Afinal, como encontrar fornecedores dropshipping de confiança?
Um dos principais desafios de um e-commerce é desenvolver um sistema logístico que funcione adequadamente, seja com estoque próprio ou terceirizado. Um […]
Um dos principais desafios de um e-commerce é desenvolver um sistema logístico que funcione adequadamente, seja com estoque próprio ou terceirizado. Um elemento determinante nesses modelos é encontrar fornecedores dropshipping de confiança para quem opta por essa modalidade.
A seguir, entenda melhor do que se trata o dropshipping e como seu e-commerce pode beneficiar-se com essa estratégia escolhendo fornecedores que sejam de confiança!
O que é e como funciona o dropshipping?
O dropshipping é uma modalidade de logística no e-commerce ou marketplace que permite que o lojista não tenha que dispor de um estoque próprio, o que simplifica a área logística, principalmente entre pequenos e médios negócios.
O dropshipping funciona da seguinte forma: o cliente realiza a compra na loja virtual normalmente, então o lojista recebe a ordem de venda e ela é encaminhada para o fornecedor dropshipping automática ou manualmente, dependendo do sistema adotado. Depois, o fornecedor é responsável por realizar a separação do produto e o despache para o cliente.
Nesses passos, destaca-se que o relacionamento do cliente é com a loja virtual, sendo que o parceiro vai impactar diretamente a satisfação do consumidor com a marca, mas sem que ele saiba que é outra empresa a responsável pela entrega.
Dessa forma, a escolha dos fornecedores dropshipping é fundamental, pois esses parceiros vão influenciar a capacidade logística do e-commerce, mas também a própria experiência de compra do consumidor.
Assista ao Escola Responde e veja mais dicas sobre Dropshipping :
Como encontrar os melhores fornecedores dropshipping?
Uma vez que os fornecedores dropshipping influenciam diretamente a capacidade de vendas do e-commerce é importante que essa escolha seja realizada cautelosamente.
Atualmente, é possível contar com parceiros nacionais ou estrangeiros, dependendo do nicho de mercado, dos produtos comercializados e dos objetivos do lojista no longo prazo.
A seguir destacamos sete dicas de como escolher os fornecedores dropshipping do seu negócio garantindo maior confiabilidade e eficiência nos processos. Confira!
Avalie fabricantes x fornecedores
Uma opção de dropshipping é trabalhar diretamente com o fabricante do produto, que é aquele que possui a patente sobre o item. Nesse modelo pode-se ter vantagens principalmente por praticar preços mais competitivos no mercado sendo uma opção mais adequada para lojistas que atuam com nichos altamente segmentados.
Para um e-commerce que pretende atuar com diferentes tipos de produtos, é mais vantajoso estabelecer parcerias com diferentes fornecedores, sendo importante desenvolver corretamente os processos para garantir eficiência.
Compare os preços
O modelo de dropshipping é conhecido por proporcionar menores margens de lucro para os lojistas, pois elas são calculadas na diferença entre o preço praticado pelo fornecedor e o pago pelo consumidor final.
Para que essa estratégia dê resultados é importante avaliar os preços dos fornecedores a fim de garantir lucratividade e capacidade de consolidação da marca. Deve-se considerar, entretanto, que preços muito baixos, incompatíveis com o mercado, devem ser motivo de suspeita.
Avalie tempo de entrega
Para iniciar uma parceria desse tipo é fundamental que se considere o tempo de entrega das solicitações e verifique-se se a empresa é capaz de atender os prazos acordados inicialmente.
O tempo de entrega deve ser calculado e informado ao cliente corretamente, o que torna importante que seja estipulado com a parceira e cumprido. Prazos muito longos estão entre os motivos frequentes de abandono do carrinho de compras, o que faz com que quanto mais ágeis as entregas, mais competitivo será o e-commerce.
Pesquise a política de reembolso
Mesmo se o lojista estabelecer parcerias com fornecedores dropshipping internacionais, é importante que seja avaliada como é a política de reembolso, pois a loja virtual deve seguir as regras da lei do e-commerce.
O consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto, o que garante que ele seja reembolsado e faça a devolução do produto.
Verifique como é a solicitação de pedidos
Algumas empresas de dropshipping possuem sistemas automatizados para a solicitação de pedidos, sendo que esses são preferíveis àqueles manuais e que podem apresentar erros, limitando a escalabilidade do negócio.
Outro aspecto a ser observado é se o parceiro exige um pedido mínimo, o que faz com que algumas solicitações demorem para ser encaminhadas e atrasem a entrega do produto ao cliente, prejudicando a experiência dele.
Avalie a política de troca da parceira
Assim como a política de reembolso, a de troca também deve ser avaliada visando garantir a entrega de produtos com qualidade, compatíveis aos que foram solicitados e nas condições adequadas.
Portanto, estabeleça parcerias com fornecedores dropshipping que sejam comprometidos com as trocas de produtos quando necessário.
Pesquise a reputação da marca
Por fim, a escolha de um fornecedor confiável nunca é totalmente segura até que se comece a trabalhar conjuntamente e os resultados sejam consolidados, entretanto, uma pesquisa antecipada é fundamental para garantir esses objetivos.
Verifique junto de outros lojistas qual a reputação dos fornecedores escolhidos, se eles mantêm os acordos firmados inicialmente e se a entrega das mercadorias é segura, dentro do prazo e com eficiência.
Considerando essas dicas você pode firmar parcerias mais consistentes e que proporcionarão um melhor resultado para o e-commerce em curto, médio e longo prazo.
Qual a importância de um bom fornecedor?
A escolha de um bom fornecedor é determinante nas chances de sucesso do negócio, influenciando diversos aspectos do e-commerce, como:
- escalabilidade do negócio: um bom processo logístico é o que permite que a empresa aumente as vendas com capacidade operacional para atender as novas demandas sem prejudicar a experiência dos clientes;
- satisfação do cliente: a experiência de compra é extremamente influenciada pela agilidade na entrega dos produtos adquiridos, o que faz com que a parceira seja determinante na capacidade do negócio de promover um processo de compra mais satisfatório;
- fidelização: o cumprimento dos prazos, preço do frete e diferenciais do processo de compra são o que permite reter e fidelizar clientes, o que por sua vez influencia a capacidade da loja virtual vender mais e aumentar o ticket médio;
- autoridade da marca: o termo se refere a reputação da marca entre os consumidores, sendo que quanto mais reclamações e problemas existirem mais prejudicada será a autoridade, afetando a consolidação da marca;
- resultados em vendas: por fim, o dropshipping vai afetar diretamente os resultados em vendas da marca, considerando a lucratividade possível com a margem dos produtos, o aumento das vendas, a melhor experiência dos clientes, entre outros fatores.
Dessa forma, verifica-se que a escolha dos fornecedores dropshipping será determinante para que o e-commerce cresça, tenha melhores resultados em vendas e uma gestão eficiente. Antes de definir os parceiros do seu negócio, portanto, avalie cada um dos aspectos indicados.
Quer saber mais sobre gestão eficiente de um e-commerce? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o tema!