Lista de desejos no e-commerce: entenda como usá-la para aumentar as vendas
4 técnicas essenciais de Growth Hacking para você usar no seu e-commerce

Featured Snippet: entenda sua importância e como conquistá-lo

Publicado em: • Última Atualização:

Há pouco tempo, o intuito de qualquer empresa que produz conteúdo como parte de sua estratégia de marketing era alcançar a primeira posição no resultado de pesquisas das palavras-chaves de interesse. No entanto, as soluções para alcançar sucesso com técnicas de SEO se modificaram.

O intuito da ferramenta de busca é fornecer ao usuário uma boa experiência, que facilite sua pesquisa ao querer encontrar informações. E quem seleciona a melhor resposta é o próprio Google.

Agora, além de ter bom ranqueamento nos resultados, o propósito é conquistar os featured snippets, ou seja, a posição zero do Google.

Quer saber mais sobre os featured snippets? Acompanhe nosso artigo e conheça as principais informações sobre essa técnica. Boa leitura!

O que são os featured snippets e para que eles servem?

O featured snippet é um resultado destacado dos demais em uma página de busca. Consiste basicamente em uma “caixa de conteúdo” que aparece automaticamente ao realizar uma consulta na ferramenta de busca.

Como dito, trata-se de um novo recurso do Google que tem sido chamado de posição zero, pois aparece acima da posição número um do resultado de busca. Além do resumo, extraído de uma página web, geralmente, o snippet tem um formato diferenciado, em fonte de tamanho maior e acompanhado de imagem.

Esse mecanismo serve para posicionar as melhores respostas para o usuário sobre uma pergunta, sendo desnecessário o acesso ao site para fazer a leitura. Além de facilitar a leitura e o entendimento do usuário, já que apresentam, em evidência, um resumo direto, com breves palavras e de forma organizada.

Embora não haja fórmula pronta para mostrar as caixas de respostas, o Google leva em consideração alguns fatores: autoridade do site; estrutura e qualidade do conteúdo; e conteúdo otimizado para esse atributo e entidade.

Como os snippets funcionam?

Em geral, as pessoas utilizam o Google em busca de respostas. Elas querem entender, sobretudo, o que é ou como fazer alguma coisa.

Ao compreender essa tendência, o buscador se adaptou ao comportamento dos usuários e desenvolveu uma maneira de resolver esses questionamentos rapidamente: por meio das caixas de respostas — ou featured snippets.

Dessa forma, quando um usuário faz uma pesquisa, o Google busca um fragmento publicado na internet que exibe justamente a informação que ele procura. Muitas vezes, com a resposta recebida, ele nem precisa visitar o site em que ela se encontra.

Existem alguns exemplos de snippets que são mais frequentes e aparecem de formas diferentes, de acordo com o tipo de busca. Saiba mais abaixo!

Parágrafo

Correspondem à maioria dos snippets, é um tipo de resumo na introdução que apresenta um trecho do conteúdo na íntegra, em formato de parágrafo, respondendo claramente à pergunta feita ao Google e contendo a palavra-chave.

Aliado ao tipo de resumo da introdução, outro modelo bastante comum que pode ser encontrado é com a pergunta no H2 ou H3, e no parágrafo seguinte a resposta para tal.

 Listas

Nesse tipo, é apresentado o resultado em forma de lista. É comum aparecer em receitas, rankings, passo a passo, entre outros. As principais formas de apresentar são com lista enumerada, bullet points ou com cada um dos H3 do texto.

 Tabelas

Por último, temos as tabelas, que servem para comparações de produtos ou de preços, horários de cinema, entre outros. Embora sejam menos comuns, não deixam de ser importantes.

 Qual a importância dos featured snippets?

Como o Featured Snippet aparece no auge da página de resultados, ele acaba chamando a atenção da pessoa que realiza a pesquisa. Trata-se de uma área de exposição fundamental para um site e seu conteúdo. Muitas vezes, o conteúdo apresentado também é utilizado como resposta automática em busca por voz.

Quando um trecho do texto de um site aparece nos snippets, a página tem uma chance muito maior de ganhar mais CTR (taxa de cliques), o que faz o buscador entender que é relevante.

A consequência é que isso ajuda a ganhar posições melhores, fazendo você “roubar” os cliques que iriam para o primeiro colocado, alterando o tráfego dos resultados orgânicos.

Além disso, a posição zero do Google garante diversas vantagens. Primeiramente, seu conteúdo começa a ser notado como referência, pois entende-se que ele fornece a melhor resposta possível à dúvida. Essa evidência também pode estimular muitos cliques, mais visibilidade e até mesmo mais vendas.

Como conquistar a posição zero no Google?

Diferentemente do que muitos acreditam, não é necessário estar em primeiro lugar para ocupar o snippet do Google. Pelo contrário, algumas pesquisas identificam sites presentes na oitava posição da página do buscador.

Também não existe uma fórmula exata para tal posição, já que o Google nunca divulgou os critérios de escolha de forma objetiva. Porém, quem tem experiência em SEO sabe que algumas práticas podem ajudar a conseguir a posição zero. Trabalhar com conteúdos de qualidade, que ofereçam respostas claras sobre determinadas perguntas, certamente, é uma grande ajuda.

É importante destacar que uma das principais formas de conseguir chegar à posição zero do Google é criar estratégias e pensar como um consumidor, não como o dono do site. Colocar-se no lugar do usuário e descobrir quais são as suas dúvidas e seus interesses permite que os resultados de busca sejam melhores.

A seguir, confira algumas dicas de como conquistar o featured snippet:

  • identifique no seu texto as perguntas específicas;
  • crie respostas em parágrafos curtos;
  • use o Google para encontrar oportunidades para ranquear snippets;
  • verifique a possibilidade de criar listas ou tabelas;
  • adote as palavras-chave “long tail”, ou seja, de cauda longa;
  • utilize o SEMrush para encontrar snippets da concorrência;
  • encontre ideias de conteúdo no “answer the public”.

Como featured snippet pode ajudar no e-commerce?

Como já descrevemos neste artigo, o featured snippet está muito mais relacionado ao conteúdo. Logo, não haverá impacto em sua loja virtual. Certo? Errado!

Uma loja virtual é mais relevante para o Google quando está atrelado a um blog com um excelente conteúdo. Desta forma, você pode potencializar suas vendas através do inbound marketing,

Imagine que você tem uma loja de cosméticos e lança um conteúdo no blog com uma lista dos lançamentos de make mais incríveis de 2020. Com seu bom conteúdo e a relevância da palavra-chave, sua lista vai parar na posição zero do Google (featured snippet).

Neste caso, todos os produtos da lista estão disponíveis em sua loja e os links estão no conteúdo. Pronto, vendas garantidas! Aumento de relevância para o blog e também para a loja virtual.

Agora, imagine um grande tráfego orgânico em sua loja… Conteúdo é um investimento a longo prazo que vale a pena!

Por fim, para manter o destaque de sua página, não basta estar em primeiro lugar no Google, é indispensável conquistar um espaço na posição zero. Conseguir esse status pode ser uma excelente oportunidade para obter mais autoridade e arrastar cliques para o seu site.

Portanto, se você deseja que o site apareça no featured snippet, é necessário criar respostas completas e detalhadas para as possíveis perguntas do seu público-alvo. Otimizando seu conteúdo, você vai superar a maior parte dos seus concorrentes, aparecendo, assim, na posição zero.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook, assim você fica por dentro de várias informações sobre e-commerce. Vamos lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Featured Snippet: entenda sua importância e como conquistá-lo
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *