Dia do cliente 2021: O que esperar da data neste ano

Pesquisa realizada pela Opinion Box, mostra intenção de compra do consumidor e preferência pelo e-commerce. Confira também, quais produtos seu cliente pretende […]

Pesquisa realizada pela Opinion Box, mostra intenção de compra do consumidor e preferência pelo e-commerce. Confira também, quais produtos seu cliente pretende comprar.

 

 

Comemorado em 15 de setembro, o dia do cliente é uma data que promete movimentar o comércio varejista. Portanto, se preparar antecipadamente para essas datas comemorativas é muito importante, já que costumam ser ótimas para as vendas.

Intenção de compra para a data

O dia já é visto como uma oportunidade de compra para os clientes. Dessa forma, uma pesquisa realizada pela Opinion Box, mostra que cerca de 47% dos consumidores pretendem aproveitar a data para comprar algo que necessitam.

Preferência pelo e-commerce

Mais da metade dos entrevistados, afirmam que pretendem comprar através de e-commerces ou aplicativos. Uma grande oportunidade para movimentar o comércio eletrônico que  segue em alta ultimamente.

Preço como fator decisivo para o comprador

O consumidor está em busca de promoções. Mais de 70% das pessoas entrevistadas afirmam que querem adquirir itens com o menor preço. Por outro lado, a forma de pagamento preferida não será à vista. Pelo menos 56% afirmam que devem parcelar suas compras no cartão de crédito.

Produtos preferidos no dia do cliente

Três segmentos serão destaques de vendas nesta data, segundo a pesquisa. Podemos esperar um aumento na busca dos produtos como: eletrônicos com 42%, eletrodomésticos e eletroportáteis com 40% e Moda e Acessórios com 38%.

Origem da data

A data foi oficializada em 2003 no estado do Rio Grande do Sul. No entanto, esse dia especial, que visa homenagear o cliente, já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios, atualmente.

Por que existe o dia do cliente? 

Com a intenção de estreitar a relação entre comércio e consumidores, a data foi criada como uma forma de agradecer o cliente pela sua fidelidade à marca. Por outro lado, ela também é uma grande oportunidade para geração de novos negócios.

Como comemorar esse dia especial?

O dia é propício para oferecer aos seus clientes alguns mimos, sendo eles: distribuição de brindes ou realização de sorteios, por exemplo. Seu cliente precisa saber que é especial e que tudo foi planejado com muito carinho para eles.

No entanto, não podemos esquecer que a data também é uma grande oportunidade de movimentar as vendas do dia. Ou seja, é importante oferecer descontos ou condições especiais para os clientes ou até mesmo promoções de produtos específicos, aqueles com pouca saída, por exemplo.

Em conclusão, podemos ver que algumas datas comemorativas são extremamente importantes para nosso e-commerce. E para aproveitar ao máximo essas oportunidades de vendas é essencial planejar suas estratégias com muita antecedência.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário