Aprenda como configurar o fluxo de nutrição de leads no e-commerce

Se você trabalha no ambiente digital, com certeza já deve ter ouvido falar de uma estratégia de e-mails a serem enviados para […]

Se você trabalha no ambiente digital, com certeza já deve ter ouvido falar de uma estratégia de e-mails a serem enviados para um segmento a fim de atingir um objetivo. Tal estratégia se refere ao fluxo de nutrição de leads, que é essencial para qualquer profissional que trabalhe com a automação de marketing.

Além de ser essencial para estreitar a relação de sua empresa com o público-alvo, as réguas de relacionamento são importantes para garantir resultados ainda mais potencializados. Isso acontece, pois, a comunicação passa a ser frequente e personalizada, pilar básico do Inbound Marketing. No entanto, muitas empresas encaram essa estratégia como uma dificuldade, principalmente por haver várias etapas no processo.

Desse modo, criamos este artigo para explicar mais sobre a nutrição de leads no e-commerce e como configurar um fluxo que proporcione vendas recorrentes em sua loja online. Continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia essencial!

Entenda a importância da nutrição de leads e seus benefícios

A nutrição de leads tem como propósito fazer com que a base de contatos que recebe a comunicação realize um tipo de ação, dependendo das estratégias da organização. Por isso, existem inúmeras vantagens em utilizá-la na área de marketing. Confira as principais!

Otimiza a entrega do conteúdo

Quando o processo de automação é bem utilizado e as estratégias são bem pensadas, a mensagem certa é enviada para o lead certo no momento certo. Isso acontece porque a empresa é capaz de identificar em qual etapa do funil seus clientes estão e, com isso, personalizar o conteúdo.

Estreita e relação com o consumidor

A nutrição de leads faz com que haja uma periodicidade no envio de comunicações, o que é bastante diferente de um conteúdo enviado de forma aleatória. Por isso, o consumidor começa a criar mais conhecimento sobre a marca, produto/serviço, além de afetividade.

Melhora a conversão

Quando tudo é estrategicamente pensado, é muito mais fácil de o consumidor passar para a próxima etapa da jornada. Ou seja, se ele está no topo do funil, pode passar para o meio; caso esteja no meio, pode ir para o fim até, finalmente, realizar a principal ação que sua empresa deseja.

Agora que você entendeu o que é e quais são as principais vantagens da nutrição de leads, aprenda como colocar essa estratégia em prática.

Aprenda a configurar o fluxo de nutrição de leads no e-commerce

O fluxo de nutrição de leads não tem uma receita pronta, principalmente porque cada empresa deve fazê-lo de acordo com suas estratégias próprias. No entanto, é possível ter uma base de como começá-la, para então, personalizar o processo. Acompanhe!

Tenha um sistema de automação

O primeiro passo para poder criar um fluxo de nutrição é ter uma plataforma de e-mail marketing que ofereça uma ferramenta de automação. A automação é uma forma de você disparar e-mails automáticos para seus leads de acordo com regras que você julgue mais coerente.

Por exemplo, caso tenha uma landing page para baixar um e-book, você pode automatizar e-mails para esse lead. Assim, caso tenha aberto as comunicações, clicado (ou, até mesmo, caso não tenha tomado nenhuma ação), poderá disparar mensagens personalizadas com a finalidade de ajudá-lo a seguir na jornada até o fundo do funil.

Para tanto, é muito importante conhecer as plataformas existentes e garantir que seu gerente de contas ajude na criação do primeiro fluxo. Assim, você irá começar a se desenvolver cada vez mais no assunto.

Lista de e-mails

Convenhamos que, caso não haja lista de e-mails, nenhuma comunicação poderá ser enviada, não é?! No entanto, isso não significa que você deva comprar sua base.

Ela deve ser construída de forma legal e, de preferência, por opt-in. Isso significa que o usuário não só se cadastrou para receber suas informações como também confirmou que quer continuar recebendo as comunicações. Desse modo, é possível garantir uma lista como menos reports por spam, bounce e hard bounce.

Persona

Persona é a representação fictícia de seu melhor cliente. Ela é muito mais específica do que o público-alvo, podendo ter detalhes de informações como hobbies, principais dores a serem solucionadas, tipo de comunicação que utiliza e os principais canais em que pode ser encontrada.

Assim, a comunicação fica muito mais assertiva, permitindo que a relação fique mais estreita e que seu objetivo junto o cliente seja alcançado.

Produza conteúdo de qualidade

Por fim, uma das partes mais importantes desse processo é o conteúdo que será produzido e usado para nutrir os leads. Quanto mais interessante o conteúdo, mais o usuário terá vontade de continuar abrindo seus e-mails.

Lembre-se de que além de conteúdos com apelo afetivo, você pode usar estratégias de preço e qualidade. Ou seja, observe a melhor estratégia para usar na comunicação e adapte o que irá oferecer considerando as recomendações sobre personas apresentadas no tópico acima.

Ofertas

Ofertas, e-books e webinars são ótimos conteúdos a serem oferecidos, pois, chamam a atenção dos usuários. Por isso, pense também em datas comemorativas em que possa linkar essas estratégias e utilize-as em seu negócio!

Após começar esse processo, você poderá adicionar outros passos que sejam fundamentais para que seu fluxo de nutrição seja eficiente. Por isso, é muito importante acompanhar os resultados. Se possível, tenha uma planilha com os principais KPIs para medir a efetividade de sua estratégia, entendendo o que pode ser melhorado e aquilo que deve ser mantido. Desse modo, você conseguirá trabalhar muito bem seus leads e fazê-los tomarem a ação que deseja.

Viu como o fluxo de nutrição de leads é importante para sua empresa? Além de otimizar a entrega, o conteúdo e a relação com o consumidor, ainda é possível criar uma constância na comunicação. Para tanto, lembre-se de ter uma boa plataforma de e-mail marketing com a ferramenta de automação, nutra sua própria base de leads, desenhe as personas do seu negócio e, por fim, produza conteúdos de qualidade para manter o interesse deles em seus e-mails. Assim, seus resultados serão ainda mais potencializados!

Agora que você aprendeu mais sobre a nutrição de leads e sua importância em configurá-lo corretamente, não deixe de ler nossas dicas para capturar leads no e-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário