Fornecedores de lojas virtuais: 3 dicas para achar produtos lucrativos
O que há por trás da entrega dos produtos de uma loja virtual?

Como escolher a melhor transportadora para e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

Saber escolher a transportadora correta seu e-commerce é fundamental para que você obtenha sucesso e alcance a excelência em seus negócios. Esse processo de escolha exige muita cautela, caso contrário você poderá ter sérios problemas na sua etapa de entrega de mercadorias.

O transporte e entrega de produtos são peças-chave para a logística e, suas operações afetam desde a cadeia de suprimentos até a precificação de produtos, mesmo que a venda não seja direta para o consumidor final. Por isso, muita atenção!

Para auxiliá-lo nessa questão, seguem algumas dicas que devem ser analisadas ao escolher a transportadora ideal para o seu e-commerce. Acompanhe e aproveite todas as informações!

Verifique as condições do negócio

Na hora de escolher a transportadora para e-commerce, muitas empresas concentram-se somente no preço e isso, é um equívoco que pode trazer sérios problemas para o negócio.

Embora o custo de cada opção seja relevante, outros fatores também devem ser considerados:

  • O perfil do seu cliente: certifique-se sobre qual tipo de produto ele mais procura na sua empresa;
  • Se os seus produtos são específicos: nesse caso, os itens podem necessitar de transporte adequados a eles;
  • Se os seus concorrentes cobram frete da sua clientela: essa pesquisa norteia a criação do seu sistema de distribuição e também na precificação do seu produto.

Após verificar a sua demanda ficará mais fácil perceber se a transportadora atenderá às suas expectativas. Também reflita se você sabe exatamente o que esperar de uma transportadora. Com essas informações, a análise de cotações será um processo mais eficiente.

Analise as condições de serviço da transportadora

Conhecer a transportadora a ser contratada é fundamental para garantir a qualidade dos seus serviços. Por isso, prefira aquelas que prezam pelo compromisso com o prazo, qualidade e segurança na entrega.

Assim, certifique-se das reais condições dos serviços prestados por elas e alguns outros fatores:

Taxas incidentes

É fundamental saber se essas taxas afetarão a competitividade dos preços do seu e-commerce e o desenvolvimento financeiro da empresa. As taxas adicionais variam de acordo com cada transportadora. Portanto, tire todas as suas dúvidas em relação a valores extras para saber exatamente quais são as despesas e os custos.

Serviços especializados

Se a sua demanda atender nichos específicos, há a necessidade de um transporte especial, então certifique-se de que essa transportadora tem estrutura para atender a sua empresa nesse quesito.

Tipos de prazo

Verifique como a empresa trabalha em épocas sazonais, pois casos atípicos dependem de um bom funcionamento no processo de entrega para que toda a cadeia de suprimentos não seja prejudicada.

Estrutura da frota

Analise a quantidade de veículos disponíveis, o estado de conservação, o modelo e o ano de fabricação. Considere que veículos antigos necessitam de mais manutenção devido a falhas mecânicas, o que prejudica a segurança de todo o sistema.

Escolher a transportadora para o seu e-commerce ficará mais fácil ao analisar cada um desses quesitos. Plataformas tecnológicas também podem auxiliar muito nesse processo, uma vez que o sistema é integrado a várias transportadoras, o que traz agilidade e precisão na escolha.

Tecnologia

Dê preferência para empresas que investem em tecnologia, tenha operações modernas e controle de processos. Isso garante menor risco de erros e redução de custos.

Optar por empresas que disponibilizam tecnologia de rastreamento de pedidos é essencial no mundo digital, pois qualquer problema será identificado com agilidade e, principalmente, para que os clientes sejam notificados sobre imprevistos na entrega.

Visite o transportador se possível

É importante não confiar totalmente em materiais de marketing, no site da empresa ou até nos discurso dos vendedores. Tente ir até o local e faça questão de acompanhar a montagem de uma carga, valide os processos internos envolvidos, cheque a limpeza, disciplina e o cuidado de todos no manuseio da carga.

Verifique a área de atuação da transportadora

A grande maioria das transportadoras não consegue atender a toda extensão do país, como por exemplo, fazem os Correios, por isso para conseguir fazer as suas entregas pode ser necessário contratar mais de uma transportadora, especialista em cada região.

Não existe uma regra de quantas transportadoras deve-se contratar, mas sempre é preciso considerar os custos logísticos e as vantagens que cada forma de trabalho irá oferecer.

Diversificar operadores especializados em determinadas regiões ou até em determinados perfis de carga pode ser um grande diferencial.

É fundamental conhecer muito bem as suas necessidades para depois buscar um fornecedor. Lembrando que de nada adianta ter um bom fornecedor, uma operação logística estruturada se a sua empresa não fizer vendas, então invista também nas demais áreas de seu negócio.

Negocie melhores contratos com as transportadoras

Depois de levantar as suas principais demandas com o frete é hora de iniciar uma negociação de preços com as transportadoras. Mas antes disso o gestor precisa responder a uma questão: qual o perfil de carga de sua loja?

Para responder à esta questão é necessário conhecer profundamente a sua operação e obter as informações mais relevantes para elaboração de uma tabela de frete, sendo algumas delas: volumetria de produtos, peso médio, origem da carga (pontos de coleta) e cubagem dos produtos, ou seja, produtos leves, mas de grande volume ou produtos pesados e menos volumosos.

Sem essas informações a empresa de transporte pode optar por uma margem maior para garantir seu lucro, resumindo, frete mais caro.

Também é fundamental planejar em quais locais a sua empresa precisa ter preços mais competitivos. Assim, eles poderão oferecer tabelas com descontos maiores nas regiões que você necessita.

Negociar com mais de uma transportadora, três ou mais, pode ajudar a identificar qual oferece a melhor relação custo-benefício e, o principal, aumenta o seu poder de barganha para conseguir preços mais competitivos de frete.

O gerenciamento de frete eficiente proporciona muitas vantagens para uma empresa. Dentre elas podemos destacar entregas mais eficientes, análise das informações de forma mais assertiva, maior controle dos processos, além do controle financeiro. Tenha em mente que um bom gestor deve aproveitar todas essas oportunidades para garantir o sucesso de sua empresa.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como escolher a melhor transportadora para e-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.