5 erros comuns de quem vende na internet

O cenário do e-commerce é muito promissor no Brasil, disso sabemos. Os dados comprovam que o aumento no número de marketplaces cresceu […]

O cenário do e-commerce é muito promissor no Brasil, disso sabemos. Os dados comprovam que o aumento no número de marketplaces cresceu muito rápido nos últimos anos, e o número aumentou ainda mais com a pandemia da COVID-19. Os dados não nos deixam mentir; muito menos entusiasmo do setor com tantas pessoas conhecendo e migrando suas lojas para o virtual.

Mesmo com o mercado online aquecido, é preciso estar atento. Alguns pontos podem definir o sucesso ou não de suas vendas na internet. Organizamos tudo nesse texto:

1- Cadastro e descrição incompleta de produtos

Pode parecer estranho e “mínimo“, mas quando o consumidor compra pela internet ele espera encontrar todos os detalhes dos produtos em questão: dimensão, ficha técnica completa, opções de cores etc.

É importante (e muito necessário!) que tudo seja descrito para evitar maiores problemas. Informações imprecisas ou incompletas podem gerar problemas judiciais.

2- Produtos com preço acima da média

Na internet a comparação de preços é inevitável.

Se nas lojas físicas a busca por comparação já é comum, nas vendas online tudo acontece em um clique. Abre uma nova aba e pronto. Resolvido. Sabemos que oferecer um produto barato atrai muito. Por isso, é importante sempre analisar e monitorar a concorrência.

3- Poucas opções de produtos

Um portfólio variado sempre é um detalhe importante para um comércio eletrônico.

Imagina só estar em uma loja que te ofereça diversas opções de produto? Quando o comprador encontra tudo que procura é possível que a chance de sucesso seja maior. Daí a importância também de um cadastro completo de produtos, como dito no item 1.

4-  Canal único de vendas

Vender em apenas um canal condiciona suas vendas e pode tornar seu público muito restrito Investir em sites e marketplaces de categorias específicas pode ajudar a ampliar o número de clientes.

5- Má reputação

Confiança é fundamental para qualquer tipo de venda. Quando online, mais ainda não é? O comprador precisa (e quer!) ter a certeza de que pode confiar na loja.

E isso diz respeito a todas as etapas de compras e vendas. Do início ao relacionamento pós venda, canal de atendimento ao consumidor.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário