O poder das mulheres no e-commerce brasileiro
Muitas devoluções no seu e-commerce? Aprenda como contornar isso!

Como encontrar bons fornecedores de produtos para uma loja virtual?

Publicado em: • Última Atualização:

Está pensando em abrir uma loja virtual? Então, talvez já tenha se questionado sobre como encontrar bons fornecedores de produtos para a sua operação. Apesar de pouco discutido, esse é um tema de fundamental importância. Afinal, fazer a gestão interna de um e-commerce requer muito planejamento e organização.

Ao obter ótimos fornecedores para a sua loja, os impactos diretos na qualidade dos produtos, no número de vendas e na satisfação dos consumidores ficam evidentes. Por isso, é imprescindível que a escolha dessa parceria seja muito bem avaliada.

Diante desse desafio, preparamos este artigo para apresentar algumas estratégias que visam a escolha de bons fornecedores. Acompanhe!

Compare diversas opções por meio de uma busca online

Para começar, a melhor dica é usar o Google. Mas sabe qual é o maior erro daqueles que vão até o Google para saber como encontrar fornecedores para a sua loja virtual? Eles normalmente estão com pressa e, por isso, não prestam muita atenção.

Se você for clicando logo nos primeiros resultados, sem considerar buscas com palavras-chave distintas, por exemplo, é bem provável que vá se sentir insatisfeito com as opções encontradas. Não se esqueça de que encontrar bons fornecedores é uma etapa fundamental para o negócio. Por isso, é preciso reservar tempo para essa tarefa e estar atento a todas as oportunidades.

Não basta jogar o nome da empresa no Google e pesquisar. É preciso explorar os resultados obtidos, pesquisar outras palavras como “venda no atacado,” “revendedor”, “depósito” e “distribuidor”, procurar conhecer a origem da empresa e assim por diante.

Em um documento, anote o site e o contato dos fornecedores que possam ser interessantes para o seu negócio. Uma dica valiosa é sempre ter dois ou mais fornecedores para cada produto a ser vendido. No momento em que estiver fazendo a comparação dos sites, você pode excluir algumas opções usando os seguintes critérios:

  • reclamação em excesso de outros lojistas;
  • preços muito elevados;
  • site bastante desatualizado.

Considere a distância física

Sempre que possível, busque um fornecedor que esteja próximo. Reduzir a distância entre o centro de distribuição e a sua empresa facilita a comunicação. Além disso, se houver problemas com algum produto, o seu retorno será bem mais rápido.

Caso não seja possível, priorize fornecedores brasileiros. As chances de acontecer problemas são bem menores, afinal, vocês estarão próximos, o que facilita a troca de informações.

Busque referências

Para conseguir entender melhor a reputação de determinado fornecedor no mercado, é essencial buscar referências. O primeiro passo é ir atrás de informações de quem já é cliente do profissional ou da empresa.

Quando você sabe o que as pessoas que já fizeram negócio pensam, você pode entender bem como o trabalho é feito. Ouvir a experiência das pessoas é uma excelente maneira de saber se o fornecedor vale a pena ou não.

Além disso, é importante procurar por reclamações no Reclame Aqui. Nesse site, as pessoas podem fazer reclamações sobre produtos ou serviços de diversas empresas. Isso funciona para que outros possam ver como a empresa funciona antes de fazer algum tipo de contato.

Saiba que, além das reclamações, é importante avaliar como as empresas lidam com cada situação, analisando as respostas obtidas, a resolução do caso e o nível de satisfação da empresa, por exemplo. É nesse ponto que é possível avaliar se o fornecedor preza pelo bem-estar de clientes e parceiros.

Analise a capacidade de fornecimento

Procure analisar se o fornecedor terá condições de atender à sua demanda, principalmente em períodos críticos, provocados por fatores externos. Afinal, essa questão se refere às necessidades e prioridades da empresa.

O problema é que algumas empresas têm diferentes tipos de sistemas de fornecimento e de distribuição. Dessa forma, você pode encontrar alguns intermediários no processo, caso não converse antes com o fornecedor. Além disso, o fornecedor precisa ser honesto com você em relação às empresas que estão envolvidas no processo.

Explore catálogos

Revistas e catálogos especializados no segmento da empresa são ferramentas perfeitas para encontrar bons fornecedores. Nelas, você vai encontrar entrevistas, matérias e vários anúncios com os melhores do país.

Para adquirir esses materiais, você precisar ir até uma banca de revista ou fazer uma busca pela internet. Acessando sites especializados, você poderá encomendar catálogos para lê-los fisicamente ou optar por lê-lo de forma online.

Ao escolher um fornecedor, você não está apenas adquirindo produtos, mas também associando sua marca à empresa fornecedora. É por esse motivo que é importante pesquisar a conduta da empresa e o modo como ela trabalha. Compreender a percepção que o mercado tem sobre ela é indispensável para firmar bons negócios e para manter um ótimo relacionamento.

Participe de feiras especializadas

Você encontrará feiras de determinado segmento em que fornecedores se organizam em estandes para apresentar suas marcas e produtos a possíveis parceiros. É uma ótima forma de conhecer mais empresas, avaliá-las fisicamente, sanar dúvidas e até descobrir novidades do mercado.

Tenha em mente que, para comparecer a esses eventos, bons investimentos precisam ser feitos por parte dos fornecedores. Por isso, é importante dar prioridade às boas empresas encontradas em feiras especializadas.

Analise preço e formas de pagamento

A qualidade é indispensável, mas não se esqueça de que o preço também tem grande relevância. Não adiantará muito contar com bons produtos, se os valores e as condições de pagamento não forem atrativos. É fundamental que o preço as formas de pagamentos se encaixem dentro do orçamento estabelecido.

Além disso, há custos no processo, como frete, impostos e taxas de serviços, que precisam de atenção para que o preço oferecido pelo fornecedor não comprometa o poder de compra da sua empresa.

Quanto ao pagamento, é importante que haja uma flexibilidade da parte do fornecedor, com diferentes meios, descontos por antecipação e boas condições de parcelamento. Lembre-se de que o poder de negociação com o fornecedor pode ser de grande ajuda para garantir condições especiais de fornecimento.

Por isso, é preciso, além de avaliar os fatores que destacamos acima, saber fazer ótimas negociações e ter cautela no momento de escolher fornecedores de produtos para o seu e-commerce. A negociação garantirá acordos e aumentará as chances de estabelecer uma parceria bastante favorável.

Agora que você já sabe o que avaliar para escolher bons fornecedores, aproveite para aprender também com os nossos vídeos sobre e-commerce para ter resultados ainda melhores no seu negócio!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como encontrar bons fornecedores de produtos para uma loja virtual?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.