O que é o Google Meu Negócio e como utilizá-lo para aparecer nas buscas locais?

Ser encontrado nas primeiras páginas do Google é um fator decisivo para que uma empresa melhore seu desempenho. Com o Google Meu […]

Ser encontrado nas primeiras páginas do Google é um fator decisivo para que uma empresa melhore seu desempenho. Com o Google Meu Negócio, as marcas aumentam as chances de serem encontradas e de concretizarem negócios.

Portanto, se você deseja ser encontrado por clientes que estão buscando por serviços ou produtos que oferece, é fundamental saber o que é e como utilizar o Google Meu Negócio para otimizar buscas locais. Confira!

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio (Google My Business) é uma ferramenta do Google que possibilita os empreendedores, de maneira gratuita, serem encontrados por clientes e potenciais clientes quando os mesmos buscam por um serviço ou produto.

Essa ferramenta gratuita da gigante da internet permite aos donos de negócios divulgarem seus empreendimentos no Google e no Google Maps de forma orgânica, apresentando as informações mais relevantes sobre a empresa.

Essa ferramenta ajuda os consumidores a descobrirem os serviços e produtos que você oferece na sua localidade. Dentre as informações que você pode destacar quando fizer o cadastro da sua empresa, estão:

  • telefone;
  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • perguntas e respostas;
  • principais eventos.

Como o Google Meu Negócio funciona

O Google Meu Negócio funciona fazendo com que a sua empresa seja encontrada por consumidores que buscam pelos serviços/produtos que a sua marca oferece, dentro da localidade em que você reside. A ideia é utilizar a ferramenta para aumentar a exposição da sua empresa na ferramenta de busca.

Ela ajuda, principalmente, os pequenos negócios a terem uma exposição gratuita nas páginas de resposta do Google. Em uma busca por localização geográfica, por exemplo, o consumidor poderá encontrar a sua marca utilizando o nome da empresa ou o produto/serviço que ela está procurando.

Vantagens de cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

Veja a seguir como cadastrar o seu negócio no Google My Business pode gerar diversas vantagens para a sua empresa nas buscas locais e gerais. Vamos lá!

Aumentar a visibilidade da marca

Quando você cadastra a sua empresa no Google Meu Negócio, você faz cm que mais pessoas possam encontrar a sua empresa. Sua marca vai estar melhor posicionada na maior vitrine, o Google. A ferramenta permite que você coloque fotos, número de contato, vídeos e ofertas.

Melhorar o posicionamento online

Contar com uma boa presença online é indispensável, e garantir uma boa ficha no Google Meu Negócio e Google Maps permite que mais pessoas encontrem o seu serviço ou produto. As suas informações vão ser destacadas pelo Google e encontradas com mais facilidade quando forem feitas pesquisas relacionadas aos seus produtos ou serviços.

Ser encontrado quando os clientes precisam do seu negócio

Como as buscas são feitas quando os consumidores estão realmente precisando de um determinado produto ou serviço, as chances de você fazer negócios é bem maior. Quando um potencial cliente realizar uma pesquisa desse tipo, ela tende a ser mais específica, como “restaurante em SP”.

Isso significa que ele está buscando um restaurante para ir naquele exato momento. Se a sua marca for encontrada nessa pesquisa, as chances de o cliente visitar o seu espaço é muito maior.

Melhorar a percepção do público

As empresas que mantêm um cadastro atualizado e completo nessa plataforma tendem a ter uma percepção melhor dos consumidores e ganham mais credibilidade no mercado.

Garantir mais visitas ao site/blog

Empresas que se posicionam da maneira correta no Google Meu Negócio tendem a ter mais chances de aparecer nas buscas locais e convertem essas buscas em mais visitas no site, blog ou rede social.

Poder mensurar resultados

A plataforma do Google My Business permite que o empreendedor tenha acesso a informações relevantes para entender o comportamento dos consumidores e como está o desenvolvimento online do negócio.

É possível acessar informações que ajudam na toma da de decisões, como:

  • como é feita a pesquisa sobre empresa;
  • quantas pessoas ligaram para o número de contato;
  • quantas pessoas utilizaram a rota para chegar à empresa;
  • quantas pessoas visitaram o site/blog.

Com essas informações, fica muito mais fácil fazer alterações e correções que ajudem a marca a conquistar novos clientes e a otimizar seus resultados online.

Melhora o relacionamento da marca com o público

A ferramenta permite que os consumidores tenham uma relação mais próxima com o negócio. Afinal, os clientes podem entrar em contato por ligação e por mensagem.

Por meio de avaliações, o seu potencial cliente pode deixar comentários sobre a sua empresa e avaliar o produto, o serviço, o atendimento e muito mais. Isso faz com que o Google reconheça a sua marca e permite que outros consumidores tenham uma percepção melhor sobre a sua empresa.

Garantir uma boa presença nessa plataforma é fundamental para otimizar a marca na maior ferramenta de busca do mundo. Portanto, veja a seguir como cadastrar o seu negócio no Google My Business.

Como cadastrar no Google Meu Negócio

Para quem já entendeu a importância dessa ferramenta, é preciso saber como inscrever o empreendimento, certo? A inscrição ocorre em 5 passos e é feita de maneira simplificada. Veja a seguir!

1. Acessar a plataforma e fazer login

Acesse a página do Google Meu Negócio e clique em “Comece agora”. Será preciso fazer o login na plataforma (o mesmo utilizado para acessar o Gmail).

2. Preencher as informações

Esse é o momento de adicionar a sua localização no Maps, colocar o nome da empresa, telefone, site e a categoria do negócio. É possível marcar um local específico, mas também adicionar a opção: “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

3. Confirmar autorização para gerenciar a empresa

Será preciso verificar se as informações sobre a marca estão corretas e preencher a caixa de autorização de gerenciamento do negócio. O Google irá enviar, no seu endereço, um código de verificação.

4. Confirmar localização

No seu painel de controle, você deverá confirmar o código de verificação enviado pelos Correios. Esse código leva entre 7 a 15 dias para chegar. Após inseri-lo, é hora de começar a editar as principais informações para que sejam exibidas no Google e no Google Maps.

5. Complete a sua nova página

Após a confirmação do código e do local, basta completar as informações necessárias para deixa a página mais atrativa. É o momento de colocar uma boa foto, o horário de funcionamento, uma descrição do negócio, atributos do produto e por aí vai.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que otimiza a sua empresa no motor de busca (Google e Google Maps) para fazer com que ela seja encontrada por potenciais clientes. Os benefícios são inúmeros: maior visibilidade, maior chance de ser encontrado, mais engajamento, poder mensurar os resultados, entre outros. É preciso fazer um bom cadastro para aumentar as chances de fazer negócios.

E então, sua empresa já está cadastrada no Google Meu Negócio? Deixe nos comentários abaixo como tem sido sua experiência ou tire suas dúvidas sobre o cadastro!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário