Gateway de pagamento: o que é e por que sua loja virtual precisa de um?

O gateway de pagamento é uma solução completa para oferecer diversos meios de pagamento online no seu e-commerce. Basicamente, é como ter […]

O gateway de pagamento é uma solução completa para oferecer diversos meios de pagamento online no seu e-commerce.

Basicamente, é como ter uma maquininha de cartão virtual integrada à sua loja, permitindo que o cliente escolha se prefere pagar com cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário ou outras opções.

Além de processar pagamentos digitais em instantes, o software também garante a segurança das transações e tem funcionalidades exclusivas para agilizar sua gestão financeira.

Quer ver como um gateway de pagamento pode fazer toda a diferença na sua loja online?

É só continuar lendo para descobrir tudo sobre esse sistema. 

Gateway de pagamento: o que é?

O gateway de pagamento é um software que conecta consumidores, bancos, adquirentes e operadoras de cartões em transações digitais. 

Ele funciona como uma maquininha de cartão virtual integrada ao e-commerce, que permite que clientes paguem com diferentes bandeiras no mesmo sistema. 

O termo gateway pode ser traduzido como “portal”, representando essa conexão entre os principais envolvidos em um pagamento online:

  • O cliente que faz a compra e efetua o pagamento online;
  • O adquirente responsável por processar a transação (empresa que faz a liquidação financeira de cartões, como Cielo, RedeCard e GetNet);
  • O banco responsável pelo cartão do cliente;
  • A bandeira do cartão (Visa, Mastercard, Elo, etc.);
  • O lojista que irá receber o dinheiro. 

Em questão de segundos, o gateway interliga todos esses atores e processa o pagamento online de forma eficiente e segura, se estiver tudo certo e a transação for autorizada. 

Por isso, as lojas online utilizam essa solução para oferecer diversos meios de pagamento para os seus clientes e garantir a segurança das compras online. 

Como funciona um gateway de pagamento em loja virtual

O gateway de pagamento captura e codifica os dados do cartão do cliente e transmite essas informações aos adquirentes, bandeiras e banco responsável. 

Então, se o cliente tiver saldo ou limite suficiente e não houver suspeita de fraude, a transação é autorizada pelas instituições e processada pelo sistema, direcionando o valor da compra para a conta da empresa.

Na prática, o processo funciona assim:

  • O cliente coloca os produtos no carrinho e vai para a página de checkout para fazer seu pagamento;
  • Se o gateway oferecer o chamado checkout transparente, o cliente poderá fazer o pagamento na mesma página, sem precisar ser redirecionado (o que aumenta muito a confiança no e-commerce);
  • O cliente faz login ou se cadastra e escolhe a forma de pagamento de acordo com as opções oferecidas (Ex: cartão de crédito à vista, cartão de crédito parcelado, Pix, boleto bancário, etc.);
  • Supondo que o pagamento seja no cartão de crédito, o cliente digita os dados do cartão e finaliza a compra;
  • O gateway codifica os dados do cartão para protegê-los e envia essa informação imediatamente para a adquirente responsável;
  • A adquirente verifica com a bandeira, e com o banco, se as informações do cliente estão corretas e se há saldo ou limite disponível para o pagamento;
  • Se estiver tudo certo, a transação é autorizada e o gateway recebe uma confirmação. Se faltar saldo ou houver suspeita de fraude, a transação é negada;
  • O gateway confirma ou recusa o pagamento, e o cliente recebe uma mensagem do e-commerce informando o status da transação;
  • Supondo que a transação seja confirmada, o cliente recebe a mensagem de pagamento aprovado e o e-commerce dá sequência à entrega. 

Se você já fez um pagamento online com cartão de crédito, sabe que esse processo é muito rápido.

Muitas vezes, a aprovação desse tipo de pagamento leva menos de um minuto, pois todo esse trabalho de conexão do gateway é automático e as respostas das instituições são instantâneas. 

Vantagens do gateway para e-commerce

Ter um gateway de pagamento é altamente vantajoso para lojas online de todos os portes e segmentos. 

Veja o que você tem a ganhar com esse sistema. 

Pagamentos e re-tentativas automatizados

A agilidade nas compras é fundamental em um e-commerce, concorda?

Com as transações e retentativas automatizadas, o gateway garante pagamentos rápidos e eficazes.

Na prática, o sistema processa a transação automaticamente em instantes e faz a retentativa em caso de erros e não processamento por qualquer motivo. 

Dessa forma, você não perde nenhuma venda por erro na cobrança e não precisa se preocupar com o processo de pagamento online. 

Automação fiscal

Além da automação de pagamentos, o gateway também pode oferecer a emissão automática de notas fiscais a cada compra confirmada.

Esses recursos simples poupa muito tempo da empresa e garante sua regularidade com o Fisco, além de transmitir confiança ao cliente. 

Multiadquirência

Um dos pontos mais importantes do gateway de pagamento é a possibilidade de trabalhar com a multiadquirência. 

Isso significa ter a liberdade de escolher entre vários adquirentes para processar as bandeiras de cartões, sem ficar preso a uma única empresa.

Isso evita que você perca vendas caso o adquirente principal fique fora do ar, por exemplo, além de proporcionar maior flexibilidade nos pagamentos. 

Taxas negociáveis

O gateway de pagamento também permite que você negocie as taxas diretamente com os adquirentes e, assim, consiga valores mais atrativos.

Isso não é possível, por exemplo, em intermediadores de pagamentos que já vêm com contratos fechados com as adquirentes e cobram um valor a mais pela comodidade.

Segurança nas transações

A segurança é um dos grandes diferenciais do gateway de pagamento, pois a proteção de dados é uma preocupação central para o e-commerce em todo mundo.

Esse é um requisito obrigatório, sobretudo em razão do aumento no número de fraudes no e-commerce (53% mais em 2020).

Sempre lembrando que situações como roubo de dados de cartões deixam o prejuízo todo nas costas do lojista.

Então, na hora de escolher um gateway, é importante verificar se ele possui um sistema antifraude e certificações de referência. 

Maior taxa de conversão

Ao diversificar os meios de pagamento com o gateway, você sentirá a diferença na taxa de conversão.

Afinal, os clientes buscam cada vez mais flexibilidade e segurança na hora de pagar pelas suas compras online, e esse sistema oferece todas as opções do mercado. 

Assim, a tendência é que a adoção do sistema tenha impacto positivo nas vendas.

Checkout transparente

O checkout transparente é um ponto-chave no e-commerce, pois ajuda a vencer uma das maiores objeções dos clientes: a desconfiança de fornecer dados financeiros online.

Quando o gateway possui esse recurso, o pagamento é finalizado na própria página do seu site, sem a necessidade de redirecionamento para outro ambiente.

Dessa forma, o cliente se sente mais seguro para finalizar a compra e informar dados de cartões de crédito e débito. 

Dicas para contratar um gateway de pagamento

Veja quais critérios levar em conta ao escolher o melhor para o seu e-commerce.

Verifique os meios de pagamento disponíveis

Antes de fechar o contrato com uma empresa de gateway, verifique se a interface suporta todos os meios de pagamento que você precisa no seu e-commerce.

Isso porque nem sempre a solução será facilmente integrada a todos os meios.

Então, é melhor garantir um software que permita oferecer opções como cartão de crédito e débito, boleto bancário, débito em conta, Pix e carteiras digitais aos seus clientes. 

Priorize o checkout transparente

Como vimos, o checkout transparente é indispensável para quem quer aumentar a confiabilidade do seu e-commerce.

Por isso, não abra mão dessa função quando for escolher o gateway de pagamento ideal para a sua loja.

Analise a segurança

Verifique também se o gateway possui sistema antifraude e garante a proteção de dados dos seus clientes. 

Uma dica é buscar por certificações como a PCI Compliance, que é referência global em normas de segurança para transações com cartões. 

Considere todas as funcionalidades

Muitos gateways de pagamento vão além do processamento de transações online e agregam diferentes funcionalidades.

Você pode escolher um sistema com funções de cobrança recorrente, emissão automática de notas fiscais e controle financeiro, por exemplo.

Para lojas online que trabalham com vendas recorrentes, existem soluções que oferecem ferramentas de gestão de assinaturas e recuperação de inadimplência. 

Dependendo das necessidades do seu negócio, sempre haverá uma solução com recursos sob medida. 

As vantagens do gateway de pagamento são indispensáveis. Veja mais informações sobre retentativa para vender mais!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário