem uma coisa que qualquer empreendedor quer é que sua empresa seja mais produtiva, não é mesmo? Ao utilizar o GTM, é possível desonerar o trabalho em massa e fazer com que, por meio de uma simples ferramenta, possa-se obter diferentes informações.

Com elas, é possível ter uma análise descomplicada diretamente no dashboard e, consequentemente, melhorar o processo de decisão de campanhas ou a usabilidade do site.

Veja como funciona a utilização do Google Tag Manager

Se você quer obter mais pontos de monitoramento em seu website sem ter mais trabalho por isso, o GTM é opção certa para o seu negócio. As tags são adicionadas a fim de acompanhar algum tipo de atividade do usuário que seja relevante para sua análise — o abandono do carrinho de compras é um bom exemplo disso.

Muitos desses códigos utilizam o rastreamento do Google Analytics; no entanto, é possível ter um maior controle ao obter métricas do site em páginas específicas a partir do uso do GTM. Além disso, você também pode utilizar a ferramenta em conjunto com o Google Ads para uma melhor campanha de remarketing/retargeting ou ao fazer uma campanha no Facebook Ads, já que, em ambas, também deverá aplicar tags.

Além dessas funcionalidades, você pode utilizar a ferramenta em testes A/B, avaliando melhor a disposição das informações em seu website, entender quais banners têm melhor desempenho etc. Ou seja, de uma forma prática, é possível melhorar toda a experiência do usuário e impulsionar suas vendas! Não é incrível?

Viu como o Google Tag Manager pode melhorar seu negócio como um todo? Além de trazer aumento na produtividade, é possível obter informações relevantes sem ter conhecimento na área de tecnologia ou (muito menos) ser um expert em código-fonte, dando maior autonomia para pequenos e médios empresários melhorarem a experiência do usuário e se destacarem entre outros websites.

O melhor de tudo isso é que a ferramenta é gratuita, ou seja, não tem por que sua empresa ficar de fora!

Agora que você conhece tudo sobre o Google Tag Manager para seu negócio, o que acha da ideia de aprender um pouco sobre o Google Marketplace e como a ferramenta pretende entrar no e-commerce? Até logo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Conheça a ferramenta para e-commerce Google Tag Manager!
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *