Qual a importância de construir uma loja virtual personalizada?
7 dicas para não errar na escolha da plataforma para e-commerce

Saiba como conquistar clientes no Facebook e alavancar suas vendas

Publicado em: • Última Atualização:

Esqueça futebol ou carnaval. Se tem uma coisa de que brasileiro gosta mesmo é de internet. Sabia que hoje gastamos mais tempo com a web do que com a TV ou com o rádio? E já que gostamos tanto assim da rede, nada melhor para um dono de e-commerce que saber como conquistar clientes naquele que é um dos endereços mais visitados pelos brasileiros: o Facebook. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira este post especial que escrevemos para você!

Aposte na interação

Já tendo ultrapassado os 450 mil e-commerces, a internet brasileira se tornou um campo bastante fértil para quem deseja realizar vendas on-line. Mas não basta apenas colocar uma página no ar, fazer uma ou outra promoção e esperar as vendas caírem do céu. É preciso interagir com o público. Segundo um estudo publicado pela Psychology Today, a interação pelas redes sociais reforça a empatia, que pode ser levada para o mundo real, melhorando a percepção que as pessoas têm em relação a uma marca.

Busque o movimento

Se os posts com imagens já aumentam significativamente o engajamento do público, imagine o que pode acontecer se essas imagens estiverem em movimento? Ao usar vídeos e GIFs em suas postagens no Facebook, é possível notar um bom aumento no número de impressões sobre elas, reduzindo bastante o custo por clique no caso de post patrocinado. Em outras palavras: além de serem capazes de chamar a atenção do público, os vídeos e GIFs também conseguem otimizar o seu retorno com ações marketing digital.

Use calls to action

Você já percebeu que algumas atualizações dos seus amigos demoram mais para aparecer na sua timeline e que alguns posts de fan pages que você curte não dão as caras no seu Facebook há algum tempo? Pois isso é culpa do EdgeRank, o algoritmo que o Mark Zuckerberg usa para entender o que deve ou não ser mostrado para você. Acontece assim: como a maioria das pessoas tem muitos amigos e seguem muitas páginas que publicam material o dia todo na rede, o que o EdgeRank faz é escolher o que pode ser mais interessante para você. Desse jeito, o usuário não fica perdido no meio de tanta informação.

Aí, para que seus seguidores e os amigos deles vejam o que você postou na fan page da sua empresa, nada melhor que incluir uma chamada para a ação (call to actiontempos-de-crise-invista) em cada post — seja para clicar em determinado link ou pedindo para que compartilhe certo material. Fazendo isso você aumenta as chances de mais pessoas verem o que seu negócio tem publicado nas redes sociais.

Saiba com quem fala

Você sabe exatamente qual é o tipo de público que tem seguido sua empresa nas redes sociais? Pois com a ferramenta de informações de público do Facebook é possível ver o perfil demográfico da sua audiência, entender quais são seus interesses, qual é seu estilo de vida e até como é seu comportamento de compra. Assim é possível ir muito além da já batida dupla sexo + idade.

Acompanhe os concorrentes

Quer saber se você está com um desempenho melhor ou pior que o de seus concorrentes mais próximos? Então vá até a aba de informações da sua fan page, depois clique em páginas para acompanhar e em adicionar páginas. Assim você conseguirá monitorar alguns resultados de cada concorrente da sua marca — como envolvimento do público e posts por dia.

Crie campanhas arrasadoras

Até agora demos várias dicas para quem quer usar o Facebook sem gastar com posts patrocinados na rede. No entanto, é praticamente impossível (ou pelo menos inviável) continuar fazendo sucesso e vendendo na web sem investir pelo menos um pouco com marketing nesse meio. De olho nisso, separamos por aqui 5 dicas para você criar campanhas realmente arrasadoras no Facebook Ads e não jogar dinheiro fora com elas. Veja:

Defina o público por afinidade e não só sexo e idade

Como falamos agora há pouco, com a ferramenta de informações de público do Facebook é possível saber muito mais que apenas sexo e idade de quem segue sua marca. Por isso, antes de criar uma campanha, é mais que válido conferir quais são as afinidades de cada tipo de público que acompanha sua empresa na internet.

Invista em quem mora e trabalha perto de você

Tem uma loja física além da virtual? Consegue dar desconto para quem mora na mesma cidade que sua empresa? Então crie campanhas direcionadas para quem mora mais perto do seu negócio, escolhendo exatamente essa opção no gerenciador de anúncios do Facebook.

Separe o investimento mobile do investimento para desktop

Já explicamos por aqui por que as vendas por aparelhos mobile têm aumentado cada vez mais no Brasil. No entanto, muita ainda gente divide a verba dos anúncios para Facebook entre os usuários de desktop e de mobile na hora de criar as ações de marketing, o que acaba limitando um pouco os resultados dos posts. Para não encarar esse problema, crie campanhas direcionadas especificamente para mobile e outras para desktop, inclusive com design diferente. O Canvas, por exemplo, é um modelo de anúncio para Facebook que tende a dar muito resultado e só funciona em smartphones e tablets.

Anuncie para quem está focado na campanha

Muita gente costuma ficar de olho no celular enquanto vai para o trabalho, para a faculdade ou a academia. Se sua publicidade aparece para esse público, terá que dividir o foco com vários concorrentes e tipos de interrupção diferentes. Para evitar isso, dependendo do seu modelo de negócio, uma boa saída é habilitar a opção para que aquela publicidade só apareça quando o usuário estiver conectado a alguma rede wi-fi, aumentando assim as chances de ele já ter chegado em casa ou ao menos no trabalho.

Faça testes, teste e mais testes

Fez tudo isso e deu certo? Então faça de maneira diferente para melhorar ainda mais os resultados! Fez tudo isso e deu errado? Então experimente novas formas de dar andamento a suas ações. O que importa é, independentemente do resultado, saber que sempre é possível melhorar aquilo que você já tem. Portanto, não deixe nunca de realizar testes com seus posts no Facebook.

Pronto. Agora você já sabe como conquistar clientes no Facebook. E como existem várias formas de fazer isso, nada melhor que experimentar cada uma delas (ou todas) em suas próximas ações, não é mesmo? Ah, e já que falamos de Facebook e call to action, que tal curtir nossa fan page e ficar por dentro de várias outra dicas e novidades?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como conquistar clientes no Facebook e alavancar suas vendas
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.