Conheça as melhores ferramentas do Google para o seu e-commerce!

Como empreendedor, você deve saber que é fundamental dispor de ferramentas para gerenciar e organizar suas atividades, prazos e estratégias. Afinal, é uma maneira de […]

Como empreendedor, você deve saber que é fundamental dispor de ferramentas para gerenciar e organizar suas atividades, prazos e estratégias. Afinal, é uma maneira de simples e tornar os processos automáticos.

Mas, você já pensou em melhorar a gestão, a comunicação e a produtividade do seu negócio utilizando ferramentas do Google? Muito mais que um mecanismo de busca, o Google apresenta diversas ferramentas que podem ajudar você a aperfeiçoar os processos e traçar estratégias eficazes de marketing digital da sua empresa.

Por meio dessas metodologias, é possível otimizar as suas páginas, monitorar o site, realizar campanhas de marketing, acompanhar alertas, organizar atividades, entre outras funções.

Neste artigo, mostraremos as melhores ferramentas do Google para o seu e-commerce. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Importância de investir em ferramentas para melhorar a gestão de e-commerce

De modo geral, uma boa gestão de e-commerce se preocupa em acompanhar a produtividade da empresa, sempre investindo nos aspectos de melhoria para alcançar um melhor desempenho no setor de atuação.

Para isso, é importante acompanhar variações do mercado, avaliar os resultados por meio de métricas e indicadores e analisar se as estratégias utilizadas estão sendo adequadas. É aqui que entra a importância de investir em ferramentas para melhorar a gestão de e-commerce.

As ferramentas de e-commerce são grandes aliadas no gerenciamento do negócio e servem para otimizar as atividades operacionais, organizar as informações coletadas através dos dados, conhecer o perfil e o comportamento dos consumidores.

Nesse contexto, além de possibilitar a criação de anúncios e aproveitar todos os benefícios de aparecer no principal site de buscas, as ferramentas do Google disponibilizam diversos mecanismos que ajudam na gestão do seu site da melhor forma. No próximo tópico você conhecerá cada um deles!

Conheça as melhores ferramentas do Google

Quando se trata do Google, a gigante da tecnologia apresenta inúmeros produtos diversificados. Desde que foi criado, a ferramenta já criou de 250 aplicativos e serviços, com uma série de funções.

Embora a utilização de todas as ferramentas seja inviável, vale a pena investir naquelas que realmente podem ajudar nos processos do seu e-commerce. A seguir, confira as melhores ferramentas do Google que separamos para você!

Ads

Considerada uma das principais fontes de receita do Google, o Ads é uma plataforma de publicidade online do Google, que possibilita o aumento do tráfego, das conversões e gera a possibilidade do aumento das vendas. Isso porque as campanhas aparecem com destaque na primeira página dos resultados de busca e passam a atrair mais visibilidade ao site, potencializando as chances de ter mais clientes.

Em outras palavras, podemos dizer que o Google Ads permite que empresas anunciem online, tanto em resultados de busca do Google quanto em sites de parcerias, exatamente para um público que seja interessante para o negócio.

A inscrição na plataforma é gratuita, você só precisa pagar se a sua publicidade funcionar, isto é, quando alguém interagir com o seu anúncio, seja ele um link patrocinado, um banner ou um vídeo.

Analytics

Sem dúvida, essa é a ferramenta do Google mais conhecida e amplamente utilizada. Afinal, trata-se de um recurso praticamente obrigatório para os e-commerces e os sites de vendas em geral, porque, graças a ela, os empreendedores podem analisar as principais métricas e informações a respeito do comportamento dos seus visitantes.

Com essa ferramenta, os lojistas sabem de onde veio o visitante, o que ele busca e até mesmo o que ele precisa fazer para promover o seu retorno. Além disso, com o Google Analytics, é possível realizar uma análise completa dentro do seu site e/ou aplicativo, possibilitando o acompanhamento de conversões, a avaliação do desempenho das estratégias de marketing utilizadas, assim como o relatório com informações sobre a origem dos visitantes. Tudo isso faz com que ela seja ideal para realizar análise de resultados das suas campanhas de marketing digital.

AdSense

O Google AdSense é uma forma de os editores ganharem dinheiro com conteúdo online, uma vez que possibilita a divulgação de anúncios publicitários de outras empresas em sua página. A partir disso dos cliques, o lucro gerado é pago pelo Google em dinheiro.

O serviço pode ser usado gratuitamente, sem a necessidade de pagar para fazer parte do programa. Para tornar a estratégia mais eficiente, o ideal é que as empresas com anúncios publicados sejam parceiras do seu negócio — ou que ofereçam serviços/produtos complementares aos seus.

Com essa plataforma, você só precisa adicionar um trecho de código ao seu site. Assim, o Google vai apresentar os anúncios relevantes. É importante destacar que todos os anúncios são revisados pelo próprio Google, pois precisam atender um certo padrão de qualidade.

Shopping

O Google Shopping é um tipo de vitrine virtual localizada na parte da página em que mais vai receber atenção do visitante. Nele, são exibidos produtos relevantes sobre a pesquisa do usuário, independentemente do segmento.

Com essa ferramenta, é possível anunciar e cadastrar os produtos da sua loja no próprio Google e criar uma conexão entre eles. Dessa forma, os produtos e os preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Para se cadastrar, são necessárias três etapas: criar uma conta no Google Merchant Center, verificar o domínio do seu e-commerce e configurar o feed de produtos. Por meio dela, é possível comparar preços e analisar produtos por meio dos resultados do Google, melhorando os seus recursos para atrair mais cliques.

Trends

Uma ótima ferramenta que pode ajudar você a monitorar as tendências do seu segmento é o Google Trends. De modo geral, ele permite avaliar a popularidade de termos específicos, comparando-os com outras variações de palavras-chave, além de analisar como a popularidade pode variar ao longo do tempo e em diferentes regiões.

Assim, você consegue acompanhar quais são os assuntos que as pessoas estão buscando na sua região, o que facilita na hora de planejar os seus conteúdos.

Alertas

O Google Alerts é uma ferramenta usada para o monitoramento de determinados assuntos. Ou seja, tem a função de verificar conteúdos relacionados a termos pré-definidos por você. Isso possibilita o acompanhamento dos assuntos que mais interessam o seu e-commerce, monitorando de modo simples e eficiente as novidades publicadas pelos concorrentes e o que falam da sua empresa.

Ao fazer uma conta no Google Alerts, você tem a opção de receber uma atualização diretamente na caixa de entrada do seu e-mail sempre que houver informações novas.

Como você pôde ver, o Google tem uma série de aplicações que vão muito além do mecanismo de busca. Mesmo que você não precise de todos esses serviços, com alguns deles é possível melhorar o desempenho do seu negócio e alcançar um sucesso maior. Além disso, você pode ficar atualizado sobre as novidades do seu segmento e até acompanhar seu concorrente!

E aí, gostou do nosso artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter, assim você receber todas as novidades na sua caixa de entrada!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário