ERP na gestão do e-commerce: 5 vantagens importantes

Quem trabalha vendendo através do e-commerce entende que o processo de vender é uma consequência de uma organização interna efetiva. Uma reputação […]

Quem trabalha vendendo através do e-commerce entende que o processo de vender é uma consequência de uma organização interna efetiva. Uma reputação online se constrói a partir de boas experiências do consumidor para com a sua loja, e isso só é possível quando o negócio está bem organizado na sua gestão. 

Mas, além da gestão, o empreendedor precisa se preocupar com uma série de questões, e, por isso, utilizar um sistema de gestão ERP é fundamental para que as vendas ocorram nos canais onde os seus produtos estão sendo anunciados de forma automatizada, descomplicando inclusive processos burocráticos, como emissão de notas, boletos e integrações logísticas. 

Entre as principais funcionalidades do ERP estão: 

  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Gestão de Vendas;
  • Integração com E-commerces;
  • Cadastro de Clientes e fornecedores;
  • Controle fiscal;

Uma gestão unificada por si só já é importante para manter a organização integrada e escalonar os negócios online, mas seguem algumas vantagens importantes que o negócio ganha ao utilizar um ERP online, confira: 

 

  • Processos organizados: Para o negócio manter suas vendas em canais variados, é preciso manter a organização de processos como as compras, cadastros, vendas, entrega, entre outras. Com um ERP integrado, é possível manter a organização de um sistema único e ainda contar com integrações aos marketplaces e parceiros logísticos. Desta forma, mesmo quando as vendas forem de clientes diferentes em canais diferentes, o sistema financeiro, emissor de notas e boletos permanece com a mesma informação e realiza esses processos de forma automatizada. Essa automatização também permite que o gestor tenha mais tempo para pensar no negócio de forma menos processual e mais estratégica.

 

  • Análise de resultados: Imagine só vender em múltiplos canais e precisar metrificar vendas, clientes, produtos mais vendidos e menos vendidos de forma manual. O ERP online já atualiza as informações e mantém o empreendedor informado com relatórios sobre as vendas, estoque, clientes, e outras informações.

 

 

  • Integrações: Uma vez que a comunicação entre os diferentes setores também fica mais efetiva, os problemas que podem surgir acabam sendo resolvidos com uma agilidade muito maior, gerando menos impasses com seus fornecedores ou clientes. 

 

 

  • Mobilidade: Com um ERP online e em nuvem é possível acessar o sistema em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Em tempos de trabalho remoto é importante a empresa não ficar presa a sistemas que podem ser utilizados somente em um local determinado. Com uma plataforma cloud computing (sistema em nuvem), o trabalho se torna possível em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel. A segurança também é maior porque a criptografia dos dados, e inclusive os backups são feitos automaticamente. 

 

 

  • Economia: Pagar mensalmente por um sistema de gestão que otimiza o seu trabalho é uma grande vantagem que cabe no orçamento de qualquer tamanho de negócio. A economia também se dá na otimização de equipe administrativa, já que os processos tornam-se mais automatizados e menor necessidade de mão de obra. 

 

Os benefícios da ferramenta também são interligados entre si, já que um ERP faz com que os setores da empresa fiquem sincronizados e auxiliem na gestão e no processo de vendas. o comportamento do consumidor tende a ser cada vez dinâmico e comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível. Invista em ferramentas que facilitem o trabalho e tornem a experiência do cliente sempre melhor. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário