Facebook Insights: entenda como funciona esse recurso de mensuração

As mídias sociais são ferramentas poderosas para conectar a sua empresa ou marca ao público. No entanto, postar sem entender a sua audiência […]

As mídias sociais são ferramentas poderosas para conectar a sua empresa ou marca ao público. No entanto, postar sem entender a sua audiência ou que tipo de conteúdo é relevante é como dirigir no escuro sem faróis: desnecessário e absolutamente perigoso. Felizmente, o Facebook tem uma ferramenta de análise poderosa e gratuita: o Facebook Insights — que permite medir facilmente o desempenho da página da sua empresa.

Não importa quais são os seus objetivos no Facebook — desenvolver o reconhecimento da marca, se comunicar com os clientes ou fazer com que os seguidores tomem uma ação —: as análises do Facebook ajudarão você a entender quem é seu público mais envolvido e como essas pessoas estão interagindo com sua página.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

A importância do Facebook Insights

Com mais de 1,4 bilhão de usuários diários ativos, o Facebook é uma plataforma com alcance incrível. Graças a várias grandes mudanças em seu algoritmo, o Facebook prioriza o conteúdo de familiares e amigos. Isso significa que está mais difícil do que nunca atrair a atenção do seu público-alvo na plataforma.

É aí que entra o Facebook Insights. As métricas da sua página do Facebook fornece as informações necessárias para garantir que você coloque o conteúdo ideal na frente do público certo. Ele ajuda você a trabalhar com o algoritmo do Facebook, em vez de apenas postar conteúdos e esperar que alguém os veja.

Para explorar cada uma das áreas de análise do Facebook, reunimos informações que vão ajudar você a entender como e por que cada métrica é importante para a sua estratégia geral de mídia social.

Como usar a ferramenta

Para começar, acesse a página da sua marca e clique na aba “Informações“. Nessa tela, você encontrará vários dados divididos em seções. Veja as principais a seguir.

Visão geral

A “Visão geral” fornece dados sobre tudo o que aconteceu na sua página na última semana. Especificamente, ele rastreia três medidas importantes:

  1. curtidas da página — quantas pessoas curtiram sua página;
  2. alcance da postagem — quantas pessoas viram todo o conteúdo que você postou;
  3. engajamento — quantas pessoas gostaram, compartilharam ou comentaram as suas postagens.

Dica: se o seu objetivo de mídia social é aumentar o número de seguidores o mais rápido possível, você pode analisar como a página e as curtidas mudaram em determinado período. Se você identificar um padrão ou quiser aprender mais, pode se aprofundar em outras seções.

Curtidas da página

Essa seção da sua página do Insights detalha o número total de curtidas que a sua página recebeu. Aqui é um ótimo lugar para monitorar o crescimento geral de seus seguidores e entender a origem desses likes, seja em postagens orgânicas na sua página, seja uma campanha de anúncios no Facebook.

Você pode restringir seu foco a períodos específicos, o que pode ajudar a isolar os efeitos de uma campanha publicitária ou de uma série de postagens.

Alcance da postagem

Essa seção fornece uma visão geral de quantas pessoas viram o conteúdo da sua página e como elas interagiram com ele. Essas informações são divididas em quatro métricas principais:

  1. alcance da postagem — o número total de pessoas que receberam uma postagem específica. Essa seção também é dividida em alcance orgânico e pago;
  2. curtidas, comentários e ações — quanto engajamento positivo a sua página obteve. Quanto maior for esse número, mais pessoas verão suas postagens no futuro;
  3. ocultar, denunciar como spam e não gostar — quantas pessoas se envolveram negativamente com sua página. Altos níveis de envolvimento negativo reduzem o alcance das suas postagens;
  4. alcance total — o número total de pessoas que viram qualquer tipo de atividade na sua página.

Dica: se houver um pico de atividade, você pode clicar ou arrastar para selecionar a seção do gráfico e descobrir quais postagens estavam ativas durante esse período. Isso ajuda a descobrir qual tipo de conteúdo é mais popular para o seu público e quais tipos de postagens podem prejudicar o seu desempenho.

Publicações

Você encontra nessa seção uma variedade poderosa de métricas que permitem identificar o tipo de conteúdo mais aceito pelo seu público. Ela está dividida em três métricas:

  1. quando seus fãs estão online — quando as pessoas que gostam da sua página estão no Facebook visualizando conteúdo;
  2. tipo de postagem — o quão bem-sucedidos foram diferentes tipos de postagem com base no alcance médio e no envolvimento do público;
  3. principais publicações das páginas que você acompanha — estatísticas de envolvimento das postagens dessas páginas.

Seus usuários amam links para artigos e dicas? Fotos chamativas? Vídeos ou promoções? Esse conhecimento pode ajudar você a obter mais curtidas e a criar ótimos anúncios no Facebook. Também é possível saber qual é o melhor dia e horário para postar. Entregar o conteúdo certo no momento certo é uma das melhores maneiras de obter mais curtidas no Facebook.

Pessoas

Aqui você conhece melhor o seu público-alvo pela análise de três métricas diferentes:

  1. seus fãs — quem está curtindo sua página com estatísticas como sexo, idade, local e idioma;
  2. pessoas atingidas — estatísticas das pessoas para quem o Facebook exibiu sua página;
  3. pessoas envolvidas — aquelas que interagiram positivamente com a sua página, curtindo, comentando ou compartilhando as postagens.

Depois de conhecer quem é o seu público mais engajado, você pode decidir que tipo de conteúdo criar ou aumentar a produção para públicos específicos. Esse é o primeiro passo para criar uma estratégia abrangente de marketing no Facebook e executar uma campanha publicitária.

Dicas para fazer a análise do Facebook

Depois de entender bem os dados fornecidos pelas análises da sua página do Facebook, estas dicas ajudarão você a aproveitar ainda mais o Facebook Insights.

  • Volte sempre: a página de análise é atualizada constantemente, portanto, você deve prestar atenção nos padrões ao longo do tempo.
  • Faça o download do aplicativo gratuito: Gerenciador de páginas do Facebook permite que você atenda às necessidades do seu público e acompanhe tudo o que está acontecendo na sua página.
  • Atualize informações relevantes: verifique se as pessoas podem entrar em contato com o seu negócio, garantindo que o site, o número de telefone, os horários de atendimento e todas as informações importantes estejam atualizadas.
  • Programe suas postagens: é sempre bom deixar algumas postagens programadas para não correr o risco de ficar sem conteúdo. Além disso, há a possibilidade de definir o melhor horário para as suas publicações.

Quando faz marketing digital sem analisar suas métricas, você está dependendo apenas da sorte para ter resultados. A consequência disso é um ROI cada vez mais baixo nas suas campanhas.

O objetivo geral do Facebook Insights é permitir que você ajuste seu conteúdo com o seu público-alvo. Não perca tempo (e dinheiro) com tentativas e erros: analise diariamente suas métricas para tomar decisões acertadas e otimizar suas estratégias de marketing.

Agora que você aprendeu a analisar o tráfego da sua página, entenda o passo a passo para começar a sua estratégia de vendas com anúncios no Facebook e Instagram!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário