Confira como será a participação da Tray no Fórum E-commerce Brasil 2019
Como aplicar Inbound Marketing em sua loja virtual

7 ferramentas de análise da concorrência para e-commerces

Publicado em: • Última Atualização:

Fazer a identificação e a análise da concorrência é um dos passos mais importantes durante um processo de planejamento de marketing digital. No e-commerce, essa estratégia é fundamental para uma empresa poder ter noção dos erros e acertos dos outros, e do que pode ser adaptado para o seu próprio negócio.

Enxergar ameaças e oportunidades nas principais práticas de seus concorrentes é uma forma de desenvolver o seu e-commerce. Há algum tempo essa análise passou do uso apenas de competição de mercado para uma forma de aperfeiçoamento e aprendizado.

Neste post, vamos mostrar 7 ferramentas para fazer uma análise da concorrência para e-commerce. Confira!

1. SimilarWeb

Similar Web é uma ferramenta capaz de proporcionar inúmeras informações importantes sobre os concorrentes do seu e-commerce. Por meio dela você consegue adquirir dados sobre métricas de tráfego e engagement, como número de páginas visitadas, tempo em que o usuário ficou acessando o site, número de visitas e, principalmente, a origem desse tráfego.

Essa ferramenta possibilita que a empresa perceba o desempenho em relação a outros e-commerces e as estratégias de aquisição de tráfego que eles utilizam. Além disso a Similar Web consegue passar informações para o seu negócio que ajudem durante campanhas de SEO (Search Engine Optimization) ao indicar palavras-chave pagas, orgânicas e em tendência de concorrentes.

A ferramenta também oferece diversos relatórios na sua versão gratuita. Eles te ajudam a entender como seus concorrentes fazem para conquistar mais clientes e desenvolvem estratégias eficientes de geração de audiência para o próprio negócio.

2. SEMrush

Apesar de ser uma excelente ferramenta para fazer a análise de concorrentes, a SEMrush disponibiliza menos relatórios com dados em relação a SimilarWeb. A SEMrush possibilita que o seu negócio saiba quais são as palavras-chave mais utilizadas pela concorrência, que têm o melhor desempenho e podem auxiliar na criação de novas estratégias de conteúdos.

Essa ferramenta é capaz de criar um PDF com relatório completo sobre as campanhas em andamento dos concorrentes do seu negócio. Com essa informação, você é capaz de fazer a duplicação das ações de mais sucesso da concorrência. Isso permite que o seu negócio não perca tempo criando campanhas desde sua origem, apenas ajuste para uma melhor otimização.

3. Spyfu

Spyfu é uma das melhores ferramentas para monitorar as palavras-chave orgânicas e pagas da concorrência. Atualmente, ela é considerada a opção perfeita para profissionais iniciantes em campanhas PPC (pagamentos por clique), já que suas funcionalidades são práticas, simples e fáceis de manusear.

A ferramenta disponibiliza muito mais do que simples estatísticas, ela proporciona dados detalhados e bastante elaborados sobre outros negócios. Essa funcionalidade é muito importante para que o seu e-commerce possa analisar detalhadamente as principais estratégias relacionadas às palavras-chave utilizados nos processos de otimização na internet.

4. Ahrefs

Ahrefs é fundamental para realizar o monitoramento dos backlinks da concorrência. A ferramenta está ganhando cada vez mais adeptos, conquistando o mercado e transformando a vida profissional de muitas pessoas que trabalham com SEO em seus negócios. Ela tem uma inteligência analítica responsável por grandes feitos nesse segmento, como a disponibilidade de um grande número de dados.

A Ahrefs consegue disponibilizar diversos gráficos sobre backlinks para o seu negócio, fazendo com que você consiga entender cada vez mais as principais estratégias dos seus concorrentes. O diferencial da ferramenta é a capacidade de informar se há links em diversas páginas do domínio, se o link está em um texto, imagem, frame ou formulário, entre outros.

5. Mention

Essa ferramenta é excelente para realizar a análise de concorrência nas mídias sociais. Como o próprio nome já indica, a Mention consegue rastrear informações sobre menções às diferentes marcas analisadas. Além disso, ela proporciona dados referentes à frequência com que os seus concorrentes são mencionados nas redes sociais.

Em um mundo praticamente dominado pelas plataformas digitais, é fundamental que as empresas façam um acompanhamento dessas mídias sociais. Essas ferramentas conseguem fazer com que um negócio se desenvolva a cada dia, caso seja feito um bom trabalho com elas.

6. Alexa

Alexa é uma ferramenta administrada pela Amazon, multinacional de comércio eletrônico dos Estados Unidos. Ela torna possível que um empreendedor possa saber todos os detalhes sobre o atual momento de um mercado em que está querendo se inserir. O recurso é capaz de disponibilizar insights analíticos que fazem comparações e otimizações de negócios na internet.

Em um negócio digital, é essencial que a sua empresa saiba utilizar a mesma linguagem do seu público-alvo. A Alexa é muito útil para se certificar que o seu negócio está fazendo isso. A ferramenta também tem algumas funcionalidades para trabalhar com benchmarketing, tempo em que os usuários ficam acessados ao site, quantidade de visualizações e taxa de rejeição.

7. What Runs Where

As propagandas na internet são ótimas estratégias para fazer a prospecção de leads e novos clientes. Por isso, é essencial que as empresas façam o monitoramento dessas informações. A What Runs Where possibilita que um negócio possa saber todas as informações sobre anúncios pagos que os seus concorrentes estão investindo no momento.

Essa ferramenta é muito útil para fazer esse acompanhamento, principalmente de anúncios feitos nas redes sociais. Ela é capaz de saber o tipo de anúncio, os locais em que estão sendo feitas e se ele é eficiente. Caso a resposta seja positiva, a What Runs Where informa se vale a pena replicá-los. O dashboard dela é muito completo e muito fácil de ser utilizado.

Realizar a análise da concorrência é uma das principais estratégias para um e-commerce de sucesso. É preciso pesquisar todas as informações e detalhes para saber os pontos fortes e fracos dos negócios concorrentes.

Utilize essas ferramentas para conseguir fazer o monitoramento dos backlinks, analisar as principais ações das outras empresas nas redes sociais, conseguir informações sobre as menções de diversas marcas e monitorar as palavras-chave pagas e orgânicas.

E aí, o conteúdo desse post foi útil para você? Conseguiu aumentar o seu conhecimento sobre as ferramentas para fazer a análise da concorrência? Então, não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 ferramentas de análise da concorrência para e-commerces
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.