Taxa de reembolso no e-commerce: aprenda como reduzi-la
Como contratar uma transportadora para loja virtual

Do design a conversão: 8 ferramentas para a sua loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Ter uma loja mais atrativa e com maior força e capacidade de vendas é o principal objetivo de qualquer empreendedor. Contudo, diante do atual cenário competitivo, é necessário estar atento às tendências para alcançar o sucesso.

Para melhorar os resultados e impulsionar o negócio, uma loja virtual precisa de uma série de ferramentas eficazes. Embora a maioria das plataformas disponha de todas as funcionalidades básicas, ainda existe uma infinidade de outros serviços que podem ser adicionados ao seu e-commerce.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com algumas sugestões de ferramentas para loja virtual, que vão aprimorar desde o design até o aumento das conversões. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

1. Desk360

Sem dúvida, uma ótima ferramenta para monitorar e otimizar o seu atendimento. Todo e-commerce que deseja oferecer uma boa experiência ao cliente precisa ter um chat online para atendimento — esse é o objetivo do Desk360.

Com ele, é possível criar um canal de comunicação de maneira integrada e simplificada, fazendo com que seus visitantes se tornem potenciais compradores. Além de tirar dúvidas, pelo chat você pode indicar produtos e oferecer descontos em tempo real.

Vale destacar que o Desk360 permite criar formulários com campos personalizados para pré e pós-venda, tudo isso com agilidade e simplicidade.

2. Ferramentas Google

Que o Google é um excelente site de pesquisa e que o seu cliente, provavelmente, encontrará sua loja realizando uma pesquisa nele, você já sabe. O que talvez seja novidade para muitos lojistas é a diversidade de ferramentas que a plataforma oferece para o e-commerce. Confira, a seguir, algumas delas.

Google Trends

O Google Trends permite que o lojista encontre as palavras mais pesquisadas naquele momento. Ou seja, se um certo produto estiver na moda e sendo muito pesquisado, o empreendedor pode usar essa tendência nas pesquisas para divulgar os seus produtos.

Google Analytics

Google Analytics mostra a fonte do tráfego do site, o perfil de quem visita a sua loja, além do tempo que ele ficou navegando. Todas essas informações são valiosas para saber se você está conseguindo atrair o seu público-alvo e para traçar estratégias de marketing.

Google Search Console

Um dos recursos essenciais para e-commerces, pois ajuda a compreender como o site pode ser otimizado para atrair visitantes usando as buscas do Google. Quem trabalha com loja virtual sabe a importância das técnicas de SEO, e por isso, o Search Console permite que alterações sejam feitas em seu site para melhorar o rankeamento dele no Google.

3. Compress JPEG

Um bom design faz toda diferença no seu e-commerce. Você certamente precisará de imagens de qualidade dos seus produtos para mostrar aos clientes. No entanto, algumas imagens costumam ser pesadas e tornam o carregamento da página mais lento.

Uma ótima solução para superar esse problema é usar o Compress JPEG, que diminui o peso do arquivo sem que as fotos percam a qualidade.

4. Instapage

Se você ainda não conhece as landing pages, sugerimos fortemente que considere utilizá-las em sua loja virtual. Elas são páginas que têm todos os elementos voltados à conversão, seja ela a venda propriamente dita, seja a captura de e-mail para sua lista de contatos.

Entre as diversas ferramentas de e-commerce voltada para esse objetivo, o Instapage é uma das melhores no mercado, devido à sua simplicidade. Ela permite criar sua página do zero ou utilizar alguns dos variados modelos prontos existentes no site, que podem ser editados de acordo com sua preferência.

Outras vantagens do Instapage são a possibilidade fazer teste A/B ilimitados e descobrir quais páginas convertem mais, além da fácil integração com ferramentas de automação de marketing, como software de disparo de e-mails.

5. LeadPages

Trata-se também de uma ferramenta de conversão de leads. Um dos seus principais atrativos é a quantidade de templates que ela disponibiliza para criar a sua landing page, organizados conforme a taxa de conversão de cada um.

Um dos grandes benefícios do Leadpages é que ele possibilita a geração de formulários de opt-ins (inscrições) chamados de leadboxes, que são apresentados aos visitantes assim que eles entram em sua página. Esse mecanismo funciona como um pop-up e pode auxiliá-lo no aumento da base de e-mails.

6. Mailchimp

Certamente você já ouviu falar do MailChimp, mesmo que não trabalhe diretamente no ramo de e-commerce. Trata-se de uma plataforma de e-mail marketing muito famosa, que faz integrações até com as redes sociais e conta com planos gratuitos para empreendedores iniciantes.

O MailChimp conta com um dos melhores editores de e-mail, além de ser uma ferramenta de fácil uso e intuitiva. É possível, também, agendar o envio de e-mails e obter dados como taxa de abertura, leitura e cliques.

7. AWeber

Outra ferramenta de e-mail marketing muito conhecida é a AWeber, focada na captura de contatos, gestão de listas de e-mail e envio de campanhas de e-mail marketing.

Por meio dela, você tem acesso a um painel de controle onde poderá criar suas listas de e-mail, formulários de captação e escolher vários modelos prontos ou criar o seu próprio layout. Além disso, conta com relatórios de envio de e-mail, taxa de aberturas e conversões.

8. Redes Sociais

Impossível citar todas essas ferramentas sem falar das redes sociais. São elas as grandes responsáveis por medir a reputação da sua loja virtual.

Um perfil atualizado nas mídias garante a interação com os clientes, de modo que atenda as demandas dos clientes e aumente a tendência de feedbacks sobre a loja. Por isso, não deixe de investir nessas ferramentas, afinal, a maioria das pessoas tem conta em Instagram, Facebook ou Twitter hoje em dia.

Por fim, todas essas ferramentas para loja virtual garantem mais vendas ao seu e-commerce, além de contribuir com a criação de uma imagem positiva. Vale lembrar que uma boa combinação faz com que seu negócio alcance ainda mais sucesso.

Agora que você já conhece algumas ferramentas para loja virtual, que tal saber mais sobre as principais ferramentas para quem está começando um e-commerce do zero? Baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito e fique por dentro do assunto!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Do design a conversão: 8 ferramentas para a sua loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.